As prefiguras bíblicas de Nossa Senhora – parte III

2º grupo: os três tipos da força e coragem da Santíssima Virgem

Maria (irmã de Moisés), Débora e Judite.

Todas elas foram guerreiras cheias de heroísmo e de espírito patriótico. Representam, em particular no hino que cada uma cantou, um aspecto da luta dos filhos de Deus.

Seus cânticos fazem lembrar o Magnificat, brado de triunfo da humildade e da fé de Nossa Senhora.

Significado dos Cânticos:

Maria: a voz que canta a libertação (séc. XVI a.C.);

Débora: inspiração que conduz à vitória (1285 a.C.);

Judite: mão que fere e prostra o inimigo (séc. VI a.C.).

IV – Maria, irmã de Moisés:(8) primeira mulher bíblica com o nome de Maria

É a primeira mulher bíblica que aparece com o nome de Maria, o qual, no decorrer dos tempos, tantas virgens se ufanariam de o possuir.

O povo eleito, libertado por Moisés, atravessou o Mar Vermelho. À frente de todas as mulheres, Maria cantou o maravilhoso cântico de seu irmão: “Cantemos o Senhor, que é gloriosamente escoltado”.

A Santíssima Virgem também atravessou o “mar vermelho”. Um “mar” tinto com o sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, que da terra de escravidão do pecado conduz à terra da beatitude e do perdão.

Também a Santíssima Virgem entoou um hino que os católicos repetem pelos séculos, sempre com entusiasmo: Magnificat anima mea Dominum… (“Minha alma glorifica o Senhor”).

V – Débora:(9) “Minha alma esmaga com o pé os poderosos”.

 

Débora: profetizou a Barac, comandante do exército dos israelitas, que derrotaria o chefe do exército do rei de Canaã
Débora: profetizou a Barac, comandante do exército dos israelitas, que derrotaria o chefe do exército do rei de Canaã

Débora é uma mulher extraordinária do primeiro período da época dos Juízes. Ela nos é apresentada pela Sagrada Escritura como profetiza, juíza do povo, libertadora de Israel e poetiza.

Profetizou a Barac, comandante do exército dos israelitas, que o Senhor entregaria em suas mãos o chefe do exército do rei de Canaã, opressor dos hebreus durante 20 anos, juntamente com seus carros de guerra. Como Barac se recusou a ir sem ela ao combate, Débora lhe disse: “Está bem, eu irei contigo, mas desta vez não te será atribuída a vitória, porque Sísara [nome do general inimigo] será entregue nas mãos duma mulher”.

Levantou-se, pois, Débora e partiu com Barac. Apesar da fraqueza e da timidez de seu sexo, Débora — juntamente com Jael — foi o instrumento de que Deus se serviu para assegurar o triunfo dos israelitas. O nome de Débora permaneceu sempre relacionado a esta gloriosa vitória de Israel sobre Sísara, seu inimigo.

Débora foi também “juíza do povo”. Todo tipo de demanda era-lhe apresentado, pois naquela época não havia ainda tribunais para aplicar a justiça. Débora a tudo dava solução por seu espírito de profecia, aprimorado sentido de justiça, excelente bondade e singular sabedoria. Razão pela qual foi cognominada a “mãe de Israel”.

Trecho do cântico de Débora: “Calca, ó minha alma, esses valentes; (Sísara) caiu entre seus pés (de Jael), desfaleceu e expirou; contorceu-se e ficou estendido por terra, exânime e miserável;(10) Assim pereçam, Senhor, todos os teus inimigos; os que, porém, te amam, brilhem como o sol quando nasce”.(11)

A Santíssima Virgem é a Rainha dos Profetas e predisse que todas as gerações a chamarão bem-aventurada. Como mãe espiritual de todos os homens, a Ela recorrem de todas as partes, em suas necessidades espirituais e materiais, os filhos da Igreja. Venceu um adversário não de carne e sangue, mas o próprio inferno, esmagando com o seu calcanhar o orgulho feroz do demônio. E também, como Débora, entoou o Magnificat, em que exaltou o triunfo de Deus sobre os soberbos da terra.

Portanto, em Débora se vê, pois, uma imagem da intrepidez calma e misericordiosa de Nossa Senhora.

VI – Judite: piedade aliada à coragem

 

Judite: com a própria espada de Holofernes, corta-lhe a cabeça e liberta Israel
Judite: com a própria espada de Holofernes, corta-lhe a cabeça e liberta Israel

Judite era viúva, já por um período de três anos e seis meses. Nesse período passava a maior parte do tempo em orações e jejuns, juntamente com suas criadas, exceto nas épocas de festas de Israel. Era de belíssimo aspecto, possuía muitas riquezas. Além disso era estimadíssima de todos, porque era temente a Deus e não dava ocasião a que ninguém dissesse dela uma palavra em desabono.

O episódio central da história de Judite é o fato de ela ter cortado a cabeça de Holofernes, general de Nabucodonosor, rei dos Assírios, e com isso ter livrado os israelitas de serem destruídos e escravizados.

Holofernes sitiou a cidade de Betúlia, onde se refugiaram os israelitas. Esgotaram-se as águas para todos os moradores. Então estes foram a Ozias, seu chefe, e lhe propuseram a rendição incontinenti, e que se entregasse a cidade nas mãos de Holofernes, preferindo morrer pela espada do que perecer pela sede.

Ozias, entretanto, propôs aguardarem mais cinco dias, e que nesse tempo orassem e fizessem penitência. Se, transcorridos os cinco dias, Deus não lhes enviasse o socorro, então se entregariam.

O socorro do Céu veio por intermédio de Judite. A princípio aparece na solidão e na prece. Persevera no jejum e na oração. Como está dito antes, a sua vida austera, bem como a piedade exemplar, fizeram-na digna de admiração pública. Ela é admirada por todos pela pureza de sua alma.

Para ir ao encontro do príncipe inimigo, vestiu-se com os vestidos de gala, adornou-se com as mais preciosas jóias, pôs braceletes etc., calçou os melhores sapatos e ungiu-se de preciosos perfumes. Conforme diz a Sagrada Escritura, o próprio Deus aumentou-lhe os encantos, porque todo este proceder não tinha em vista despertar a concupiscência, mas exclusivamente a glória de Deus. Por isso Ele aumentou-lhe ainda mais a formosura de modo que seus próprios compatriotas ficaram estupefatos e maravilhados com sua incomparável beleza.

E ela, após sair da cidade e adentrar o campo inimigo, sem prestar atenção aos elogios que os sequazes de Holofernes lhe faziam, recolheu-se um momento para orar. Depois, com a confiança em Deus, enquanto Holofernes se entregava ao gozo e a toda sorte de excessos, com sua própria espada corta-lhe a cabeça. Quando a notícia correu, todos os combatentes fugiram, gritando: uma só mulher derrubou o trono do nosso poder.

É uma prefigura da Santíssima Virgem, a triunfadora imaculada, que, com a simplicidade de sua virtude, salva a humanidade inteira.

Parte I

Parte II

Continua amanhã

Fonte: Catolicismo

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Cadastre-se:

Mais postagens

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?