A ciência de Nossa Senhora – Nossa Senhora, Sede da Sabedoria

“Deus tinha cumulado Nossa Senhora de todos os dons da ciência. Não havia um mistério que não fosse conhecido, tanto quanto poderia sê-lo por uma simples criatura. Não havia uma passagem da Escritura que Ela não compreendesse. Muitos escritores eclesiásticos acrescentam que não havia uma ciência natural que Ela ignorasse. E por que não seria assim, uma vez que esse favor tinha sido feito a Salomão e, como diz o Apóstolo, “as coisas criadas são outros tantos meios de nos elevar para as incriadas e invisíveis a fim de contemplar aquilo que cai debaixo de nossos sentidos em direção às verdades eternas?”

Esse trecho foi extraído de um excelente livro de autor anônimo, de 1869, indicado apenas como sendo “un docteur em théologie”, falando da ciência de Nossa Senhora.

A ciência se distingue e não se confunde com a sabedoria. A ciência é um conhecimento prodigioso de todas as coisas, por meio do qual a pessoa é capaz de, depois, dar uma ordenação sapiencial a esse conhecimento. Poder-se-ia dizer que a ciência é uma “matéria prima” da sabedoria. É o conhecimento dos fatos ou coisas, que a sabedoria depois ordena para um fim a ser alcançado.

Assim como há a virtude natural da ciência pela qual o homem, por sua natureza racional, conhece muitas coisas, assim existe o dom da ciência que vem do divino Espírito Santo, que é um fortalecimento e uma ilustração da inteligência do homem, pelo qual ele se torna capaz de conhecer, e efetivamente conhece, muito mais do que, pela sua natureza, ele não conheceria.

Então, o autor sustenta que, no que diz respeito ao dom de ciência, Nossa Senhora tinha toda a ciência sobrenatural que uma mera criatura possa ter. Tudo aquilo que Deus pode dar de sobrenatural como conhecimento a uma criatura, a respeito da religião, Deus deu a Ela.

Quer dizer que as Sagradas Escrituras, que apresentam tantos trechos sublimemente difíceis – a respeito dos quais a Providência permitiu que até grandes teólogos entrassem em discussão entre si – para Ela não havia nenhuma dificuldade. Tudo quanto diz respeito a Deus e à ordem da salvação eterna, Nossa Senhora conhecia tanto quanto uma criatura pode conhecer.

Ademais, como dizem os teólogos, Nossa Senhora tinha também toda a ciência natural. Quer dizer, além de conhecer as verdades da religião, da Revelação e da graça, Ela conhecia completamente todos os segredos da natureza. Ela tinha uma ciência inteira da criação.

A Sagrada Escritura diz que Salomão, antes de sua prevaricação, conheceu todos os segredos da natureza. Então não é crível que Deus tenha negado a Nossa Senhora algo que deu a uma pessoa que Ele amou muito, mas que era incomparávelmente inferior a Nossa Senhora, porque todo o mundo é incomparavelmente inferior a Ela. Se Ele deu para quem era tão pouco, porque não daria para quem era tanto?

Ademais, a Escritura diz também que cada criatura é um meio que nós temos de subir até Deus. Desde a natureza dos caramujos, até as ondas hertzianas ou qualquer outro elemento da natureza, tudo serve para a pessoa subir até Deus.

Assim, a pessoa sublimemente reta e sobrenaturalizada, quanto mais conhece a criação natural, mais meios tem de subir até Deus. Ora, Deus recusaria a Nossa Senhora algum conhecimento natural que era um meio para subir até Ele? Certamente não. Então, Nossa Senhora tinha o dom de ciência universal. Ela conhecia tudo, nada havia que para Ela não fosse inteiramente notório.

Para os idólatras do progresso material, faria bem imaginar que Nossa Senhora conhecia, por exemplo, tudo quanto diz respeito a rádio, e que Ela entendia de rádio incomparavelmente mais do que os “prêmios Nobeis” de hoje, de amanhã ou depois de amanhã. Para Ela eles são umas “crianças” em comparação da imensidade do que Ela sabia.

Em relação, por exemplo, aos segredos do Egito, e como aqueles faraós construíam aqueles monumentos, Nossa Senhora tinha conhecimentos tais que aquilo era o balbucio da arte em comparação com o que Ela sabia. Em relação aos oceanógrafos, que descobrem um novo tipo de animal ou de uma nova planta submarina, Nossa Senhora tinha o “inventário” completo e tudo conhecido pela sua natureza intrínseca.

A respeito do corpo humano, todas as doenças, todas as curas, toda a singularidade, Nossa Senhora conhecia mais do que todos os médicos somados, do passado, presente e do futuro, mais do que todos os anjos que conhecem plenamente a natureza. Por que? Porque Ela tinha um conhecimento tão profundo quanto a mera criatura poder ter.

Dessa forma, podemos imaginar a cena de Nossa Senhora folheando e examinando algum papiro da Sagrada Escritura, e fazendo uma meditação profundíssima. Ou olhando para alguma plantinha, alguma flor, de algum jardim, e pensando numa célula que está ali dentro, no que se diferencia de todas as outras células, e dando glória a Deus pelo esplendor único que aquela célula tem e que nenhuma outra célula do gênero tem, ou terá, dentro da insondável coleção de células vegetais que Deus criou desde o começo até o fim do mundo.

Com isso, naturalmente, pode-se imaginar as elevações naturais e sobrenaturais de Nossa Senhora na proporção de seu conhecimento do passado e do futuro, e então calcular sua inundação de santidade, de ciência e de sabedoria. É a grande “catedral” de Deus, a criatura que satisfez a Ele completamente, na proporção e na medida de uma criatura.

O que é mais extraordinário é que, conhecendo tudo, entretanto um “véu” encobria determinados aspectos. Ela não percebia que seria convidada para ser a Mãe de Deus. Foi preciso o anjo anunciar. Ela até queria ser a escrava da Mãe de Deus. Teve inclusive a impensável glória de praticar a devoção a Si mesma, sem saber que Ela era objeto da Sua própria devoção. Nossa Senhora foi sublime até no que Deus Lhe ocultou. Naquelas coisas únicas que Deus lhe ocultou, foi mais bela do que se Ela tivesse sabido!

Essas considerações nos mostram como Nossa Senhora é o “palácio”, a “catedral”, o “jardim” de Deus, perfeitamente perfeito, e com tais graus de beleza, que é absolutamente insondável. Só no céu é que vamos compreender inteiramente o que é Nossa Senhora. Aí compreenderemos a frase de Nosso Senhor: “serei Eu mesmo a vossa recompensa demasiadamente grande”. Porque, se quase não cabemos dentro de nós mesmos de tanto contentamento ao pensar na honra e alegria em estar com Nossa Senhora, o que dizer de quando pudermos contemplar Nosso Senhor Jesus Cristo, a natureza divina, a essência divina, face a face? Estaremos saturados de ordem, saturados de sublimidade, saturados da santidade, saturados de paz, não no sentido de dizer que não agüentamos mais, mas no sentido de plenos e replenos disso, com a plenitude que não podemos nem sequer imaginar.

Aí temos um pouco uma idéia do céu. E podemos percebem também como as pessoas, se aplicassem mais a considerações dessa ordem, teriam mais esperança no futuro e mais ânimo para a prática da virtude!

Peçamos, por fim: Coração de Maria, espelho de todas as perfeições divinas, rogai por nós!

(Cor Mariae, spéculum ómnium divinárum, ora pro nobis)

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

11 Comentários

  • Paulo Cesar :

    Nossa Sra como Deus Pai lhe deu o poder de resolver todas coisas da ciencia eu gostaria que resolvesse o meu misterio que é pra mim de dificil solução não estou conseguindo me concentrar nas minhas orações,no meu trabalho e o mais complicado que é nos estudos e com meu filho parece que tem alguma coisa que anos dois nao estamos se entendendo chego cansado e ele que brincar e eu contra a minha vontade nao consigo brincar com ele, é ate impressionante e quero mas tem uma coisa que nao deixa que isso aconteça.Pelo Amor de Deus resolve isso pra mim.

    trate de dar um jeito de brincar com ele, sabe por quê? Porque o diabo investe em milhões de dólares para diverti-lo com seus joguinhos de tv e internet e outros.
    Faça um programa; estabeleça horários; descanse; trabalhe menos… mas faça o tempo para ele antes que seja tarde demais. Antes que traficantes e colegas brinquem com ele.

    @Paulo Cesar

    Resposta
  • Suplico a Nossa Senhora de Fátima que Ela interceda junto a seu filho Jesus pelo Marcos vigia noturno do prédio que eu moro no Humaitá no Rio de Janeiro para que ele tenha sempre o dinheiro para pagar o aluguel da casa em que ele mora na Comunidade Santa Marta em Botafogo.

    Resposta
  • MINHA NOSSA SENHORA EU TE PÇO PROVIDENCIA DA VENDA DE NOSSA CASA, QUE NOSSA SENHORA PASSA NA FRENTE E RESOLVA ESTE PROBLEMA DA VENDA DA CASA POIS TA TÃO DIFICIO CONSEGUIR UM COMPRADOR, SEI QUE A SENHORA E O SENHOR JESUS ESTA PROVIDENCIANDO, MAS A NECESSIDADE É TANTA QUE AGENTE NÃO SABE ESPERAR O TEMPO CERTO.
    QUERO AGRADECER NOSSA SENHORA PELA VIAGEM A GOIANIA QUE FIZEMOS QUE FOI UMA BENÇÃO AMÉM…

    Resposta
  • Ó minha Senhora muito obrigada por ter nós livrado de uma blitz ontem,pois vinhamos de um aniversario,e meu esposo tinha bebido pouco mais eles não querem saber ai eu pedi a nossa Senhora de Fatima que pasase na frente e ela passou e graças nada de ruim aconteceu,até meu filho ela protegeu que vinha de moto com a mulher .Maria passa na frente para resolver o que eu sou encap de resolver sozinha foi estas as palavras que falei e ela me atendeu. OBRIGADA MINHA Manzinha amém.

    Resposta
  • Nossa Sra como Deus Pai lhe deu o poder de resolver todas coisas da ciencia eu gostaria que resolvesse o meu misterio que é pra mim de dificil solução não estou conseguindo me concentrar nas minhas orações,no meu trabalho e o mais complicado que é nos estudos e com meu filho parece que tem alguma coisa que anos dois nao estamos se entendendo chego cansado e ele que brincar e eu contra a minha vontade nao consigo brincar com ele, é ate impressionante e quero mas tem uma coisa que nao deixa que isso aconteça.Pelo Amor de Deus resolve isso pra mim.

    Resposta
  • N.SRA DE FÁTIMA,MISERICÓRDIA DE MINHA FAMÍLIA, LHES DANDO SABEDORIAS,AMOR,PAZ,
    RECONHECIMENTO DO AMOR DE DEUS E DA MÃE ÁGAPE E QUE PASSE A FRENTE DE TODOS E
    CURANDO AS FERIDAS DE ÁUREA JUDITE DE ALMEIDA QUE SE LEVANTE E ANDE PELO PODER
    DA MISERICÓRDIA DE DEUS E N.SRA.DA SAÚDE. A + SAGRADA SEJA A NOSSA LUZ,NÃO SEJA
    O DRAGÃO NOSSO GUIA,RETIRA-TE SATANÁS E MAU QUE TU NOS OFERECEM,BEBE TU MESMO
    O TEU VENENO-ABENÇOADOS SEJAM ÁUREA,BERNADETE,MARIA,DIANA,LUCIANO,LEO,DULCE,
    FÁTIMA,ERONITA, JORGE,CREUZA E QUE DULCE,FATIMA E FÁBIO ENTREM UMA MULHER DE
    DEUS PARA CUIDAR DE ÁUREA JUDITE EM NOME DO SANGUE DE NOSSO SENHOR JESUS E
    AFASTE AS DOENÇAS E AS FORÇAS MALIGNAS DEMONÍACAS DAS TREVAS.
    JESUS E MARIA SANTÍSSIMA COBREM-NOS COM OS VOSSOS MANTOS SAGRADOS,ASSIM-SEJA,
    AMÉM

    Resposta
  • O mãezinha querida do céu Nossa Senhora do Imaculado Coração de Fátima,a um dia muito especial para nos o nascimento de seu filhos Jesus como também o seu nascimento mãe dia 08/09 que seja para devotos(a) um dia muito cheio de Deus na vida de todos.

    Resposta
  • Virgem Maria, atendei meu apelo, tenha misericordia de mim. Abençoe minha família, meus amigos e inimigos. amem

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Cadastre-se:

Mais postagens

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?