Rezando o Rosário na Quaresma

O costume de recitar o Rosário é uma das formas mais antigas da devoção à Maria Santíssima.  Rezar o Rosário, individual ou conjuntamente, não é apenas uma simples recitação das orações (Glória, Padre Nosso e Ave Maria).  É muito mais:  é considerar os principais acontecimentos da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo. É relembrar, com a memória, a história; é olhar, com a imaginação, a cena que se passa; é entender, com a razão, o convite que Deus, através daquela reflexão, nos faz para unirmos nossa vida à vida de Nosso Senhor e Nossa Senhora.

A Quaresma é a ocasião especialmente apropriada para nossas devoções particulares que nos permitem rever os passos de Jesus Cristo, e com Ele e Sua Mãe experimentarmos seu sofrimento e sua glória.

No Rosário são feitas as seguintes orações:

Começa com o Sinal da Cruz, evocação da Santíssima Trindade, princípio e fim de nossa fé. Em seguida, o Credo, que nos convida a meditar sobre os principais artigos de nossa fé.
Antes de iniciar os mistérios, temos um conjunto de quatro orações: um Pai Nosso e três Ave Maria.

O Rosário é composto por  mistérios (cada cinco mistérios constituem o “terço” do Rosário): cinco mistérios gozosos (ou de alegria),  cinco dolorosos e cinco gloriosos. Cada mistério é iniciado por um Pai Nosso seguido pela recitação de 10 Ave Maria  e finalizado com um Glória ao Pai.

Após a meditação dos mistérios, finaliza-se o Rosário com a recitação da Salve Rainha, em louvor à Virgem Maria, pelas graças a nós concedidas.

O TERÇO

O Terço é uma forma abreviada de se rezar o Rosário.  Como o próprio nome diz, o Terço refere-se à terça parte do Rosário, ou seja, a meditação de apenas cinco dos conjuntos de mistérios.  Tradicionalmente, a meditação dos mistérios é realizada conforme os dias da semana, ou seja, para cada dia é proposto um conjunto de mistérios diferente.

MEDITAÇÃO DOS MISTÉRIOS

Para melhor contemplação dos mistérios do Rosário, é conveniente sejam lidas – de preferência em outros horários que não sejam os da reza do terço – passagens específicas da Sagrada Escritura.

MISTÉRIOS GOZOSOS– REZADOS ÀS SEGUNDAS E QUINTAS FEIRA

Primeiro Mistério: Anunciação do Arcanjo São Gabriel à Virgem Maria e Encarnação do Verbo. (Leitura indicada: São Lucas,1, 26-38)

Segundo Mistério: A visita de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel. (Leitura indicada: São Lucas, 1, 39-45)

Terceiro Mistério: Nascimento do Menino Jesus, em Belém. (Leitura indicada: São Lucas, 2, 1-15)

Quarto Mistério: Apresentação do Menino de Jesus no Templo. (Leitura indicada: São Lucas, 2, 22-39)

Quinto Mistério: A perda e o encontro do Menino de Jesus, discutindo com os doutores da Lei,no Templo. (Leitura indicada: São Lucas,2, 41-52)

MISTÉRIOS DOLOROSOS – REZADOS ÀS TERÇAS E SEXTAS-FEIRAS

Primeiro Mistério: Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras. (Leitura indicada: São Marcos, 14, 32-42)

Segundo Mistério: A flagelação de Nosso Senhor Jesus Cristo atado a uma coluna. (Leitura indicada: São Mateus, 27, 22-26)

Terceiro Mistério: Como Nosso Senhor Jesus Cristo foi coroado de espinhos. (Leitura indicada: São Mateus, 27, 27-31)

Quarto Mistério: Como Nosso Senhor levou a Cruz às costas até o alto do Calvário. (Leitura indicada: São Lucas, 23, 20-32)

Quinto Mistério: A crucificação e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. (Leitura indicada: São Lucas, 23, 33-49)

MISTÉRIOS GLORIOSOS – REZADOS ÀS QUARTAS-FEIRAS, SÁBADOS E DOMIGOS

Primeiro Mistério: A ressurreição gloriosa de Nosso Senhor Jesus Cristo. (Leitura indicada: São Mateus, 28, 1-15)

Segundo Mistério: A ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo aos céus. (Leitura indicada: Atos, 1, 4-11)

Terceiro Mistério: A vinda do Espírito Santo sobre Nossa Senhora e os Apóstolos, reunidos no Cenáculo. (Leitura indicada: Atos, 2, 1-13)

Quarto Mistério: A Assunção de Nossa Senhora aos céus. (Leitura indicada: 1Cor 15, 20-23; 53-55)

Quinto Mistério: A coroação de Maria Santíssima como Rainha do Céu e da Terra. (Leitura indicada: Apocalípse, 12, 1-1)

Fonte: Baseado em http://amai-vos.uol.com.br

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

13 Comentários

  • Muito obrigado Mãe Nossa Senhora ,por ter me livrado de várias divídas tenho poucas palavras diante do tamanho que a Senhora é seu poder é maravilhoso,também agradesço aos irmãos que rezaram por mim,agora o que peço é saúde para meu espiríto e meu corpo também pela saúde de minha mãe,mais uma vez obrigado!!!

    Resposta
  • Agradesço imensamente aos irmãos e irmãs que rezaram por mim e é lógico a Nossa senhora de Fátima por ter me livrado de dividas tava muito aflito ,obrigado Mãe.

    Resposta
  • O Terço é uma bela devoção Mariana.Nele encontramos a paz,força,esperança e proteção,alem de agradar a Nossa Senhora.E aprendemos a meditar os mitérios de Cristo.O Santo Terço nos ensina a sermos paciêntes e perseverantes nas tribulações.Eu carrego o Terço na minha bolsa,o berçinho dos meus dois netinho tem um terço na cabeçeira,no quarto da minha filha tem o Terço ao lado da biblia,tenho meu oratório em minha sala que é o cantinho do céu em minha casa,onde a Biblia e o Terço estão ali para minhas preces ,orações e a reza do Santo Rosário.Que Nossa Senhora disperte em todos nós,cada vez mais a rezarmos,pelas nossa s familias,amigos,doentes,órfãos,idosos,governantes,pelo Santo Padre pela nossa Santa Igreja ,pelos nossos páracos e pela paz no mundo!Rogai por nós Oh,Mãe do perpétuo Socorro.Amém!

    Resposta
  • eu quero saber se na quaresma tem que rezar somente o misterio doloroso?

    Resposta
    • Prezada Ana Cristina,
      [Sua pergunta: Quero saber se na quaresma temos que rezar somente o mistério dolososo?]
      Resposta: Não. Não altera nada: 1) Mistérios gozosos – às segundas e quintas-feiras;
      2) Mistérios dolorosos – às terças e sextas-feiras; 3) Mistérios gloriosos – às quartas-feiras, sábados e domingos.
      Atenciosamente,
      Marcos Aurélio

      Resposta
  • Abençoa i todos aqueles q/ reza o terço, pois é muito bom , e ter sempre fé, e nossa senhora nos abençoe eu e minha familia, defendendo de todos os perigos dai proteção, iluminar em todos os negocios abençoa e q/ eu ou tam meu marido faça sempre bom negocios de qualquer negocios q/ sejam, ajuda mãe querida, e guiar e cuidar de todos os detalhes, ilunimar em todas as necessidades da gente.. rezar p/ as coisas se ajeitar em seu certo lugar… peço q/ meu marido faça bom negocio de comprar um carro, q/ ele consiga vender o corcel dele antes, q/ seja assim meio logo resolvido rezar bastante p/ dar certo….
    E cuidar nossa senhora de todas as coisas q/ estão pra se ajeitar ou dar certo, livrar sempre de todo mal, tirar invejas, ciúmes tentações…coloco em suas mãos p/ cuidar o q/ for pra gente, Meu muito obrigado!

    Resposta
  • Tenho três filhos já adultos, oro por eles todos os dias. Já os consagrei a Virgem Mãe Santíssima, e tenho certeza que ela os protege com o seu manto sagrado.
    Todos os dias antes de sair para o trabalho, oro o terço, pedindo a proteção da Mãe querida. Tenho alcançado muitos graças atravéz da oração. Que o Poderoso Deus nos proteja e tenha misericórdia de todos nós que vivemos atualmente nesse Vale de Lágrimas em que o mundo se tornou.

    Resposta
  • O mãezinha querida do céu Nossa Senhora do Imaculado Coração de Fatima,que a oração do terço ou Rosario e outras oração seja para nos um sinal de tua presença no meio de nos e de nossa familia e por aqueles por que oramos.

    Resposta
  • AGRADECEMOS PELO BELO EXEMPLO DE POR O ROSÁRIO ESPOSTO PARA O POVO DO FACEBOOK LEEM.

    Resposta
  • EU SEMPRE REZO O TERÇO AS 18 HORAS NA TELEVISÃO . JUNTO COM MARIA E A COMUNIDADE CANÇÃO NOVA. SALVE MARIA.

    Resposta
  • Porque vocês apagaram meu comentario e não arrumaram a matéria de vocês? Esta errado a matéria de vocês esta faltando os misterios luminosos….

    Resposta
    • Estimada Camila,
      (Seu comentário sobre a “Rezando o Rosário na Quaresma”: “Porque vocês não publicaram meu comentário e não arrumaram a matéria de vocês? Está errada a matéria de vocês; está faltando os mistérios luminosos”).
      Resposta:
      1) O rosário, tal como o conhecemos e sempre foi rezado, é uma devoção revelada diretamente por Nossa Senhora, ao grande São Domingos de Gusmão, em 1214.
      2) Conforme narra São Luis Maria Grignion de Montfort, a própria Santíssima Virgem revelou ao Beato Alano que, quando São Domingos pregou o Rosário, pecadores endurecidos foram tocados e choraram amargamente seus crimes, e até crianças fizeram penitências incríveis. O fervor foi tão grande, por toda a parte onde ele pregava, que os pecadores mudaram de vida e edificaram todo o mundo por suas penitências.
      3) Os três mistérios do Rosário foram confirmados por Nossa Senhora na aparição de 13 de outubro de 1917. No final dessa aparição Nossa Senhora mostrou aos videntes, três quadros simbolizando: Primeiro, os mistérios gozosos – depois os dolorosos – por fim os gloriosos.
      4) Para se ganhar as indulgências da devoção ao Santo Rosário, é preciso obedecer à determinação do Papa Bento XIII, em 26 de maio de 1727, que tornou obrigatória a meditação desses Mistérios à medida que se recita as Ave-Marias.
      5) Há vários terços: Terço da Misericórdia, Terço das Lágrimas, etc.
      6) Cada pessoa pode rezar o terço, ou os terços, que quiser conforme sua piedade. A consideração feita no site se refere ao Rosário (com três terços…) que Nossa Senhora ensinou a São Domingos de Gusmão e como Ela mostrou em Fátima, em 1917.
      In Jesu et Maria
      Marcos Aurélio

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?