Meus pecados são perdoados na Santa Missa ou preciso ainda confessá-los?

Algumas pessoas afirmam que não se confessam com um sacerdote, pois pedem o perdão dos seus pecados durante as missas, no Ato Penitencial.
Confiteor
Confiteor

.
Algumas pessoas afirmam que não se confessam com um sacerdote, pois pedem o perdão dos seus pecados durante as missas, no Ato Penitencial.


Mas, no fim das contas, nossos pecados são todos perdoados na Santa Missa ou o sacramento da Confissão ainda é necessário e precisamos recorrer a ele?

É o que você descobre neste episódio de “A Resposta Católica”.

Algumas pessoas afirmam que não se confessam com um sacerdote, pois pedem perdão dos seus pecados durante as missas, no Ato Penitencial.


Entretanto, existe a real obrigação de se apresentar diante de um sacerdote em, ao menos, duas ocasiões.


A primeira é que todo católico que atingiu a idade da razão – definida como sendo aos 07 anos de idade -;


É obrigado a se confessar pelo menos uma vez ao ano.


Essa obrigatoriedade atinge a todos, mesmo que a criança ainda não tenha concluído a catequese e feito a primeira comunhão.


A segunda é aquela que se refere ao estar em pecado mortal.


O Código de Direito Canônico, em seu cânon 916, afirma que:

“Cân. 916

Quem está consciente de pecado grave não celebre a missa nem comungue o Corpo do Senhor;

Sem fazer antes a confissão sacramental;

A não ser que exista causa grave e não haja oportunidade para se confessar;

Nesse caso, porém, lembre-se que é obrigado a fazer um ato de contrição perfeita, que inclui o propósito de se confessar quanto antes.”


No segundo caso, somente apresentando-se diante de um sacerdote e confessando seu pecado é que se estará apto a novamente comungar do Corpo de Cristo.

O Código também é bastante claro quanto a isso:

 

“Cân. 960

A confissão individual e íntegra e a absolvição constituem o único modo ordinário, com o qual o fiel, consciente de pecado grave, se reconcilia com Deus e com a Igreja;

Somente a impossibilidade física ou moral escusa de tal confissão;

Neste caso, pode haver a reconciliação também por outros modos”.


Assim se vê que existe uma íntima relação entre a confissão e a Eucaristia.

O Catecismo da Igreja Católica chama a atenção para o caráter preventivo da confissão e da Eucaristia diante dos pecados:

 

“Pela mesma caridade que acende em nós, a Eucaristia nos preserva dos pecados mortais futuros.

Quanto mais participarmos da vida de Cristo e quanto mais progredirmos em sua amizade, tanto mais difícil de ele separar-nos pelo pecado mortal.

A Eucaristia não é destinada a perdoar pecados mortais.

Isso é próprio do sacramento da reconciliação.

É próprio da Eucaristia ser o sacramento daqueles que estão na comunhão plena da Igreja.” (1395)


A Eucaristia é o sacramento de quem está em comunhão com Deus;

Portanto, antes de comungar, quem não está em comunhão, deve procurar um sacerdote e, por meio do sacramento da reconciliação, voltar à comunhão plena.

Essas novas teologias, que afirmam ter a Eucaristia o poder de perdoar os pecados mortais;


Afastam-se não só da doutrina do Código de Direito Canônico e do Catecismo, mas da Igreja de dois mil anos.


Outros pensadores apresentam a mesa da Eucaristia como sendo uma mesa aberta para todo tipo de pecador público;

Demonstrando com isso uma tolerância que, no final, se transformará em falta de caridade.

Sim, porque ao não mostrar claramente ao pecador o quanto o seu pecado ofende a Deus e o afasta D’Ele;

Não apresentando uma pena, um remédio para o seu pecado mortal, aquele pecador não quererá mudar de vida, converter-se.


Para o próprio bem do pecador, a Igreja disciplina o afastamento deste da mesa da Eucaristia;


Para que, tendo a noção da gravidade desse afastamento, reconcilie-se com Deus e com a Igreja por meio do sacramento da confissão.

.
Fonte: padrepauloricardo.org

.
.
*  *  *

.

Clique abaixo e acenda uma vela por suas intenções.

.
BotaoVela

.
,

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Cadastre-se:

Mais postagens

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?