ABERTURA DA PORTA SANTA NA BASÍLICA E SANTA MARIA MAIOR

(Em 1° de Janeiro de 2000)

1. “Quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou o seu Filho. Ele nasceu de uma mulher” (Gl 4, 4).


… O momento que estamos a viver é mais denso de significado do que nunca:  à meia-noite o ano anterior entrou no passado, cedeu o caminho a um novo ano. Eis-nos agora, desde há poucas horas, no Ano Novo!

O que isto significa para nós? Começa-se a escrever outra página da história. Ontem à tarde dirigimos o nosso olhar para o passado. Hoje, dando início ao Ano Novo, não podemos deixar de nos interrogar acerca do futuro:  que direcão tomará a grande família humana nesta nova etapa da própria história?

2. Tendo em conta um novo ano que começa, a hodierna liturgia formula a todos os homens de boa vontade os votos com as seguintes palavras:  “Javé te mostre o seu rosto e te conceda a paz!” (Nm 6, 26).

O Senhor te conceda a paz! Eis os bons votos que a Igreja apresenta à humanidade, no primeiro dia do ano novo. Uma paz infelizmente sempre ameaçada, como no-lo recordam os dolorosos eventos que várias vezes assinalaram a história já no início deste século XXI. Por isso devemos, hoje mais do que nunca, desejar a paz em nome de Deus:  o Senhor te conceda a paz!

3. “A plenitude dos tempos!”. São Paulo afirma que esta “plenitude” se realizou quando Deus “enviou o seu Filho. Ele nasceu de uma mulher” (Gl 4, 4). Hoje, oito dias depois da Natividade, primeiro dia do ano novo, evocamos de maneira especial a “Mulher” de que o Apóstolo fala, a Mãe de Deus. Ao dar à luz o Filho eterno do Pai, Maria Santíssima contribuiu para a obtenção da plenitude dos tempos; contribuiu de forma singular para fazer com que o tempo humano alcançasse a medida da sua plenitude na Encarnação do Verbo.

Neste dia tão significativo, tive a alegria de abrir a Porta Santa nesta veneranda Basílica Liberiana, a primeira no Ocidente dedicada à Virgem Mãe de Cristo. É como se os católicos de todas as nações e continentes se reunissem idealmente aqui, sob o olhar da Mãe, para cruzar a soleira da Porta Santa que é Cristo.

Efectivamente é a Ela, Mãe de Cristo e da Igreja, que desejamos confiar o Ano Novo há pouco iniciado, a fim de que proteja e encorage o caminho de todos (cf. Incarnationis mysterium, 14).

4. A Liturgia da hodierna solenidade possui um caráter profundamente marial, não obstante nos textos bíblicos isto se manifeste de forma bastante sóbria. O trecho do evangelista Sã Lucas como que resume aquilo que escutamos na noite de Natal. Ali narra-se que os pastores foram a Belém e encontraram Maria e José, e o Menino na manjedoura. Depois de O terem visto, referiram aquilo que lhes tinha sido dito acerca d’Ele. E todos se admiraram ao ouvirem a narração dos pastores. “Maria, porém, conservava todos estes factos e meditava sobre eles no seu coração” (Lc 2, 19).

Vale a pena deter-se nesta frase que exprime um aspecto admirável da maternidade divina de Maria Santíssima. Num certo sentido, o ano litúrgico segue as pegadas desta maternidade, a começar pela Solenidade da Anunciação, a 25 de Março, precisamente nove meses antes da Natividade. No dia da Anunciação, Maria ouviu as palavras do anjo:  “Eis que vais ficar grávida, terás um Filho e dar-lhe-ás o nome de Jesus… O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, o Santo que vai nascer de ti será chamado Filho de Deus” (Lc 1, 31.35). E respondeu:  “Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Ibid., v. 38).

Maria Imaculada concebeu por obra do Espírito Santo. Como todas as mães, trouxe no próprio seio Aquele que só Ela sabia que se tratava do Filho unigênito de Deus. Deu-O à luz na noite de Belém. Assim tiveram início a vida terrena do Filho de Deus e a sua missão de salvação.

5. “Maria… conservava todos estes fatos  e  meditava  sobre  eles  no  seu coração”. Como se surpreender que a Mãe de Deus se recordasse de tudo isto de modo singular, ou melhor, único?

Cada mãe possui uma análoga consciência do início de uma nova vida nela. A história de cada homem está inscrita em primeiro lugar no coração da própria mãe. Não admira que a mesma coisa se tenha verificado em relação à vicissitude terrena do Filho de Deus.

“Maria… conservava todos estes fatos  e  meditava  sobre  eles  no  seu coração”.

Hoje, primeiro dia do ano novo, a Igreja evoca este exemplo da Mãe de Deus. Fá-lo não só meditando os eventos de Belém, de Nazaré e de Jerusalém, ou seja, as várias etapas da existência terrena do Redentor, mas também considerando tudo aquilo que sua vida, morte e ressurreição suscitaram na história do homem.
Nossa Senhora esteve presente com os Apóstolos no dia do Pentecostes, participando diretamente no nascimento da Igreja. Desde então, a sua maternidade acompanha a história da humanidade redimida.

No início do ano, confiamos nesta tua “recordação” materna, ó Maria! Colocamo-nos neste singular itinerário da história da salvação, que se conserva vivo no teu coração de Mãe de Deus. Confiamos a Vós os dias do Novo Ano, o futuro da Igreja, da humanidade e do universo inteiro.

Maria, Mãe de Deus, Rainha da Paz, vigia sobre nós!

Maria, Salus  Populi  Romani,  roga por nós!

Fonte:  Vatican

Amém.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

10 Comentários

  • Agradeço a Deus tds os dias por ter minha familia aqui,e que nós estamos bem.
    agradeço por ter meu filho,meu esposo,obrigada nossa senhora de Fatima

    Resposta
  • Quero agradecer a Deus pelas mãos da Virgem Maria, por mais um ano que se inicia, e pelo ano que passou. A minha consgração diaria a Maria Santissima, é o meio mais eficaz de contar com a Sua proteção. Consagro também toda a minha familia, nossas alegrias, dores e sofrimentos, e peço que ela passe à nossa frente, para solucionar os problemas dodia_a-dia, protegendo-nos dos males, erros e vicios, dos nossos inimigos carnais e espirituais, e preservando-nosa de pecar contra Deus e nossos irmãos. Eu louvo e agradeço a Deus por nos ter dado Maria por Mãe, que sabe e compreende nossas fraquezas e nossas misérias. Ela nos fortalece e nos incentiva a não desanimar, e segurando em nossas mãos, nos ensina a caminhar, rumo à LUZ que é JESUS. Todos os problemas porque passei o ano passado, sempre depositei nas mãos de Maria, e continuo com a minha confiança na sua Onipotencia Suplicante, pois sei que colocando nas mãos de Maria, o FILHO, com certeza vai atender. Hoje mais do que nunca coloco minha vida, e a vida de toda minha familia, nas mãos de Maria, porque sem sua ajuda é dificil caminhar e chegar ao conhceimento da vontade de JESUS. Maria Mãe dos aflitos, rogai por nós e por todos que se encontram aflitos e desanimados, desempregados, doentes e desorientados, sem esperança, Amém

    Resposta
  • Obrigada Maria,por todas as graças concedidas à minha família, no ano de 2010,Obrigada
    pelas vezes que passou à frente em todas às vezes que busquei sua proteção.Obrigada
    por guardar e proteger meus filhos que estão fora.Obrigada por guardar e proteger minha
    casa de todos os perigos o que eu vos peço todas as noites,para cobrí-la com seu manto Sagrado.Mãe, que a Sra.continue neste ano de 2011,a nos guardar e proteger.Também vos peço pelo nosso País.Que a Sra.caminhe sempre ao lado de nossa Presidente,para que ela governe com Justiça e honestidade,para que o Povo Brasileiro,possa ter mais esperança
    de melhores dias em todos os setores de suas vidas.Amém.Amém

    Resposta
  • obrigada nossa senhora pelo ano de 2010,mas que este ano seja melhor,faça que o meu filho volte a estudar,peço saude para toda a minha familia,pelo nosso trabalho,protejei meus filhos de todos os perigos. E que este ano seja um ano muito bom por todo o povo brasileiro. amem.

    Resposta
  • A imgem dela já veio em minha no ano 2010, com duas feiras do mostreiro de São Paulo ,para mim foi muito importante e fiquei emocionada, de ser minha casa a escolida. muito obrigada por benças que já alcancei. AMÉM…

    Resposta
  • Meu nome é Odete Viana,uso o email do meu filho André,gostaria de agradeçer pelas bençãos recebidas neste ano de 2010.Muito obrigado a todas.

    Resposta
  • Obrigado VIRGEM DE FÁTIMA E SEU ADORADO FILHO JESUS, PELAS COISAS BOAS QUE ACONTECERAM EM NOSSAS VIDAS EM 2010 E TAMBÉM PELAS COISAS RUINS, QUE CONSEGUIMOS SUPERAR E SUPORTAR , POIS TEMOS FÉ E SABEMOS QUE SEMPRE A SRA. NOS COBRE COM SEU MANTO DE AMOR MATERNAL.
    OBRIGADA POR TUDO, E QUE 2011 SEJA DE MUITA SAÚDE ,FELICIDADE E PAZ, PARA TODOS NÓS !!!!!
    CONTINUEM ABENÇÕANDO O NOSSO PAIS E NOSSO POVO !!!

    AMÉM .

    Pelotas RS,01/01/2011.

    Resposta
  • tão grande e maravilhoso ter maria como nossa mãe, que nos quer bem e nos ama, como é triste que tem pessoas que não a consideram como mãe.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Cadastre-se:

Mais postagens

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?