Nossa Senhora de Taggia




TaggiaUma história coroada de milagres e manifestações do amor misericordioso da Imaculada Conceição para com seus devotos etodos que necessitam de especial proteção


O bem-aventurado Papa Pio IX demonstrou ter entendido perfeitamente as características fundamentais da Revolução gnóstica e igualitária que há mais de cinco séculos corrói a civilização cristã, e cujos vícios propulsores são o orgulho e a sensualidade. Para combater essa terrível Revolução, decidiu proclamar dois dogmas: o da Imaculada Conceição e o da Infalibilidade Pontifícia, que se opõem especificamente àqueles vícios.

Contra a invasão da sensualidade, que já na época se fazia sentir, definiu o dogma da Imaculada Conceição, ou seja, proclamou solenemente como verdade que Nossa Senhora não foi maculada pelo pecado original. Eis a negação mais rotunda da vida centrada na sensualidade e no desejo de gozar a existência.

Pelo dogma da Infalibilidade Pontifícia, o Concílio Vaticano I, presidido pelo bem-aventurado Pio IX, definiu que o Papa, em determinadas condições e circunstâncias então especificadas, não pode errar ou propor aos fiéis uma doutrina errônea. Este dogma traz como conseqüência a negação absoluta da idéia de que todos os homens são iguais, e que o Papa seria um indivíduo como todos os demais.

A história da proclamação desses dogmas mostra que em torno deles travou-se uma verdadeira batalha diplomática, doutrinária, histórica, e algumas vezes até política. Os verdadeiros católicos se punham ao lado do Papa, e desejavam que fossem proclamados logo que possível; os revolucionários e seus cúmplices procuravam evitar por todos os meios a proclamação.

Na época, a fidelidade doutrinária dos católicos era muitíssimo mais séria do que hoje, e ser acusado de heresia acarretava problemas de peso. Daí os opositores desses dogmas anti-revolucionários procurarem retardar sua definição solene, argumentando que, embora fosse verdadeira a doutrina de que eles tratam, não era o momento oportuno para proclamá-la como dogma. Argumento inconsistente, que tem sido muito repetido contra vários outros assuntos de interesse da Igreja…

O dogma da Imaculada Conceição foi proclamado em dezembro de 1854. Imediatamente os bons católicos rejubilaram-se e decidiram comemorá-lo de diversas maneiras. Quanto a seus opositores e aos maus católicos que não desejavam a proclamação, foram obrigados a calar-se diante do fato consumado, pois o argumento da não oportunidade fora por água abaixo.

O milagre e seu reconhecimento oficial

Aí se inicia a história da imagem de Nossa Senhora de Taggia.

A localidade italiana de Taggia situa-se perto da fronteira com a França, e na época dependia do bispado de Ventimiglia. O bispo local, Dom Lorenzo Biale, havia decidido que em toda a diocese se celebraria de modo solene a proclamação do dogma, com oito dias consecutivos de orações. No dia 11 de março de 1855, último dia das orações, encontrava-se numeroso público na igreja local: pessoas de todas as idades, homens e mulheres, abastados e pobres, sacerdotes e leigos. Em certo momento a imagem de Nossa Senhora começou a mover os olhos, observando atenta e misericordiosamente as pessoas presentes.

Não é de surpreender que nos dias seguintes, alimentada pelo temperamento vivaz italiano, a curiosidade tenha atraído para a igreja numerosas pessoas que não haviam presenciado o fato, para ver a imagem que tinha movido os olhos. Para surpresa, espanto ou admiração de muitos, o fato repetiu-se em 12, 17 e 18 de março. As testemunhas foram numerosíssimas e das mais variadas condições, tornando-se impossível esconder o acontecimento. Obviamente, isso incomodou enormemente os revolucionários e alegrou os católicos.

Basílica de Nossa Senhora de Taggia

O pároco local, no dia 20 de março, informou oficialmente o bispo Dom Stefano Semeria sobre o acontecido. Este imediatamente deslocou-se até o local. Vendo a multidão de testemunhas, decidiu formar uma comissão oficial de inquérito, instalada no dia 26 de março, apenas duas semanas após o prodigioso acontecimento. A comissão trabalhou dois meses, interrogando todo tipo de pessoas sobre o ocorrido.

Já os antigos romanos adotavam a norma jurídica Audietur et altera pars (seja ouvida também a outra parte). E a Igreja, mãe de sabedoria, sempre permite que os adversários ou opositores possam expressar seus pontos de vista. Até hoje, ao analisar um milagre ou a vida de alguém considerado santo, são ouvidas pessoas que tenham objeções. Mas, neste caso, as objeções habituais dos opositores não tinham fundamento na realidade. Se as testemunhas fossem só crianças, ou pessoas incultas ou num momento de paroxismo emocional, poderiam eles alegar alguma manipulação. Mas os fatos deram-se diante de um público numeroso, muito variado, incluindo até céticos que não tinham nenhuma predisposição para atestar milagres.

Uma vez terminada a investigação, no dia 31 de maio de 1855, as atas foram enviadas ao Vaticano para verificação. Passou-se mais de um ano até serem aprovadas, tendo sido finalmente autorizada a solene coroação da imagem de Taggia, o que aconteceu no dia 1° de junho de 1856.

“Esses olhos misericordiosos a nós volvei”

Todos estes fatos ocorreram antes das aparições de Nossa Senhora de Lourdes, em fevereiro de 1858, quando Ela disse a Santa Bernadette: “Eu sou a Imaculada Conceição”. Por assim dizer, Lourdes foi o selo oficial de aprovação do Céu à proclamação do dogma contra-revolucionário da Imaculada Conceição.

Alguém poderia perguntar: por que Nossa Senhora apenas moveu os olhos, mas não falou? Os olhos são uma das partes mais nobres do corpo, e também das mais importantes. Com um simples olhar, podemos dizer muitas coisas que nem sempre é possível declarar. Um olhar misericordioso de Nossa Senhora sobre uma multidão de seus filhos, na qual há pessoas boas e más, jovens e anciãos, cultos e incultos, diz muito mais que todo um sermão. Na Salve Rainha, rezamos “esses olhos misericordiosos a nós volvei”, justamente como reconhecimento de que, diante das nossas súplicas, certamente Nossa Senhora vai atuar, não permanecerá indiferente a nós.

Rezemos, pois, pedindo à Virgem Santíssima por todos aqueles que, submersos neste mundo revolucionário, necessitam do seu olhar protetor. Podemos fazê-lo especialmente no dia 13 de junho deste ano de 2010, quando a basílica de Nossa Senhora de Taggia será declarada santuário diocesano.

Fonte: Catolicismo

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?