Arcebispo sírio fala como é viver sob a perseguição do Estado Islâmico – leia, é imperdível:

Monsenhor Jean-Abdo Arbache, Arcebispo das cidades de Homs, Hama e Yabroud.

.

Por Isabel Fleck

Retirado da Folha de S. Paulo, quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

.

‘Não há vida cristã possível em locais dominados pelo EI’, diz arcebispo sírio.

A perseguição se tornou rotina para a minoria cristã desde que facções extremistas islâmicas, em especial o EI, começaram a ganhar força na guerra civil que assola a Síria há mais de quatro anos.

No início deste ano, a igreja católica Greco-Melquita na Síria — à qual dom Jean-Abdo [arcebispo católico das cidades sírias de Homs, Hama e Yabroud] pertence e que também responde ao Vaticano — divulgou que, só em 2014, mais de mil cristãos tinham sido mortos e dezenas de igrejas e centros cristãos destruídos.

Os cristãos representam cerca de 10% da população e hoje, em cidades com forte ação do EI, como Raqqa e Aleppo, os cristãos se dispersaram, foram forçados a se converter ao islamismo ou foram mortos.

“Quando os terroristas conquistam um território, colocam três condições para os cristãos: o pagamento de um imposto, a jizya, a conversão ou o martírio”, diz dom Jean-Abdo.

“Não há vida cristã possível em locais dominados pelo EI”.

Segundo o religioso, os diferentes grupos extremistas que atuam na Síria têm formas de atuação distinta contra suas vítimas.

“Há os que usam a execução imediata. Outros preferem torturar as famílias com telefonemas e ameaças. Mas o mais cruel é quando matam os pais na frente dos filhos”, diz, lembrando o caso de um rapaz de sua comunidade que foi obrigado a ver a mãe ser decapitada pelos radicais.

Os cristãos começaram a retornar a suas cidades, entre elas Yabroud, após sua retomada pelas forças de Bashar al-Assad, no início de 2014.

Iniciaram então o trabalho de reconstrução das igrejas e de escolas cristãs, com a ajuda de doações de organizações internacionais.

“Os extremistas quebraram todas as cruzes, cortaram a cabeça de todos os santos”.

Para dom Jean-Abdo, não há diálogo possível com os terroristas — como chama todos os grupos radicais, não só o EI.

“O diálogo deve ser com os países grandes que mandam ajuda financeira ao EI”, diz, sem querer citá-los. 

Como toda a minoria cristã, dom Jean-Abdo defende a permanência de Assad — que também pertence a uma minoria, a alauita, e sempre protegeu esses grupos no país.

“Se o Assad sair hoje, quem vem? O que vai acontecer na Síria? O que ocorreu na Líbia?”, diz, referindo-se ao caos político gerado no país africano após a queda do regime Gaddafi.

“Além disso, a Síria é um país independente, e o presidente foi eleito pelo povo”.

O religioso rechaça as acusações de violações de direitos humanos e de crimes de guerra cometidas pelo regime. “Há cerca de 80 países combatendo hoje dentro da Síria. Assad será o culpado [pelas mortes]?”

Em sua fala, o líder católico demonstra que a incerteza dos cristãos sobre o futuro reforça ainda mais o apoio ao atual governo.

“Não dá para adivinhar quem virá e como vai agir. Se for como o que ocorreu inicialmente no Egito, com um presidente ligado à Irmandade Muçulmana, iria piorar a situação [dos cristãos] sem dúvida”.

No Brasil, dom Jean-Abdo celebrou uma missa na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo, no último domingo (6).

Pediu aos brasileiros que rezassem pelos sírios.

.

*   *   *

,

,

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Cadastre-se:

Mais postagens

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?