A armadilha das falsas aparições

Sermão para o II Domingo depois da Epifania

20 de janeiro de 2013 – Padre Daniel Pinheiro

Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém. Ave-Maria…

…. Creio que seja evidente, para todos que possuem olhos para ver e ouvidos para ouvir, a crise de fé e de moral em que nos encontramos. Essa crise de fé não é só o abandono de uma ou mais verdades de fé, mas é também o desconhecimento do que é a virtude teologal da fé.
.
A fé, como já dissemos em outra oportunidade, é a adesão da inteligência às verdades reveladas por Deus, em virtude da autoridade divina que não pode se enganar nem nos enganar.
.
O abandono da verdadeira noção de fé tem levado muitos católicos a um erro contra a fé que é a excessiva credulidade em revelações privadas.
.
A excessiva credulidade consiste em aderir com demasiada facilidade e sem fundamento suficiente a manifestações, profecias ou mensagens de alguém que diz ser favorecido por aparições e revelações privadas.
.
Infelizmente, no Brasil e também no mundo, essas aparições e a crença das pessoas nelas têm se espalhado muitíssimo, com grande prejuízo para as almas.

Antes de tudo, é preciso dizer que toda a verdade necessária para a nossa salvação foi revelada por Nosso Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito Santo aos Apóstolos.
.
A Revelação Pública, quer dizer, aquela em que todos somos obrigados a crer para nos salvar, se encerra com a morte de São João Evangelista, o último apóstolo a morrer.
.
Não há nada que a Igreja ensine como divinamente revelado que já não esteja contido nesse depósito confiado aos apóstolos. Nós temos a obrigação de crer na Revelação feita aos apóstolos e transmitida, defendida, explicada até nossos dias pela Santa Igreja Católica, fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo.
.
Quanto às revelações privadas, feitas a uma pessoa ou a um grupo de pessoas, elas não são necessárias para a nossa salvação e não temos nenhuma obrigação de acreditar nelas.
.
Videntes de Fátima
.
[Em 13 de outubro de 1930, pela Carta Pastoral “A Divina Providência”, o Bispo de Leiria declara “dignas de crédito as visões das crianças na Cova da Iria” e permite oficialmente o culto de Nossa Senhora de Fátima.]
.
É preciso, porém, distinguir entre as aparições aprovadas pela autoridade hierárquica da Igreja e as que não são aprovadas. Quanto às aparições que são aprovadas pela Igreja, como, por exemplo, Lourdes, Fátima, Nosso Senhora das Graças, Nossa Senhora de Guadalupe, seria muito orgulho e temerário rechaçá-las.
.
A Igreja as examinou com rigor, a fim de estabelecer a sobrenaturalidade dos acontecimentos. Ela constatou que não há nada que se opõe à fé ou à moral.
.
As aparições devidamente aprovadas pela autoridade hierárquica da Igreja não pertencem ao depósito da fé, mas devem ser consideradas com seriedade e respeito, em particular seguindo os conselhos dados por Nossa Senhora, que são, evidentemente, para o nosso bem espiritual.
.
Outro é o caso das aparições que não são devidamente aprovadas.
.

Seguir uma aparição que não foi devidamente julgada pela Igreja segundo os critérios tradicionais, pode representar um perigo para a alma. Esse exame rigoroso cabe ao Bispo e à Santa Sé. Não cabe a nós dizer se uma aparição é verdadeira. Não temos elementos para julgar.
.
Por outro lado, não é tão difícil reconhecer uma aparição falsa.
.
O primeiro critério para julgar uma aparição diz respeito à pessoa favorecida pela aparição. Deus poderia aparecer e fazer uma revelação privada a um pecador, sem dúvida. Todavia, quase sempre uma verdadeira aparição se faz a alguém que não somente é fervoroso, mas que já se encontra muito avançado no caminho da perfeição. E isso condiz com a sabedoria divina.
.
Alguém que fosse favorecido por uma revelação, sendo ainda imperfeito espiritualmente, ficaria, muito provavelmente, cheio de si e orgulhoso. Ao contrário, uma verdadeira revelação favorece a santidade e, portanto, a humildade.
.
Além disso, a Igreja considera as qualidades da pessoa favorecida. A Igreja considera as qualidades naturais quanto ao temperamento, quanto à sua saúde mental, a fim de saber se a pessoa não tem propensão a alucinações, à autossugestão e coisas do gênero.
.
A Igreja considera também a sinceridade da pessoa, para saber se ela não tem tendência em aumentar a verdade ou simplesmente inventar fatos.
.
A Igreja considera igualmente as qualidades sobrenaturais. É uma pessoa de virtude sólida ou não? Sua humildade é profunda ou ela gosta de aparecer e de contar aos outros os favores que recebeu? Ela segue os conselhos da autoridade eclesiástica com docilidade ou age por conta própria?
.
A Igreja considera também os frutos da aparição. Houve melhoria nas virtudes, nos costumes daqueles favorecidos pelas aparições e mensagens? Todos esses fatores permitirão um juízo correto da aparição.
.
O critério mais importante, todavia, para julgar uma aparição, é o acordo ou o desacordo com a doutrina e moral católicas. Se a doutrina ou moral católicas são contrariadas, não há a menor dúvida: a aparição é falsa. Se a doutrina católica não é contrariada, é preciso analisar os outros aspectos.
.
É indispensável a aprovação da autoridade competente feita depois de exame segundo os critérios tradicionais, pois uma aparição que não foi aprovada pode ser obra humana, mas pode também ser obra do demônio.
.
E, normalmente, quem deseja ser favorecido por graças extraordinárias, como o são as aparições, termina tendo aparições, mas que não encontram sua origem em Deus.
.
São notórias aparições do demônio sob a aparência de Nosso Senhor ou de Santos. Isso ocorreu algumas vezes com o Padre Pio, por exemplo. É também notório que o demônio faz prodígios e fenômenos extraordinários – que não são em nenhuma hipótese milagres – para tentar legitimar falsas aparições.
.
Hoje, temos várias aparições por todo o Brasil e no mundo que não possuem aprovação eclesiástica e muitas – praticamente todas – não terão jamais, pois se opõem à doutrina católica. O problema é que muitos têm seguido essas aparições e mensagens, com prejuízo para as suas almas.


.
Muitas dessas aparições são apocalípticas, condenando aqueles que não acreditam nelas. Isso é mau sinal, muito mau sinal. Acabamos de dizer que não é necessário crer em aparições privadas para se salvar. Por que nos condenaríamos se não acreditamos em aparições que nem aprovação eclesiástica possuem?
.
Quanto ao fim dos tempos, nós não sabemos nem o dia nem a hora. Teremos, porém, sinais que nos permitirão reconhecer que ele está próximo: a conversão dos judeus, a apostasia, certos desastres, etc.
.
Ainda assim, não saberemos o quanto o final dos tempos estará próximo. Não creio que sejam necessárias aparições que prevejam o fim iminente do mundo e não creio que isso esteja de acordo com a doutrina católica.
.
Além disso, essas aparições contêm em si, muitas vezes, uma oposição à análise da hierarquia ou afirmam que não se deve confiar no juízo da hierarquia.
.
Ora, uma verdadeira aparição nunca pode se opor ao juízo da hierarquia, pois isso seria uma contradição em Deus, que estabeleceu a hierarquia, mas ao mesmo tempo pediria para que não se submetesse a ela.
.
Ao contrário, a completa submissão à hierarquia estabelecida por Cristo é indispensável em uma verdadeira aparição. Nossa Senhora mostra isso claramente em Lourdes. É somente depois da proclamação do dogma da Imaculada Conceição que ela aparece dizendo ser a Imaculada Conceição.
.
Ela não o faz antes, a fim de não tomar o lugar do Magistério da Igreja. A docilidade ao exame da autoridade competente está completamente ausente nessas aparições, em que os supostamente favorecidos querem justamente aparecer como favorecidos por Deus e Nossa Senhora, como filhos prediletos deles.
.
Convém também destacar que algumas dessas aparições têm um caráter mais sério no que toca à liturgia ou no que toca à castidade e à modéstia, por exemplo. Mas isso é simplesmente para enganar os incautos. O demônio, ao perceber que muitos buscam maior seriedade nesses pontos, lhes concede isso, mas os desviam por meio de supostas aparições, sejam elas pura invenção humana, sejam elas obras suas.
.
Poderíamos continuar aqui citando argumentos contra essas aparições que surgem por toda a parte: no sul do Brasil,  no Distrito Federal, em Goiás, no interior de São Paulo e em muitos outros lugares..

É preciso dizer: também a aparição de Medjugorje não tem aprovação nenhuma.Ao contrário, os Bispos do local sempre se opuseram. Pode até ser que alguma alma mude de vida em virtude dessas coisas, mas é porque Deus pode tirar de um mal um bem. Eu dou um conselho para o bem de vossas almas: não sigam essas aparições, não sigam essas mensagens.

.
Essa moda aparicionista e essa credulidade excessiva têm sua origem em uma falsa noção de fé, na falta de fé sólida. Vejamos o que diz São João da Cruz. O Santo diz que o desejo de revelações tira a pureza da fé, desenvolve uma curiosidade perigosa que é fonte de ilusões e que confunde o espírito com imaginações vãs.
.
Continua o Santo dizendo que esse desejo de revelações denota, com frequência, falta de humildade e falta de submissão a Nosso Senhor, que, por meio da revelação pública, feita aos apóstolos, já nos deu tudo o que precisamos para chegar ao céu.
.
Não devemos basear nossa vida espiritual em aparições não aprovadas. Isso é contra a fé, é o erro da credulidade excessiva. Não caiam na armadilha dessas aparições e se já seguem alguma, deixem-na.
.
No lugar de buscá-las, devemos procurar conhecer melhor aquelas que são plenamente aprovadas (Fátima, Lourdes, etc) e conhecer cada vez melhor nossa fé, estudando o catecismo e a doutrina católica e colocando-a em prática.

Fonte: Extrato de http://missatridentinaembrasilia.wordpress.com/2013/01/23/

 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

31 Comentários

  • Eu acredito nas Aparições que ocorrem no mundo. Eu acredito nas Mensagens de Nossa Senhora que ela dá todos os dias para os videntes escolhidos por Ela pelo mundo todo. E graças a uma delas retornei à Igreja Católica. Tem padres que dizem que o fato de haver conversões nos locais das Aparições, não quer dizer que as pessoas sejam perseverantes na conversão. Eu também não sei se aqueles que eles batizaram, forneceram a Primeira Comunhão, celebraram o sacramento do Casamento, das Bodas de 25/50 anos também perseveram na fé. Eu também não sei se esses rezam o Santo Rosário todos os dias. Eu prefiro estar do lado de Nossa Senhora a estar do lado dos homens falsos e hipócritas, que dizem ser devotos de Nossa Senhora. Eu não me preocupo com a estima de ninguém com medo de perder uma vaguinha do lado daqueles que negam as Mensagens e as Aparições de Nossa Senhora. Nas Mensagens Ela fala de coisas tão belas para a salvação das almas. Oração, Sacrifício e Penitência foi o centro das Aparições de Montichiari. Até hoje Ela nos pede o que foi pedido também em Fátima. Em Akita Ela nos falou e pediu a mesma coisa. Ela me traz a Paz que aqueles que A perseguem não falam, porque não fazem orações nem rezam o Rosário, se rezassem nos pediriam isso insistentemente. Esperar que o pior aconteça, eu não espero. Aborto, homossexualiasmo, drogas, cristoteca, cristolanches, cristodrinks, progressismo, marxismo/?comunismo, que mais falta? A apostasia já se faz presente na Igreja Católica, não vê quem não quer. Tudo que a Amada Mãe quer é o nosso coração. Um coração desapegado das coisas do mundo, das honrarias, do dinheiro. Esperar que o Vaticano aprove as Aparições? Será tarde demais. Não haverá tempo para a conversão e salvação das almas. Não notaram que as horas estão passando rápido demais? Rezem, rezem, rezem… Paz a todos!

    Resposta
  • Que eu nunca deixe de acreditar em vós Nossa Senhora de Fátima, peço te proteção para minha família, afastai as pessoas que nos querem fazer mal, abri os caminhos para que encontre a paz espiritual. Amém! amém!

    Resposta
  • Minha querida Mãe eu agradeço por tudo que tenha feito por minha família por tudo que te pedimos e nesse momento de transição da nossa empresa que você possa passar a frente e direcionar tudo aquilo que estamos preitando que podemos atingir nosso objetivo senhora e pedimos também pelo meu filho que esta saindo de casa para estudar que a senhora o proteja de todos os maus mundano que livre ele de todas adversidades da vida de todas as maldades amem.

    Resposta
  • Querida Mãe! Antes, peço perdão por todas as minhas faltas, todos os meus pecados, que por tantas vezes errei e tenho errado, por toas as falhas dos meus filhos. Perdão, meu Deus! Perdão Senhor! Perdão, Virgem Santa!Agradeço a Vossa intercessão por mim e minha família ao Vosso Bendito Filho, Jesus Cristo e ao Pai Celestial, por todas bênçãos recebidas diariamente, principalmente pela vida, pelos dons maravilhosos que recebemos, pela Terra que nos dá tudo que nela contém para nos alimentar, pela água, que nos sustenta, pelo sol que nos dá luz e calor, por tudo. Proteja nosso Planeta Terra, a Água, abençoa nosso Mundo Físico, o Mundo Espiritual. Abençoa todas as pessoas, todas as coisas do Céu e da Terra. Abençoa, Senhor e Virgem Mãe, toda a humanidade, abençoa todas as famílias. Abençoa minha mãe querida, que ela tenha muita saúde e viva muito e muitos anos (ela tem 87 anos), abençoa todas as minhas irmãs, sobrinhos, cunhados e cunhadas. Abençoa meus antepassados e todos os meus entes queridos que partiram deste mundo, em especial meu pai Manoel e meu marido Nélio, meu filinho(a), Jesus. Nos ensine a viver de acordo com vossa vontade, na fé, no amor e na obediência absoluta a Deus.Mãe Querida, proteja a mim, meus filhos: Emmanuelle Moema e Emmanuel Ramon, que eles sejam iluminados e abençoados por Vós. Que eles tenham bastante luz para saberem tomar suas decisões certas, para que tenham simplicidade e humildade; para que sejam sempre cidadãos de bem, sejam solidários, e, acima de tudo, tenham fé fervorosa em Deus e em Jesus cristo, seu filho amado, e em todos os Santos e Anjos. Que a felicidade, a alegria, a harmonia, a tolerância, a saúde, a prosperidade e o maior sentimento que existe, que é o AMOR, REINEM em NOSSO LAR, EM NOSSAS VIDAS. Que meus filhos tenham um futuro iluminado, promissor, tenham uma profissão abençoada. Que sejamos uma família consagrada por Vós, e que possamos realizar todos os nossos sonhos. AMÉM

    Resposta
  • Minha querida Mãe pesso que me abencoe que me Dê bastante saude do corpo e da alma e que me perdoe por todos pecados que cometir ate agora e olhe por todos meus familiares e os abencoe tambem amem.

    Resposta
  • Minha querida mãe peço que me proteja sempre e me livre de todos males preciso muito de sua ajuda estou passando por muita tribulação e em nome de Jesus me perdoe de todos meus pecado amem

    Resposta
  • Querida Mãe! Peço que olhe por mim, proteja-me de todos os perigos e dê-me uma fé firme para que eu possa te seguir. Livre -me de toda a incredulidade na Santa Igreja Católica. Não permita que eu venha a acreditar em falsa previsões. Ajude-me a conseguir um trabalho na área de nutrição que tanto quero.
    Amém!

    Resposta
  • Minha querida Mãe, eu agradeço todas as graças enviadas pela Sra. e ainda peço mais,pela sra. Mª Cecília minha sogra q. tá na cti, pelo meu pai q. tá c/ modulo na bexiga, meu sogro sr. Célio c/ suspeita de modulo no intestino. Mãe …. suplico a sua ajuda proteção e carinho….precisamos muito de oração e aceitação de tudo isso…. querida….coloca-nos em seu colo precisamos da sra…….amém

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?