A virtude da sabedoria em Nossa Senhora, Sua inteligência e Sua vontade

Então, pela virtude da sabedoria, a pessoa tem uma inteligência soberanamente límpida e lúcida porque cheia de convicção da existência de Deus, cheia de fé sobrenatural. Porque uma inteligência límpida e lúcida, ela é sumamente coerente. E tem uma vontade forte, firme, inabalável, constantemente voltada para o fim que ela deve ter em vista e para a hierarquia em que este espírito se põe.

Esses elementos nos mostram a pessoa sapiencial.

A virtude da sabedoria contém, portanto, todas as outras virtudes. Ela está posta no primeiro mandamento da Lei de Deus. Quando o Decálogo nos diz “amarás a teu Senhor teu Deus, de todo teu coração, de toda tua alma, de todo teu entendimento” etc., etc., ele nos prescreve de sermos assim.

E assim era Nossa Senhora! O Coração dEla – quer dizer a alma dEla, a mente dEla – era soberanamente elevado, soberanamente grande, soberanamente sério, soberanamente profundo, porque era assim. Ela era o Vaso de Eleição no qual pousou o Espírito Santo para fazer Seu conúbio com Ela e gerar a Nosso Senhor.

E a única coisa que conhecemos como dita por Nossa Senhora, é uma verdadeira maravilha de sabedoria: é o Magnificat.

Magnificat quer dizer “engrandecer”. “Magnificat anima mea Dominum” quer dizer “a Minha alma engrandece o Senhor”. Ou seja, em outros termos: “Minha alma está enlevada com a grandeza do Meu Senhor; ela adora o Meu Senhor na sua perfeita e insondável grandeza, e ela dá um aumento extrínseco a essa grandeza, cantando a grandeza do Meu Senhor”.

A palavra com que Ela irrompe o seu cântico é uma palavra de grandeza; é um cântico de uma alma nobilíssima, que voa para considerar a Deus nos seus mais altos aspectos, e depois volta, por um contraste harmônico e maravilhoso, para a consideração de seu próprio nada: “Minha alma engrandece o Senhor e o meu espírito exulta em Deus meu Salvador”.

Por quê? Porque “considerou a humildade de sua escrava e por causa disto todas as gerações me chamarão de Bem-aventurada”.

Pela sabedoria, Ela mediu toda a grandeza de Deus tanto quanto uma mente criada pode medir a grandeza de Deus, e se alegrou nisto. De outro lado, Ela mediu sua pequenez. Ela então diz: “Eu me alegro em Deus meu Salvador porque Ele olhou para a pequenez de Sua Escrava”. É um poema que se encontra nisto! É a escrava que se encanta de ser pequena, e se encanta de ver como Deus é infinitamente superior a Ela. E, do fundo de seu nada, dá glória a Deus.

Depois diz: “Meu espírito exultou nEle porque Ele olhou para Mim, que sou tão pequena”.

É o pequeno que reconhece a sua pequenez, e que gosta de ser pequeno. Não se revolta, não se indigna, mas coloca-se no último dos últimos lugares, no último dos papéis. Nada existe de mais vil do que o escravo: o escravo é um nada, ele não tem direitos, está colocado abaixo da condição comum do homem.

Pois Nossa Senhora se proclama Escrava de Nosso Senhor, Precursora de todos os escravos dEla, que Ela iria ter ao longo dos séculos. Ela se encanta de ser nada, se encanta de ser escrava do Senhor, e foi a esta pequenez desta criatura e de uma criatura escrava que “Meu Senhor se dignou deitar os olhos”, e “por isto eu exulto, porque sou pequena, porque Deus é grande e porque a grandeza amou a pequenez”.

Para dizer tudo numa palavra só: é profundamente o oposto do espírito da Revolução Francesa, do espírito do comunismo, do espírito dos “católicos” chamados “progressistas”. Tão oposto que é quase até uma blasfêmia fazer a comparação. Aí está a verdadeira humildade: ama o seu lugar, ama a própria pequenez, mas adora a grandeza de Deus e se eleva com a grandeza, ainda que não seja dona da grandeza. Pelo contrário, proclama que a grandeza é dona dEla…

Por isto, quando consideramos então o Coração Sapiencial e Imaculado de Maria, devemos pedir a Nossa Senhora que Ela nos faça puros e sapienciais como Ela; faça-nos amar a nossa pequenez; faça com que tomemos a sério, e até as últimas conseqüências, a nossa devoção a Ela.

De outro lado, ao par da grandeza de Nossa Senhora, devemos lembrar também de todas as grandezas que não são as nossas, porque assim a grandeza se debruça sobre nós, “olha-nos” e podemos nos encantar com este debruçar-se amoroso da grandeza sobre a pequenez.

Oh, Coração Sapiencial e Imaculado de Maria, fazei nosso coração semelhante ao Vosso!


Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

5 Comentários

  • Ó S enhora fazei meu coração ser semelhante a vós.
    Senhor não me deixas perder a minha fé.
    amém

    Resposta
  • Maezinha do céu, ofereço-Vos o meu nada, diante da Tua grandeza, e Te peço
    que me ensines a imitar-Vos, em vossas virtudes, para ser agradavel a Deus e a Vós.
    Dai a mim e a meus irmaos, os homens, a coragem de aprendermos a ser humildes verdadeiramente, na oração e no serviço aos mais necessitados. Ajuda-nos a testemunhar
    as maravilhas que rebemos de Deus, por Tua intercessão, segundo Santo Anonio Maria de Ligorio, que tudo nos vem de Deus, pelas mãos de Maria. Assim crendo, que sejamos Teus imitadores no sim a Deus, Amém

    Resposta
  • “Magnificat”é o cântco por excelência,no qual Maria expressa toda a Grandeza de Deus;louvando-O,cantando Suas Maravilhas e a alegria de ser a Escolhida de Deus,mesmo achando-se pequena diante do seu Poder.Ela reconhece e agradece a Deus na sua humildade,que a tornou grande perante o Seu Senhor.Rendeu-se inteiramente à Vontade de Deus,glorificando e bendizendo o seu Nome,e assim na sua entrega,tornou possivel a realização do Plano de Deus para a Salvação da Humanidade. E por toda a sua bondade e dedicação,na vida de Jesus e da humanidade,Deus a proclamou “Rainha do Céu e da Terra”, e aos pés da Cruz,Jesus a deu-nos como Mãe.

    Resposta
    • Prezada Lucima,
      Salve Maria!
      [Sua pergunta: “Gostaria de conhecer mais sobre Nossa Senhora”]
      1) Sugiro que a senhora acesse o site http://www.pliniocorreadeoliveira.inf/ Nesse site é possível encontrar abundante matéria, muito interessante, sobre a devoção a Nossa Senhora sob os mais variados aspectos;
      2) Também no site http://www.catolicismo.com.br se encontram muitos artigos sobre Nossa Senhora. Basta acessar o site e procurar. No canto direito superior da página há um espaço para pesquisa. É só escrever ali, por exemplo: As prefiguras biblicas de Nossa Senhora e clicar em “Ok”. Aparecerá uma relação de artigos. Clicando sobre o artigo que preferir, ele se exibirá por inteiro.
      Pode-se pesquisar ainda pelas palavras: Maria Santíssima, Nossa Senhora, Virgem Maria.
      Creio que dessa forma a senhora encontrá muito boa matéria para “saber mais sobre Nossa Senhora”.
      Aliás, alegro-me imensamente em saber de uma pessoa que tem tal desejo, pois não poderia ser melhor. Minhas felicitações!
      Que Deus, pelas mãos purissimas da Santíssima Virgem, a proteja sempre.
      In Jesu et Maria
      Marcos Aurélio Vieira

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Cadastre-se:

Mais postagens

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?