4 pontos para um filho Virtuoso e não “virtual”.

Foto referencial

Foto referencial

.
Alejandra María Sosa Elízaga é uma comunicadora mexicana e autora de vinte livros sobre formação na fé e na vida cristã.


Ante o desafio das novas tecnologias e seu fácil acesso, propõe quatro chaves para cultivar nas crianças o amor à virtude e não ao virtual.

Em um artigo intitulado “Céu e Terra: Crianças virtuais ou virtuosas?”, publicado no SIAME (Serviço Informativo da Arquidiocese do México), Sosa explicou que:

“O uso constante da tecnologia ‘virtual’ acostuma mal as crianças a esperarem que tudo se resolva imediatamente e com um clique, e a ficarem com raiva quando isso não é desse jeito.

Por isso, é indispensável educá-los na virtude, para que aprendam a ter paciência, a esforçar-se, a perseverar, a aceitar os êxitos sem ficarem orgulhosos e as derrotas sem desanimar”.


Diante de uma prática cada vez mais comum dos pais de família de entregar o celular aos seus filhos para que fiquem calmos, sem preocupar-se com o quanto são pequenos;

A especialista lamenta que os maiores cedam “diante das pirraças, dando-lhes o que eles pedem, se resignem diante dos seus defeitos”.

Deste modo, indica, os pais, “infelizmente deixam de cumprir uma missão fundamental para todos os pais, e mais ainda para os pais católicos: educar os seus filhos nas virtudes e ajudá-los a exercer o autocontrole, a superar gradualmente os seus defeitos e, com a graça de Deus, santificar-se”.

Diante disso, Alejandra María Sosa propõe quatro chaves para educar as crianças no amor à virtude:


1. Com a ajuda de Deus

“A primeira coisa é falar com eles de Deus. Não confiar que já estão aprendendo tudo na catequese. É importante que eles vejam que em casa Deus está no centro”.

A comunicadora afirma que é necessário “ajudá-los a estabelecer a sua relação pessoal com Jesus. Ler os textos do Evangelho adaptado para crianças, a fim de que conheçam Jesus, o admirem, o amem, o considere seu Amigo e queiram agradá-lo, perguntar o que Ele faria no seu lugar, e fazê-lo”.


2. Com a intercessão de Maria

“É muito importante que também aprendam a conhecer e a amar Maria, que a descubram como a sua Mãe amorosa, que cuida deles, protege, pede por eles e os ajuda a ser bons como Jesus. Rezar com eles o Terço, encorajando-os a pedir a sua intercessão”, explica.


3. Com a amizade dos santos

“Ajuda muito às crianças conhecer a vida dos santos, perceber que eram como eles, que tinham os seus mesmos defeitos e, entretanto, chegaram à santidade”.

Sosa destaca que as crianças “podem ter seus santos favoritos, aqueles que conhecem e se identificam mais, por algum motivo, e podem pedir-lhes com confiança nas suas orações”.


4. Trabalhar uma virtude de cada vez

“Escolher um defeito do caráter; rezar com eles para pedir a Deus e a Maria ajuda para superá-lo. Colocar pequenas metas concretas para cada dia; incentivar e recompensar a prática repetida da virtude contrária a esse defeito, para terem bons hábitos”.

À noite, indica, podem “fazer um exame de consciência junto com eles para ver se caíram nisso ou não, e por que, e pedir a Deus a força para não cair nisso no dia seguinte”.

Para concluir, Alejandra Sosa comenta que:

“Os pais costumam sonhar que os seus filhos cheguem às metas escolares, esportivas, sociais, etc;


Mas a meta mais importante que podem alcançar é a santidade.


Por isso, é importante cultivar neles o amor à virtude, não o vício ao ‘virtual’”.

.
Fonte: acidigital.com

.
.
*  *  *

.
bt_oferta_ADF-1 (1)

Se você NÃO tem Facebook, comente abaixo a:
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. Nenhum trackback ainda.

 

Receba diariamente:
Mensagens de Fé e de áudio, Novenas, Orações e muito mais no seu e-mail.

Pesquisar no site

Veja o que acabamos de publicar

  • Você já recebeu uma graça de Nossa Senhora de Lourdes? Deixe aqui seu testemunho e inspire outras pessoas Leia Mais +
  • Oração a Nossa Senhora do Rosário de Fátima Leia Mais +
Topo ↑

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima. Basta ligar para: 0800 608 2128

Rua: David Pimentel, 745, Fazenda Morumbi
CEP 05657-010 - São Paulo/SP

Política de Privacidade