Agonias de Nosso Senhor III – Observando o Santo Sudário

[O presente texto é adaptação de transcrição de gravação de conferência do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira a sócios e cooperadores da TFP, mantendo portanto o estilo verbal, e não foi revisto pelo autor.]

Não sei se todos podem imaginar… Os senhores tenham aqui em mente o Santo Sudário de Turim, aquela majestade de Nosso Senhor os senhores podem imaginar o que é que poderia representar, para quem tivesse um pouco de alma, ver aquela fronte na qual estava resumida toda a glória do universo, aquele olhar no qual estava resumida e em grau excelso, em grau de superação inimaginável, a santidade possível em todas as almas em todos os tempos.

A inteligência, a força, toda a bondade, todas as qualidades; aquela face, enfim, que era o mais perfeito espelho de Deus, que jamais tinha sido criado; aquela face, aquela cena durante a noite!

Nós podemos imaginar Nosso Senhor com uma túnica branca, numa noite com sombras no jardim, com uma noite que talvez tivesse a claridade da lua, com sombras, nós podemos imaginar as sombras do arvoredo produzindo um claro-obscuro.

Nosso Senhor era um varão alto – nós podemos imaginar o que teria de pungente. Este varão majestoso, inteiramente só; de repente, uma grande forma branca que se inclina e a Sua face põe-se voltada para a terra. Então, Aquele que era o Rei de toda glória rezava, prostrado, rezava acabrunhado por uma tristeza que o tomava até à morte.

E Ele dizia então na Sua oração — que a gente vê que os apóstolos ouviram para depois poder contar, para que por todo o sempre isso se contasse — exatamente essas palavras memoráveis: Meu Pai… Adiantou-se… e começou a orar para que, se fosse possível, se afastasse dEle aquela hora. Vêm as palavras textuais: “Meu Pai se é possível, afaste-se de mim este cálice. Todavia, faça-se a Vossa vontade e não a minha”.

É a oração mais doce e mais forte e mais contra-revolucionária que talvez se tenha feito em toda terra! Mais doce, por causa disso: Ele vê que é o Pai Eterno que quer o tormento dEle e o martírio dEle. E deste, que Ele sente que tem as mãos carregadas de tormentos e de martírios para Ele, que O vai tomar como vítima, Ele se apresenta cheio de amor e trata “Meu Pai”.

Quer dizer, a palavra mais suave que um homem possa dizer a outro. “Meu Pai” – duas vezes Ele disse isso; como quem brada, como quem geme. Mas por que é que Ele O chama de Pai? É porque Ele sabe que aquele tormento que vai sofrer é um tormento para a glória de Deus, um tormento que é necessário segundo os desígnios de Deus.

E Ele, então, na Sua humanidade santíssima, como que abandonado, como que seccionado de Sua divindade, Ele fica naquelas trevas; na Sua humanidade a Sua natureza humana pede isso: quem sabe se é possível afastar esse tormento; se for possível, afaste-se. Como quem diz: é tão grande o peso da dor, que Eu sou levado a Vos perguntar, por misericórdia, não há um jeito? Por favor, por pena, não existe um modo? Mas, logo depois: “Se não for possível, faça-se a Vossa vontade e não a Minha”.

Os senhores estão vendo o afeto, os senhores estão vendo a força!

Quer dizer, se não for possível, embora Eu não agüente, embora Eu não tenha recursos, Eu começarei; porque não há coisa que eu não esteja disposto a empreender para fazer a Vossa vontade. Eu sou o varão forte por excelência, esmagado, quebrado, aniquilado, Eu estou, entretanto, disposto a lutar até o fim. Mandai-me a Vossa força que Eu farei a Vossa vontade.

Há, portanto, uma submissão completa, há um ato de obediência total, um ato amoroso sem a menor revolta, sem a menor sensação de que Deus não vai ser misericordioso para com Ele, vendo a misericórdia até no ato em que ela pareceria impossível.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

5 Comentários

  • Senhor protege o Lar de CLOTILDE NORONHA RIBEIRO e MANUEL EDSON RIBEIRO que a decisão de seu esposo de deixar a maçonaria seja fortalecida pelo teu Espirito Santo. Não os deixe fraquejar, acampa Senhor miliciais celestiais para os defende- los neste neste grande combate.

    Resposta
  • Senhor eu creio mais vem em meu socorro. Livra-me do mal que entrou em minha vida e na minha existência. se tu queres Pai me liberta.

    Resposta
  • Senhor aumente a minha FÉ, tenha misericordia de mim, tire de mim esta depressão, pois vós é misericordioso, sei que serei atendida, tire de mim maus pensamentos, agonias, enfim toda a tentação domaligno
    amém assim seja.

    Resposta
  • O Santo Sudário nos mostra que não devemos ficar dando muito ouvidos aos evangélicos, 0onde as pessoas gastam dinheiro comprando imagens lindas, e depois que o Padre benze, jogam fora porque algum evangélico mandou.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?