A Misericórdia de Deus “se estende sobre os que o temem”

Luiz Sérgio Solimeo

As cerimônias da Semana Santa,

Nas quais se recordam a Paixão e Morte dolorosíssima de Nosso Senhor Jesus Cristo e a sua gloriosa Ressurreição, levam-nos a meditar na gravidade do pecado e na infinita justiça de Deus, assim como na Sua infinita misericórdia.

Reparação à justiça de Deus ofendida

Com efeito, o pecado de nossos primeiros pais, pelo qual “entrou o pecado no mundo” (Romanos, 5:12), foi uma revolta contra Deus, uma desobediência gravíssima ao Criador e uma suma ingratidão para com o Benfeitor.

Sendo Deus infinito, a ofensa feita a Ele tem algo de infinito, pois, conforme Santo Tomás: “um pecado cometido contra Deus tem algo de infinito por causa da infinita majestade de Deus.”[1]

Portanto, a ofensa de Adão e as nossas ofensas a Deus exigem uma reparação que satisfaça a infinita justiça divina. Essa satisfação foi feita pela Encarnação, Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

E nisso se manifestou a infinita misericórdia de Deus.

O amor infinito repara o infinito da ofensa

Pela sua justiça, Deus exigiu uma satisfação infinita, a qual foi cumprida pelo seu Filho Unigênito; por sua misericórdia, Ele consentiu nessa imolação para restabelecer a amizade com os homens e abrir-lhes as portas do Céu.

Embora Deus pudesse satisfazer a sua justiça de outro modo, Ele quis usar aquela que nos tornasse evidente o seu infinito amor por nós.

Por isso, o pecado grave, sobretudo o estado de pecado (como viver em adultério), é uma ofensa ao mesmo tempo contra a justiça e a misericórdia de Deus. Misericórdia demonstrada sobretudo através da Encarnação, Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A misericórdia tempera a justiça, não a destrói

Estas considerações são muito necessárias hoje em dia quando se espalha uma noção de misericórdia sem justiça, ou se retoma o erro luterano da fé sem a necessidade das boas obras.

As Sagradas Escrituras e a tradição da Igreja abundam em citações sobre a misericórdia divina. Mas também a respeito de sua justiça e do castigo pelo pecado.

Assim, adverte o Eclesiastico: “Não digas: A misericórdia do Senhor é grande, ele terá piedade da multidão dos meus pecados, pois piedade e cólera são nele igualmente rápidas, e o seu furor visa aos pecadores” (5:6-7).

A misericordia é para aqueles que temem a Deus

Invocar a misericórdia divina como escusa para continuar a pecar é zombar de Deus. E São Paulo nos previne: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba” (Gal 6:7).

Em seu canto de ação de graças, a Santíssim Virgem proclama que a misericórdia vem ligada ao temor de Deus: “Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem”(1:50).

Já no Antigo Testamento o Senhor afirmara a Sua misericórdia em relação àqueles que O temem, louvam e guardam seus mandamentos (Salmo 102:17; Exodo 20:6; Deuteronomio 5:10).

O temor de Deus, que “é o começo da sabedoria;” (Salmo 110:10), é a filial reverência à infinita majestade da justiça divina, o desejo de não O ofender, de não se afastar de Sua amizade. Em suma o temor filial é fruto do verdadeiro amor a Deus, sem o qual não se adquire a sabedoria.

Doçura e severidade na Pastoral

Muitos procuram hoje criar uma nova forma de pastoral em que não se fale do pecado, não se mencione a justiça divina, nem o castigo, e se use apenas da doçura e nunca da severidade.

Nosso Senhor procurou atrair a si os pecadores. Perdoou a mulher adúltera contrita, converteu a samaritana, elogiou o amor da pecadora arrependida que o ungiu com o bálsamo arômático (S. João 8:1-11; 4:29; 7:47).

A doçura de suas palavras percorrem as páginas do Evangelho.

Mas, quando preciso, Ele não recuou ante o uso de expressões severas, como para fazer ver sua maldade aos fariseus endurecidos: “hipócritas”, “raça de víboras”, “sepulcros caiados”, filhos do demônio, etc. (S. Mateus 12:34; 23:27; S. João 8:44).

Foi também com palavras severas que o profeta Natã converteu o rei David, quando este caiu em adultério e foi o responsável pela morte do marido de Betsabé (2 Samuel 11-12). E o resultado foram os belíssimos Salmos penitênciais mostrando a dor de uma alma arrependida.

Misericórdia e busca da perfeição

A prática da misericórdia não pode ser separada da busca da perfeição, como explica o
Pe. Théodore Koehler:

“‘Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.’ (Lucas 6:36). Este convite a imitar a misericórdia divina corresponde a um outro apelo em Mateus 5: 48: ‘Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito.’ 

A misericórdia aparece assim, desde os primórdios do cristianismo, como a realização do crescimento espiritual na perfeição pregada por Jesus.”[2]

A verdadeira pastoral deve, pois usar dos meios psicológicos adequados, a doçura ou o rigor, para converter ou afervorar as pessoas.

Mas tendo sempre em vista afastá-las do pecado, lembrando sempre a inevitabilidade dos Novíssimos: Morte, Juízo, Inferno, Paraíso.

Com isso se evita cair em pecado como ensina o Ecclesiastico“Em tudo o que fizeres, lembra-te de teu fim, e jamais pecarás.” (7:40).

______________

[1] Summa Theologica, 3, q.1, a.2, ad 2.

[2] Article « Miséricorde », in Dictionnaire de Spiritualité, Beauchesne, v. 10, col. 1313.

Fonte: http://ipco.org.br/

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Cadastre-se:

Mais postagens

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?