A Alma Gloriosa de Maria – Alma de neve

O lodo é feio e sujo. A neve é bela, a neve é casta. Por isso deve ter dito o Seráfico Pai São Francisco: a nossa irmã neve é casta, a nossa irmã neve é bela!
Assim era a alma gloriosa de Maria. Branca como a neve. Como ela, toda pura. Isenta da culpa original, sem pecado pessoal algum no decorrer da vida, canta-lhe a Igreja, em arroubos de júbilo: Como sois bela, ó Maria; nódoa alguma se vê em vossa alma!...
.
E noutro lugar: A minha amada é branca e imaculada como a neve do Líbano. E S. Jerônimo, comentando os Cantares, diz: “a alma de Maria foi o horto fechado, a fonte puríssima na qual jamais se viu impureza alguma”. Alma de neve, cuja alvura nós podemos, de certo modo, imaginar.
.
Em íntima união com a Trindade Santíssima, como Filha, Mãe e como Esposa, participava, de modo elevado, da pureza eterna de Deus.
.
Se a alma pura de uma S. Inês, de uma S. Cecília, de um S. Luiz, de um S. Estanislau nos extasia, que diremos da alma nívea da Virgem? E extasiando-nos, leva-nos, forçosamente, em seu seguimento.
.
Eis por que, quanto mais as almas se achegam a Maria, mais participam elas de sua candura e de sua pureza. Grignion de Montfort diz que Maria é a veste alvíssima, que deve proteger a nossa penúria.
.
É por causa desta brancura toda casta, que o Espírito Santo diz ser a Virgem Santíssima bela como a rola, semelhante ao lírio e ao lírio entre os espinhos.
.
E Dionísio Cartusiano afirma que basta a presença de Maria para inspirar aos homens pensamentos e afetos de pureza. Nunca teremos nós experimentado esta verdade? Se até mesmo a vizinhança de almas castas nos faz cada vez mais amar esta virtude!
.
Dizia o Ven. João d’Avila que muitas pessoas tentadas contra a castidade conseguiram sair vitoriosas só pela intercessão de Maria Imaculada. E não deveu, talvez, São João Baptista a sua admirável pureza à visita santificante da Virgem?
.
Na antiga Roma não se encontravam seis jovens que, voluntariamente, consagrassem à deusa a sua virgindade; a pureza virginal de Maria SSma. vem arrastando após si multidões de almas, pelos séculos em fora, que, voluntariamente e alegremente, entregam a Deus a flor alvíssima de sua inocência.
.
Tanto pode a alma de neve de Maria!
E quando, no meio da corrupção geral, encontramos jovens, principalmente nas grandes cidades, que sabem lutar pela virtude angélica e que sabem vencer; quando vemos lares que mantêm a sua elevação e santidade, apesar da decadência da família moderna; quando vemos o zelo com que apóstolos, leigos também, trabalham pela santificação dos costumes, apesar de rodeados por mil forças destruidoras.
.
Então compreendemos como é imenso o manto puríssimo de Maria, para abrigar tão boa porção da humanidade, e como é forte a influência, neste lodaçal terreno, de sua alma de neve!
.
Sem dúvida, nós pertencemos a esta porção da humanidade que procura viver sob o influxo da pureza da Virgem. Graças a Deus! Mas não nos esqueçamos de que esta virtude encantadora admite muitos graus.
.
Por isso rogava o salmista: Lava-me, Senhor, mais e mais do meu pecado! e eu me tornarei mais branco do que a neve! (Ps 50).
.
 Seja esta a nossa preocupação constante: purificar-nos cada vez mais, para merecermos o nome de filhos da Virgem toda pura.
.
Ó Mãe puríssima, Mãe castíssima, Rainha dos Anjos, Rainha das virgens — alma de neve — tornai a nossa pobre alma semelhante à vossa; só assim poderemos ver convosco a Deus no céu. Assim seja!

__________
Extraído do Livro: A Alma Gloriosa de Maria – Frei Henrique G. Trindade, O.F.M. – 1937 – segunda edição

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

1 Comentário

  • Óh Virgem puríssima, intercedei por mim junto ao Seu Glorioso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, nas causas e súplicas. Amém.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Cadastre-se:

Mais postagens

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.