A assunção de Maria Santíssima para a Eternidade

Ao longo da história, os teólogos se dividiram na opinião se a Virgem Maria morreu de fato ou se apenas adormeceu e foi levada ao céu em corpo e alma, pelos anjos.

A basílica em sua honra em Jerusalém chama-se exatamente “Dormitio Mariæ” e um dos documentos mais antigos sobre os últimos dias de Maria também leva esse título.

O dogma da Assunção de Maria, proclamado em 1950, não dirimiu a questão, afirmando que “a Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso de sua vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celeste”.

O corpo de Maria, elevado ao céu, podia já ser um corpo glorificado, como o de Jesus após a ressurreição.

Tanto os que falam em morte natural de Maria quanto os que falam em sono profundo da Mãe de Deus têm seus bons argumentos. Estes últimos argumentam com sua conceição imaculada.

Se a morte é consequência do pecado, Maria Santíssima, sem pecado e sem sombra de pecado, não podia morrer. Lembram também que a imortalidade é uma característica da Igreja.

Ora, sendo Maria Santíssima o protótipo da Igreja, bem podia Deus realizar nela o que fará com a Igreja no final dos tempos, ou seja, ressuscitar os que morreram e “arrebatar com eles para as nuvens, ao encontro do Senhor nos ares os que ainda estão vivos” (1Ts 4,16-17).

Os que afirmam sua morte natural lembram que também Jesus era imaculado e santíssimo e passou pela morte, destino de todos os filhos de Adão, porta e parto necessários para a imortalidade.

Maria Santíssima é o modelo de todos os resgatados por Cristo através de sua morte e ressurreição. Também Maria Santíssima, que se uniu a Ele no Calvário, ter-se-á configurado a ele na morte e na ressurreição.

Assim como ela, sem pecado, passou por dores, angústias, desconfortos, perseguição, também terá passado pela prova maior: a morte corporal. Sem que com isso se afirme que seu corpo sofreu a decomposição.

As duas tradições são antiquíssimas. Entretanto prevalece a tese de que Maria Santíssima passou pela morte à imitação de Nosso Senhor Jesus Cristo. Mas é ainda e continuará a ser uma questão em aberto.

Na dispersão dos Apóstolos, Nossa Senhora permaneceu aos cuidados de São João, como recomendara Jesus na Cruz (Jo 19,16-27). O Apóstolo São João dirigiu-se para Éfeso, hoje sudoeste da Turquia, uns 600 km ao sul de Istambul.

Maria Santíssima terminou seus dias terrenos em Éfeso. Esta tradição se confirmou com as visões da alemã Ana Catharina Emmerich (1774-1824) que, em sonho ou numa revelação, “viu” no alto da montanha popularmente denominada “Colina do Rouxinol”, distante 7 km da antiga cidade portuária de Éfeso, a capela Meryem Ana Evi (Casa da Mãe de Deus), que seria a casa em que Maria Santíssima terminou seus dias.

Catharina Emmerich viajou para lá, encontrou tudo como “vira” em sonho e começou a restaurar a antiga capela-casa de Maria, que até hoje os peregrinos podem visitar. Mães turcas, católicas e até mesmo muçulmanas visitam continuamente aquele santuário, para terem um bom parto e sorte na educação dos filhos.

Entretanto outra tradição diz que Maria Santíssima terminou sua jornada terrena em Jerusalém, no Monte Sion, e foi sepultada no lugar onde se encontra hoje a Basílica da “Dormição de Nossa Senhora”, na região do Vale do Cedron.

Foram encontradas grafites, escritas pelos primeiros cristãos, que iam honrar o local do túmulo de Maria Imaculada. Foram encontradas também algumas sepulturas judeu-cristãs, que ladeiam a câmara mais interna.

Ademais os católicos sempre foram lá venerar o túmulo da Santa Mãe de Deus. Há relatórios de peregrinos (como o do famoso Etérea), que por lá passaram e registraram suas impressões sobre a visita e a liturgia celebrada no local. A Santíssima Virgem teria voltado de Éfeso para Jerusalém, onde moravam seus parentes, quando o Apóstolo São João retornou para participar do primeiro Concílio Ecumênico da Igreja (At 15,6-29).

Na década de 1960, quase ao mesmo tempo em que o franciscano Frei Bellarmino Bagatti fazia as escavações científicas junto ao túmulo de Maria, foi descoberto, na biblioteca do Louvre, em Paris, um documento, em grego, que possibilitou chegar a outros documentos, sobretudo a três, muito próximos entre si tanto na informação quanto no estilo.

São eles: De Transitu Mariæ (em língua etíope), Dormitio Mariæ (em grego) e Transitus Mariæ (em latim). Estes textos devem ser datados do final do segundo século até começos do século quarto. Os três textos concordam em que Maria Santíssima tenha terminado seus dias em Jerusalém.

Há uma tradição, dos primeiros tempos da Igreja, que conta que, chegado o momento do trânsito de Nossa Senhora, Nosso Senhor Jesus Cristo veio buscá-la, acompanhado dos Arcanjos São Miguel e São Gabriel.

São Miguel foi o vencedor de Lúcifer, no Céu, e o vencedor do dragão de sete cabeças, que quis devorar o filho da mulher revestida de sol (Ap 12,3-5). No passamento de Maria Santíssima, hora de triunfo e de vitória, o grande São Miguel, o protetor da Igreja contra Satanás, retorna para acompanhar, na entrada da glória, Aquela que é a primícia da humanidade redimida e santificada.

Retorna também, com Cristo glorioso, o Arcanjo São Gabriel, o embaixador de Deus na Anunciação (Lc 1,26). O Arcanjo, presente no início da salvação trazida por Nosso Senhor Jesus Cristo, retorna no momento em que Maria Santíssima entra gloriosa no seio da Trindade para ser, no tempo e na eternidade, a Mãe da Igreja, a terníssima Rainha do Céu e da Terra.

Maria Santíssima esteve unida a Nosso Senhor Jesus Cristo a vida inteira: unida no corpo, fazendo uma só com ele; unida na missão redentora a ponto de ser chamada co-redentora; unida na morte e unida por toda a eternidade na glória.

Passando pela morte, Nossa Senhora tornou-se para a humanidade a “feliz porta do céu, para sempre aberta”.

 Por Frei Clarêncio Neotti, O.F.M (Excertos)

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

9 Comentários

  • Lendo estas histórias fantásticas, será que ainda vale a pena ver este lixo de novelas que empesteam as TV’s ?

    Resposta
  • Ó Nossa Senhora De Fatima proteje meu Filho do coração o Carlinhos tds os dias de sua vida passando na frente e abrindo o caminho para livra-lo de acidentes de pessoas ruis .
    Protegei meu lar,der-me saude e proteção e para meu esposo Jorge td. amém.

    Resposta
  • NOSSA SENHORA PEÇO PROTEÇAO PARA MINHA FAMILIA MARCOS ,MARIANY.POIS NOS UTIMOS DIAS NADA VEM DANDO CERTO EM NOSSA VIDAS,SERA QUE EU NAO MEREÇO O AMOR DO PAI?SEI QUE SOU UMA PECADORA DE POUCA FE MAIS ME PERDOA MAE E INTERCEDE POR MIM JUNTO AO PAI.AMEM.

    Resposta
  • NOSSA SENHORA ESTOU LHE PEDINDO A SUA BENÇÃO AGORA NESTE MOMENTO… MÃE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, O MÉDICO DOS MÉDICOS… E EU PRECISO DA CURA PRA MINHA VISTA ESQUERDA, COLOCA A SUA MÃO SANTA, JUNTO COM A MÃO DE NOSSO SENHOR JESUS DE NAZARÉ, SOBRE OS MEDICAMENTOS QUE EU ESTOU USANDO, MÃE QUERIDA ACREDITO NOS MILAGRES DO VOSSO FILHO, JUNTO A VOS NOSSA SENHORA…. AMEM

    Resposta
  • “Nossa Senhora das Graças” , muito obrigada pela benção maravilhosa que recebemos na nossa família com a efetivação do Pedro no trabalho. Muito Obrigada minha Mãe Santíssima.
    Amém.

    Resposta
  • NOSSA SENHORA PROTEJA MINHA FAMÍLIA DE TODO MAL E QUE TENHAM MUITA PAZ, SAÚDE E PROSPERIDADE. ABENÇÕE MEU LAR E MIM LIVRE DE TODOS OS MOMENTOS DIFÍCEIS E RUINS, TRAZENDO-ME A FELICIDADE DE REALIZAR MEUS SONHOS PELA SALVAÇÃO DO MEU CASAMENTO. AMÉM.

    Resposta
  • Doce Coração de Jesus sede nosso Amor, Doce Coração de Maria, sede a nossa salvação, Amém

    Resposta
  • NOSSA SENHORA PEÇO-LHE QUE PROTEJA MINHA FAMILIA TALVAN, PIETRO E CLAUDIA NA SAUDE QUE ESTA GRIPE QUE ANDA PELO RIO GRANDE DO SUL, POSSA IR EMBORA LOGO, PROTEJA O RIO GRANDE DO SUL E AMINHA FAMILIA, ASSIM SEJA E ASSIM SERÁ.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?