Penitência, um pedido de Nossa Senhora em Fátima. Como fazer, o que fazer?

Pergunta — Sou uma curiosa da minha religião, estou sempre buscando sites católicos, e em um de meus passeios pela internet encontrei vocês e estou apaixonada pelas reportagens e esclarecimentos sobre assuntos que há muito me tiravam o sossego espiritual. Gostaria de tirar uma dúvida: Penitência, um pedido de Nossa Senhora em Fátima, como fazer, o que fazer??? Me ajudem!

Resposta:

Para resumir em duas palavras a Mensagem que Nossa Senhora transmitiu à humanidade em 1917, pode-se dizer simplesmente: ORAÇÃO e PENITÊNCIA.

A noção de oração é mais intuitiva, porque nos apertos da vida, o grito da alma sobe logo até o Céu, pedindo a Deus socorro, por meio de Nossa Senhora, justamente chamada de Auxílio dos Cristãos. Não é preciso explicar a ninguém a importância de encontrar alguém que nos auxilie na vida.

A noção de penitência, como praticá-la e por que — como pede a consulente — merece ser objeto de uma explicação mais pormenorizada. Consiste ela numa privação que nos impomos voluntariamente, ou num sofrimento que se abate sobre nós, e que aceitamos por amor de Deus. Em última análise, consiste em uma participação nos sofrimentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em sua Paixão e Morte na Cruz.

São Paulo dizia: Eu completo na minha carne o que falta à Paixão de Cristo (Col 1,24). Isto é, Jesus Cristo quis nos associar aos méritos infinitos de sua Paixão, convidando-nos a carregar junto com Ele a Cruz, assim como o Cirineu o fez na subida ao Calvário.

Com nossos sofrimentos — ainda que de pequeno valor — unidos aos de valor infinito de nosso Redentor, os nossos pecados são perdoados (é claro que não exclui a confissão sacramental ao sacerdote para os pecados mortais), bem como ajudamos a pagar os pecados dos demais homens.

Quando Nossa Senhora apareceu em Fátima, logo na primeira aparição, no dia 13 de maio de 1917, perguntou aos videntes:

Quereis oferecer-vos a Deus para suportar todos os sofrimentos que Ele quiser enviar-vos, em ato de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido e de súplica pela conversão dos pecadores?” — “Sim, queremos” — respondeu Lúcia. Nossa Senhora continuou: “Ides, pois, ter muito que sofrer, mas a graça de Deus será o vosso conforto”.

É importante observar como Nossa Senhora coloca o sofrimento, aceito por amor de Deus, como valioso para a conversão dos pecadores. E insistirá sobre essa ideia nas aparições seguintes. Na quarta aparição chegou a dizer:

Rezai, rezai muito e fazei sacrifícios pelos pecadores, que vão muitas almas para o inferno por não haver quem se sacrifique e peça por elas”.

Os livros que descrevem as aparições de Fátima trazem pormenores edificantes das penitências realizadas pelos videntes, principalmente dos dois beatificados — Francisco e Jacinta.

Por ocasião dos centenários de nascimento dos dois beatos, Catolicismo publicou substanciosos resumos de suas vidas (cfr. Beato Francisco de Fátima: um contemplativo da ordem sacral do universo, n° 690, junho de 2008; Beata Jacinta de Fátima, n° 711, março de 2010). Eles podem servir de exemplos à consulente de como praticar a penitência, segundo a inspiração que o Espírito Santo lhe sugerir, de acordo com as possibilidades concretas de seu estado de vida.

O estado do mundo em nossos dias

Nossa Senhora em Fátima tinha muito em vista o estado concreto do mundo em nossos dias. Haveria algum sentido especial da penitência a fazer diante da situação atual da sociedade moderna? — A resposta é sim.

É digno de registro o fato de que nos relatos das aparições de Fátima é apresentado um anjo com uma espada de fogo, prestes a lançar suas chamas contra a humanidade reunida em face de Nossa Senhora. A cena seguinte é a de uma cidade semidestruída.

A interpretação parece óbvia: a humanidade, pelos seus pecados, merece um castigo de proporções apocalípticas. Para evitá-lo, um anjo indica a solução: “Penitência, Penitência, Penitência!”.

Foi concedido, pois, à humanidade, um tempo para fazer penitência, a qual, se não for feita, acarretará um mundo semidestruído.

A penitência mais importante em nossos dias consiste em enfrentar os erros (sobretudo dentro da Santa Igreja Católica Apostólica Romana) e os costumes da sociedade moderna.

A causa dominante da presente situação de pecado é o processo revolucionário que tem suas raízes no fim da Idade Média com o advento do Renascimento.

E uma de suas manifestações mais protuberantes é a laicidade do Estado, que destronou a Santa Igreja do seu lugar de Rainha, a que tinha direito como a única e verdadeira Igreja instituída por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Em consequência, suas leis tradicionais não se impõem mais sobre a sociedade, que passa a impugnar os princípios fundamentais de sua Moral, e até da Lei natural, da qual a Igreja é a guardiã.

Do conjunto da Mensagem de Nossa Senhora em Fátima fica claro que a penitência mais importante em nossos dias consiste em enfrentar os erros e pecados da sociedade moderna.

A família, célula básica da sociedade, está em frangalhos: o matrimônio religioso, quando ainda é feito, é precedido pelo “namoro”, que já se considera como conferindo todos os direitos do casamento legítimo. Os “casais” usam ainda o anel na mão direita, apresentando-se como noivos, mas vivem em uma união de fato…

A contracepção se generalizou, não só dentro do matrimônio, mas já no período do “namoro”, e mesmo entre adolescentes que nem sequer têm a idade legal para se casar.

Como essa situação dá origem a gravidezes precoces, apresentam como solução o aborto, cuja legalização passa a ser pleiteada da forma mais ampla possível.

Nessa liberação total, não é de surpreender que o homossexualismo passe a exigir direitos de cidadania, e comecem a ser aceitos pela sociedade “casais” de dois pais ou de duas mães. E até se pleiteia que quem se opuser a isso tenha sua liberdade de opinião coarctada e seja condenado por “crime de homofobia”.

Para completar o quadro das abominações, os idosos que teimam em viver muito, ou os doentes que dão muito trabalho correm o risco de serem eliminados pela eutanásia!

Diante desse panorama, ser católico exige o sofrimento de não tolerar os erros do mundo moderno; exige uma atitude de heroísmo, a coragem de dizer “sou contra”, “não aceito!”:

— Não aceito o “namoro” como equivalente ao matrimônio!

— Não aceito o casamento civil como equivalente ao casamento religioso!

— Não aceito a contracepção dentro ou fora do casamento!

— Não aceito o “casamento” entre pessoas do mesmo sexo!

— Não aceito a eutanásia!

Essa é a penitência mais importante que a Mensagem de Fátima exige de nós, para evitar o cataclismo anunciado.

Em síntese, essa penitência se traduz na coragem de enfrentar o mundo, na coragem heroica de dizer:

— Eu continuo a crer em Deus!

— Eu continuo a crer em Nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus e da Virgem Maria!

— Eu continuo fiel à Igreja Católica Apostólica Romana, tradicional, fundada sobre a rocha de Pedro e continuada por seus legítimos Sucessores! Assim Nossa Senhora me ajude!

 Excertos da Revista Catolicismo

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

9 Comentários

  • Pelo fato de o clero não pregar mais essas verdades é que estamos vivendo num mundo violento, sem ordem e sem Deus! Falta a proclamação da moral católica principalmente no que se refere ao sexto e nono mandamentos.

    Resposta
  • Agradeço a Nossa Senhora de Fátima por uma grande graça alcançada, muito obrigada minha mãe,e continue olhando por nós.

    Resposta
  • Agradeço a Nossa de Fatima por uma graça alcançada muito obrigada minha mãe,e continue olhando por todos nós

    Resposta
  • como e bom fazer parte desta linda religião,catolica apostolica romana, o que seria de nos sem a nossa interssesora nossa maezinha de fatima.

    Resposta
  • Agradese pelas mensagens que recebo todos dia leio todas elas, e muito bom recebelas pois me ajuda muito e me faz refletir.

    Resposta
  • 28 de janeiro de 2013 em 9H15m

    Agradeço de coração as mensagens enviadas e sempre que eu posso leio-as e procuro meditá-las e transformar em ação enviando-as por meios concretos a fé e obra àlguém que necessita diante das tribulações da vida . Peço a Mãe Maria que abençoe a todos por esta evangelização.

    Resposta
  • Lendo este artigo,pensei,eu também não faço penitências e sacrificios solicitados em Fátima,por Nossa Senhora,aos tres pastorinhos ! Mas chegando ao final do assunto,pensei:Será que não faço mesmo penitencia e sacrifícios quando testemunho minha Fé em Cristo,perante o meu irmão descrente,suporto suas críticas e risadas por “rezar demais”.”não sair da Igreja”, “estar sempre lendo e buscando a Palavra” e intercedendo a Deus.suportando calada ou rezando interiormente,quando me criticam ou provocam pela minha maneira ser!Acho,agora que poderia usar essas pequeninas coisas que faço,como sacrifício ou penitência oferecendo-as a Deus para Salvar Almas!A partir de agora vou ao encontro de fazer mais sacrifícios/penitencias aceitando por amor A Jesus e a Nossa Mãezinha que tanto desvelo tem por nós,suportando e aceitando com alegrias as criticas e olhares de descrença daqueles que não creem!Mãezinha ensina-nos a ser testemunho de Fé para esses nossos irmãos que ainda não sabem Amar Jesus!!!

    Resposta
  • sou muito grata em receber as mensagens de nossa senhora de fatima, é atraves delas que sinto conforto nas minhas horas dificies. leio todas que mim enviarem.pois sinto mas forte para dar continuidade as minhas lutas do dia a dia . um abraço a todas , que nossa senhora nos ilumine hoje e sempre amem.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?