O pranto da imagem de Nossa Senhora de Fátima

Nossa Senhora chora

O pranto da imagem de Nossa Senhora de Fátima, ocorrido em julho de 1972, foi uma extraordinária advertência ao mundo prevaricador. A Santíssima Virgem, não tendo mais o que dizer, chora. Entretanto, a humanidade parece insensível as suas lágrimas, surda a seus pungentes apelos.

Quem a conheceu, jamais a esquecerá!

Aquele que não a conheceu…, reze para que um dia obtenha essa graça. Para isso vale qualquer sacrifício, pois é um meio excepcional para se ter uma idéia, ainda nesta Terra, de como é a virginal fisionomia de Maria Santíssima no Céu.

Refiro-me à imagem peregrina internacional de Nossa Senhora de Fátima, uma das quatro esculpidas em cedro brasileiro sob orientação imediata da Irmã Lúcia — a única sobrevivente dos três pastorinhos a quem a Virgem Santíssima apareceu em 1917. Irmã Lúcia morreu em 2004.

Essa imagem é denominada peregrina internacional, porque percorre o mundo — bem como as outras três — a fim de que todos os povos tenham oportunidade de venerar a Mãe de Deus, sob a invocação de Fátima.

banner_estampa_fátima1

Nossa Senhora em prantos

Das quatro imagens “peregrinas internacionais”, esta a que nos referimos, estando exposta à veneração dos fiéis na cidade norte-americana de Nova Orleans, verteu lágrimas, por 14 vezes.

O impressionante acontecimento foi largamente noticiado por jornais do mundo inteiro, em alguns nas primeiras páginas. Inúmeras pessoas presenciaram e dão testemunho do prodígio. As fotos da imagem em prantos aqui estampadas, e divulgadas naquela época — nas quais se podem notar lágrimas nos olhos e uma gota que pende do nariz — são do Pe. Elmo Romagosa, uma das testemunhas oculares do fato. Esse sacerdote, para obter a plena comprovação de que se tratava verdadeiramente de milagre, fez várias experiências com a imagem, e não encontrando qualquer explicação natural para o ocorrido, caiu de joelhos e acreditou.

Por que chorais?

Qual o significado desse pranto da Virgem Santíssima? É, seguramente, o pranto pelos pecados dos homens e na antevisão do castigo que paira sobre o mundo. Por quê?

O Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, em artigo publicado na “Folha de S. Paulo”, de 6-8-1972, dá-nos uma interpretação dessa sublime lacrimação: um aviso à humanidade pecadora por permanecer surda à Mensagem que Nossa Senhora mesma anunciou em 1917 na Cova da Iria.

Lágrimas, milagroso aviso

A imprensa diária de São Paulo publicou [em 21 de julho de 1972] uma fotografia procedente de Nova Orleans, na qual se via uma imagem de Nossa Senhora de Fátima a verter lágrimas. O documento despertou vivo interesse no público paulista. Penso, pois, que algumas informações sobre este assunto satisfarão os justos anelos de muitos leitores.

Não conheço melhor fonte sobre a matéria do que um artigo intitulado, muito americanamente, “As lágrimas da imagem molharam meu dedo”. Seu autor é o Pe. Elmo Romagosa. Publicou seu trabalho o “Clarion Herald” de 20 de julho p.p., semanário de Nova Orleans, e distribuído em 11 paróquias do Estado de Louisiana.

Os antecedentes do fato são universalmente conhecidos. No ano de 1917, Lúcia, Jacinta e Francisco tiveram várias visões de Nossa Senhora em Fátima. A autenticidade dessas visões foi confirmada por vários prodígios no sol, atestados por toda uma multidão reunida enquanto a Virgem se manifestava às três crianças.

Em termos genéricos, Nossa Senhora incumbiu os pequenos pastores de comunicar ao mundo que estava profundamente desgostosa com a impiedade e a corrupção dos homens. Se estes não se emendassem, viria um terrível castigo, que faria desaparecer várias nações. A Rússia difundiria seus erros por toda parte. O Santo Padre teria muito que sofrer. […]

Como Nossa Senhora estabeleceu o atendimento de seus pedidos, como condição para que fossem desviados os flagelos apocalípticos por Ela previstos, está na lógica das coisas que baixe sobre a humanidade a cólera vingativa e purificadora de Deus, antes de vir a nós a conversão dos homens e a instauração do Reino de Maria. […]

O misterioso pranto nos mostra a Virgem de Fátima a chorar sobre o mundo contemporâneo, como outrora Nosso Senhor chorou sobre Jerusalém. Lágrimas de dor profunda, na previsão do castigo que virá.

Virá para os homens de nosso século, se não renunciarem à impiedade e à corrupção. Se não lutarem especialmente contra a autodemolição da Igreja, a maldita fumaça de Satanás que, no dizer do próprio Paulo VI, penetrou no recinto sagrado*.

Ainda é tempo, pois, de sustar o castigo, leitor, leitora!

* Cfr. Paulo VI, Alocuções de 7-12-68 e 29-6-72.

“Folha de S. Paulo”, 6-8-1972

Visita ao Brasil

Depois da milagrosa lacrimação em Nova Orleans, a imagem passou a peregrinar mais intensamente pelos países, e coube ao Brasil o privilégio de ser o primeiro a receber a augusta visitante.

Foi em maio de 1973 que essa miraculosa imagem de Nossa Senhora de Fátima, procedente dos Estados Unidos, desembarcou no aeroporto de Congonhas na capital paulista, recebendo a TFP brasileira a incumbência do trasladá-la. Primeiramente ela ficou na Sede do Conselho Nacional da TFP em São Paulo, depois percorreu várias cidades do norte fluminense e retornou aos Estados Unidos. Mas a maravilhosa imagem pôde voltar ao Brasil diversas vezes a fim de visitar outros Estados de nosso País-continente, o que se deu em 1974, 1975, 1976, 1981, 1985, 1992, 1998, 1999, 2000. A mais recente visita ocorreu em abril de 2002.

Fonte: Revista Catolicismo

banner_oratorio1




  1. aparecida lopes ferreira
    25, junho, 2011 em 23:00 | #1

    MEU DEUS, MINHA MÃE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA ME AJUDE A LIBERTAR O HOMEM QUE AMO ELE É PRESO A UMA MULHER COM QUEM ELE TEVE UMA FILHA MAS QUEM CRIA A MENINA SÃO OS PAIS DELE ELES NÃO VIVEM JUNTOS MAS ELES AINDA SE ENCONTRAM POR QUE ELE SE SENTE PRESO A ESSA MULHER ELE FALA QUE SE EU AJUDAR ELE A SE LIBERTAR DELA VAI SE CASAR COMIGO MAS EU SEI QUE O MEU AMOR NÃO É SUFICIENTE PRECISO MUITO DA AJUDA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA PARA LIBERTAR ELE MEU DEUS ME AJUDE.PRECISO AJUDA-LO.AMEM.

  2. ercilia fernandes de oliveira neta
    27, fevereiro, 2011 em 10:04 | #2

    meus amados eu resebo este belissimo quadro da virgem de fatima pelo correio,quantos dias para chega,eu posso fica contribuido com 25 reais mesas quando minha cituação finaceira melhora,ai eu posso madar mais um pouco,tenho muita fé que tudo vai da certo porque deus esta na frente de tudo toma pai adireçaõ de tudo na minha vida e na vida do meu esposo creiu e tenho muita fé que deus esta agindo asim seja amém

  3. Rosa
    29, julho, 2010 em 21:10 | #3

    Que Deus ajude minha fam

  4. 28, junho, 2010 em 07:40 | #4

    quero pedir muita ora

  5. 26, junho, 2010 em 13:39 | #5

    pe

  1. Nenhum trackback ainda.

Receba diariamente:
Mensagens de Fé e de áudio, Novenas, Orações e muito mais no seu e-mail.

Pesquisar no site

Veja o que acabamos de publicar

  • Quando o assunto é “Proteger a Família” este Santo estará com você! Leia Mais +
  • Domingo de Ramos: O que Maria percebeu ao ver Jesus diante da duvidosa saudação? Leia Mais +
Topo ↑

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima. Basta ligar para: 0800 608 2128

Rua: David Pimentel, 745, Fazenda Morumbi
CEP 05657-010 - São Paulo/SP

Política de Privacidade