20/02 – A Igreja celebra o dia da Vidente de Fátima: Santa Jacinta Marto

Jacinta-marto-fatima-portugal-1917
Jacinta Marto.

.
Por ter sido confidente da Mãe de Deus, atingindo a virtude heroica em tenra idade, alcançaram um renome autêntico e universal que só os Santos da Igreja Católico têm. Transformada a santa não mártires mais jovem do universo católico.

Jacinta Marto, nasceu no povoado de Aljustrel, pertencente à freguesia de Fátima. Ela, desde nova, fora um lírio que desabrochava para ser colhido pela Mãe de Deus.

“Tenho esperança de que o Senhor, para glória da Santíssima Virgem, lhe concederá [à Jacinta] a auréola da santidade.

Ela era criança só nos anos. No demais sabia já praticar a virtude e mostrar a Deus e à Santíssima Virgem o seu amor, pela prática do sacrifício…

É admirável como ela compreendeu o espírito de oração e sacrifício, que a Santíssima Virgem nos recomendou…

Por estes e outros [fatos] sem conta, conservo dela grande estima de santidade”(Lúcia falando de Jacinta.)

Quando brincavam, jacinta revelava às vezes caráter um pouco ignorante. Ao longo dos anos tornou-se gigante em virtude, e um modelo universal de sabedoria. 

Durante uma de suas brincadeiras com Lúcia e seu irmão, Francisco, perdeu uma “aposta” com Lúcia, com a mandou beijar e abraçar a imagem de Nosso Senhor três vezes:

“Por Nosso Senhor dou quantos abraços quiseres.”

Subiu em um banquinho para realizar, quando observou a imagem, sua visão ficou opaca ao ver o sofrimento de Jesus preso na Cruz e perguntou a Lúcia:
.
– Por que está Nosso Senhor assim pregado na cruz?

– Porque morreu por nós, responde Lúcia.

– Conta-me como foi.

.
Lúcia conhecia bem a Paixão, já que sua mãe a ensinara, com que fez Jacinta se apaixonar ainda mais por Nosso Senhor. Lamentou-se pelo sofrimento que O causamos. Começara a viver para não ultraja-Lo.

Em 1916 sua vida mudará completamente, junto de Lúcia e Francisco, deixaram para trás a vida despreocupada, pois o Anjo da Guarda apareceu:
.

“Os corações de Jesus e de Maria estão atentos à voz de vossas súplicas.Oferecei constantemente ao Altíssimo orações e sacrifícios. De tudo o que puderdes, oferecei um sacrifício ao Senhor em ato de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido, e de súplica pela conversão dos pecadores. Sobretudo aceitai e suportai com submissão o sofrimento que o Senhor vos enviar”.

.
Desse dia em diante, tudo mudará para ela; as Visões de Nossa Senhora de Fátima, revelações do inferno. A perseguição por não revelar o segredo das visões.

Jacinta, após as Aparições, levou tão a sério sua missão de rezar pelos pecadores, que ficou atenciosa com várias graças místicas. A vossa reparação está intimamente ligada ao Coração Imaculado de Maria.

Quando Nossa Senhora mostrou o inferno aos três pastorinhos, disse-lhes:

“Vistes o inferno para onde vão as almas dos pobres pecadores; Para salvá-las, Deus quer estabelecer no mundo a devoção ao meu Imaculado Coração”.

No dia 23 de dezembro de 1918 ela adoeceu, vítima da epidemia bronca-pneumonia. O mesmo que causou a morte de Francisco, que faleceu em 4 de abril com um sorriso angélico nos lábios.

Ambos ficaram sem comer e ofereciam a fome para Fátima. A imunidade estava em níveis baixíssimos, favorecendo a doença. 

Jacinta foi, a seu modo, uma missionária dessa devoção. Diz um autor que:

“O Senhor uniu Jacinta à sua Paixão dolorosa e às dores da Virgem do modo mais íntimo.

E todas as graças de consolo que recebeu das várias visitas de Nossa Senhora, não foram impedimento para que essa Paixão acerba tocasse os limites do martírio mais horrível.

Diríamos que, para ser modelo de vítima reparadora, Jacinta teve que passar por todas as noites dos sentidos e também do espírito sofrendo aquela temível solidão que ela tanto temia” (Pe. Joaquin Maria Alonso, Doctrina y espiritualidad del mesaje de Fátima, Arias Montano Editores, S.L., Madrid, 1990, pp. 333, 334).


Na sexta-feira, 20 de fevereiro, Nossa Senhora veio buscar Jacinta, que apesar de não ter completado os 10 anos, morreu abrasada no amor de Deus.

Santa Jacinta Marto, rogai por nós pecadores!


A Associação Devotos de Fátima possui um WhatsApp para que você recebe diariamente conteúdos e fatos sobre a revelação da Virgem Maria.

Envie um mensagem para 11 96723-1000. Se estiver lendo do celular, clique sobre o número e nos envie automaticamente.

Obs: Os que enviarem terão os nomes lembrados na próxima Santa Missa.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Cadastre-se:

Mais postagens

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?