A oração mais cheia de esperança que se conhece na Igreja Católica

O Memorare: contrição e confiança ilimitada

Composto pelo admirável Doutor da Igreja São Bernardo, o memorare é talvez a oração mais cheia de esperança que se conhece na Igreja Católica, porque a afirmação que está nessa prece é a mais categórica que pode haver:

“Lembrai-Vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que alguém,

tendo recorrido à vossa proteção, fosse por Vós desamparado”.

Nossa Senhora da Misericórdia

Se nunca se ouviu dizer que alguém fosse desamparado, eu sou alguém e, portanto, pedindo a proteção dEla, não serei desamparado.

E, portanto, tenho o direito, mas também tenho a obrigação, de não desanimar nunca. Por mais que a minha situação seja difícil, por mais que eu esteja aborrecido comigo e me faça censuras justas, se eu pedir Ela que me ajude, Ela me ajudará.

Pode demorar mais tempo ou menos tempo, mas a ajuda d’Ela vem. (Acenda uma vela aqui e faça seus pedidos a Nossa Senhora). Nós estamos muito habituados aos sistemas modernos, por exemplo com a luz.

Eu preciso de luz, aperto um botão, inundo a sala de luz; se quero trevas para descansar, aperto o botão, a sala toda fica nas trevas. Há assim uma espécie de automatismo, por onde a vontade de cada um se faz inteiramente.

Então ficamos com a idéia de que uma oração é assim também: eu aperto aqui o botão, peço a Nossa Senhora para me ajudar, ela imediatamente fica obrigada a me ajudar na hora em que eu pedi, ou em que estou esperando socorro dEla; se não ajudar nessa hora está tudo perdido, eu desanimei. É errado. Nossa Senhora é Rainha, Ela é Senhora.

Não tratemos uma senhora como se trata uma empregada. A uma empregada podemos querer dizer: “Sirva-me um café”, e ela tem que ir para cozinha, preparar o café e trazê-lo.

É o papel dela, de fazer a vontade do patrão. Mas Nossa Senhora não, nós é que esperamos a honra de vir a ser servos dEla. É muito diferente, é profundamente diferente.

Quanto maior a demora, maior será a graçaEla pode, para o bem de nossa alma, tardar em conceder-nos a graça que estamos esperando.

Mas quanto maior for a demora, maior será a graça.Portanto, a pessoa nunca pode fazer um raciocínio assim: “Nossa Senhora está demorando muito a atender o meu desejo. Isto quer dizer que Ela não está com vontade de atender, então eu vou desanimar”.

É o contrário, isso quer dizer que Ela está querendo me provar, para dar uma graça muito grande.

O sentido das palavras do Memorare

Acho indispensável encorajar a todos, de todo modo e a todo preço, a não desanimarem nunca, nunca, nunca. Peçam a Nossa Senhora que ajude, que ajude, que ajude, e rezem o Memorare, que é tão bonito.

Não se deve rezar apressadamente, mas dizer a oração palavra por palavra.

“Lembrai-Vos, ó piíssima Virgem Maria”

Chama, logo de uma vez, de misericordiosíssima Virgem Maria.

“que nunca se ouviu dizer que tenha alguém recorrido à vossa proteção, implorado a vossa assistência, reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado. Animado eu, pois, com igual confiança”

Quer dizer, com a confiança daqueles que estavam no extremo do comprometimento com o pecado, mas que rezaram a Ela, que foram atendidos.

“a Vós, Virgem singular”

Quer dizer, Virgem como ninguém foi virgem, Ela é a Santa Virgem das Virgens. É a alusão ao pecado contra a pureza, Ela é a Virgem das Virgens.

“a Vós recorro e de Vós me valho”

Recorrer é pedir com instância: ajudai-me. Mas me valho de Vós, quer dizer o seguinte: eu alego perante Deus a Vós, dizendo a Ele: “Vós sois meu Pai, tendes o direito de estar zangado comigo, eu bato no peito. Mas Vossa Mãe é minha mãe, e Ela tem para comigo as inclinações, as bondades, as paciências que todas as verdadeiras mães têm para com os seus filhos. Eu espero, portanto, na paciência de Vossa Mãe. Sede paciente para comigo, porque Vossa Mãe o é”.

“e gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro a Vossos pés”

Fiquem vendo bem que é um pecador tão pecador, que geme pelos pecados que cometeu. Põe-se ajoelhado diante dos pés dEla.

“não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado”

Quer dizer, não desprezeis as súplicas deste miserável pecador.

“mas dignai-Vos de as ouvir propícia e alcançar o que Vos rogo. Assim seja”.

É uma oração lindíssima

Fonte: Páginas Marianas (extraído da Revista Catolicismo, Plinio Corrêa de Oliveira)

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

14 Comentários

  • Nossa Senhora amparai-me nas minhas necessidades, materiais mas principalmente nas espirituais livrando do mal, na hora da minha morte. também amparai minha família e que o inimigo jamais tenha o poder de destruí-la.

    Resposta
  • Oh Minha Senhora e também Minha Mãe eu te ofereço enteiramente toda voz e em prova da minha devoção eu hoje vos dou meu coraçao,consagra meus olhos,meus ouvidos e minha boca tudo o que sou desejos e vos pertenço.Amém Maria abençoe todos que amo….Assim Seja.

    Resposta
  • te peço ó mãe pela minha familia, minha saúde e a conversão de4 meu esposo. protege a minha filha de dez anos…

    Resposta
  • Mãe amada,tenha misericórdia de mim que vivo em total desânimo diante de tantas angustias e dificuldades,olhe por meus filhos e por toda minha família,interceda junto ao teu filho por meu irmão que esta muito doente.Minha mãe santíssima me ajude a conseguir de volta minha casa própria e nos livre das constantes humilhações por estarmos em dificuldades financeiras
    que parece não ter fim.Não permita que os falsos amigos e osinimigos carnais e espirituais nos prejudiquem.Minha Nossa Senhora da Misericórdia ateidei meu pedido.Amém.

    Resposta
  • Mãe querida, que a cada dia mais e mais almas recorram à Vossa proteção! Peço-Te que olhe para o meus filhos e os acolha no seu coração!

    Resposta
  • pessor para o meu prino quer estar muito afrito ,porque ele estar deveno muito ,onder trabalhar na ceasa com magai ,e estar devendo muito os agiota,e nao saber o quer faser pesor ajudar para ele o mane e´jaser litro de lima pesso oraçaõ para estar boa pessoa. mae DEUS ORGAS POR NOS.

    Resposta
  • Mãe querida ,venha em meu socorro,não esqueceis de mim e minha familia,nas aflições,e dificuldades das nossas vidas .Mãe poderosissima,não nos abandone nestas horas e interceda ao Seu Filho Jesus.Nós confiamos inteiramente em Ti e na Providência de Deus Pai.Somos teus servos ,eu creio que não nos deixará no abandono,ó Mãe da Misericórdia e Bondade.Que nossas súplicas sejam ouvidas e atendidas,pois Deus nos criou para sermos felizes e abençoados pelas Suas Graças Divinas.Mãe agradecemos pelo seu amor e benevolência.Consiga através de Seu Filho tudo que necessitamos ,segundoa Vontade de Nosso Poderoso Pai Eterno!

    Resposta
  • Nossa Senhora, persinto que algo de ruim estar acontecendo com meu filho, Dhiego Fernandes Carvalho, por obra do inimigo, e eu não sei o nome do outro, nascido em 26/04/1985. Senhora, como uma mãe não sabe que tive filhos gêmeos? Guarda, proteja e ilumina cada um deles.

    Resposta
  • Salve Rainha, Mãe querida, Bendita e Louvada seja Nossa Senhora, Maria, a mãe de Jesus, e minha mãe, em suas mão mãe coloco o Casamento do meu filho, os convidados, o padre, e toda a preparação, cuida mãe dos que estiverem vindo de longe, rogai por nós, que eu consiga receber a todos bem, dai-me forças mãe, me aconselha, me guia, ensina -me e ser com o teu amor a presença do amor de Deus e de Jesus a todos, Mãe aqui eu coloco o meu marido, seu coração sua mente e suas grandes e pequenas preocupações, Fasei-me um unstrumento de vossa Paz e vosso Amor, obrigada nossa Senhora, Salve Maria Imaculada,

    Resposta
  • Minha santa atenta meu pedido de clamor, eu so quero ter paz pois a senhora sabe dos meus problema, eu te entrego minha vida nas sua mães me ajuda minha santa,minha VIRGEM MARIA.

    Resposta
  • Nossa Senhora Mãe de Jesus e nossa Mãe,rogai por nós que a Vós recorremos e Valei nos em todas as nossa necessidades de saude , paz, familiares , trabalho.

    Amem

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.