Estaríamos sós no Universo Sideral? – IV. Novos rumos na Ciência indicam: haveria vida inteligente apenas na Terra

Doutrina católica, vida extraterrestre e Redenção


Centaurus_AOs cientistas, no primeiro capítulo do livro analisado nos post anteriores, admitem a possibilidade de existir vida em outros planetas.

Mas vida de micróbios, capazes de enfrentar condições extremamente adversas, como as que existem em lugares altamente inóspitos da Terra.

Estas formas de vida nas galáxias, segundo os autores, poderiam ser muito freqüentes. E, quanto à existência de vida superior fora da Terra, a hipótese dos autores é de molde a excluí-la.

Mas, se porventura houver vida inteligente além da nossa no Universo Sideral, como a doutrina católica explicaria tal fato?

Antes de mais nada, é preciso lembrar que tanto a Encarnação do Verbo Divino quanto a Redenção representam privilégios para nós.

Assim, na hipótese — cada vez mais remota — de se comprovar a existência de vida fora da Terra, não faltariam luzes do Espírito Santo à Igreja para explicar, com verdade e objetividade, a nova situação conhecida e tudo quanto dela decorresse.

Chamaleon_I_ComplexDesânimo de cientista: buscas infrutíferas…


Em entrevista recente, o astrônomo acima citado, Frank Drake, presidente do Instituto Seti (sigla em inglês para Busca por inteligências extraterrestres), reconhece que essa procura de seres inteligentes pode levar um século.

Em 40 anos, “as buscas ainda não captaram nem um ‘oi’ interplanetário”, destaca o entrevistador Cláudio Ângelo. “Estou envergonhado. E mais cauteloso”, admite o astrônomo Drake.

Perguntado sobre o livro Sós no Universo, Drake admite que “a questão é quão freqüentemente a vida inteligente surge. Ward e Brownlee apresentam uma série de argumentos que dizem que isso pode ser raro”. E persiste na sua busca:

“Ainda vai levar muitas décadas. Pode levar cem anos. …. Mas é tão importante que vale a pena, porque os resultados finais seriam a coisa mais valiosa que já se viu” (“Folha de S. Paulo”, 18-3-01).

Ele não explica por que pensa assim, mas percebe-se seu desconforto diante do fato de estar ficando cada vez mais claro que realmente há algo de especial e único nesta Terra…

Cristo_Rei,_Temple_Church,_Londres
Quem diria que, depois de ter sido desbancada, há 400 anos, por Copérnico e Galileu, do centro “geométrico” do universo, a Terra novamente “se movimenta”, desta vez para reocupar, aos olhos da própria ciência, uma posição centralíssima, e talvez única, para a existência da vida — sobretudo inteligente — no Universo?!

É bem o caso de dizer, com Galileu: “Eppur si muove…” rumo ao centro dos acontecimentos!

* Supernovas: As estrelas, ao envelhecerem, queimam todo o seu hidrogênio e terminam por entrar em colapso. Algumas explodem com uma força espantosa, o que, com muita probabilidade, esterilizaria a vida num raio de 1 a 30 anos-luz.

 

 

Por Rosário A. F. Mansur Guérios, “Catolicismo”, junho de 2001

Fonte: Blog ‘Ciência confirma a Igreja’

 

Leia também as outras partes da matéria – clique aqui

Se você NÃO tem Facebook, comente abaixo a:
  1. mariana
    25, novembro, 2012 em 12:56 | #1

    se houver vida inteligente em outro planeta, acho q será inteligente como um cão ou um macaco, mas não tendo alma como a nossa, e sim, uma alma inferior não feita à semelhança de Deus

  2. Eliane Soares
    7, março, 2010 em 18:20 | #2

    BEM no caso como diz nossa como prostituta e o senhor como hmem sexual, na verdade a pessoa na maneira deser , todos nos tems na realidade uma raçaõ diferente de ser é porque quer ha um jeito e uma maneira de se libertar e se concertar ok é minha resposta isto é uma blasfemea comparar jesus e nossa como uma prostituta ñ existe os impios e os encarnecedores venhe e falam como falsos anjos e efalsos profetas ok a boca fala o que quer mas antes tenhe q

  1. Nenhum trackback ainda.

 

Você também gostará der ler...

Receba diariamente:
Mensagens de Fé e de áudio, Novenas, Orações e muito mais no seu e-mail.

Pesquisar no site

Veja o que acabamos de publicar

  • Inscreva suas intenções na Santa Missa de Páscoa… Veja como Leia Mais +
  • A autêntica Imagem de Nossa Senhora de Fátima esteve na Associação! Veja Leia Mais +
Topo ↑

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima. Basta ligar para: (11) 4368-2253

Rua: David Pimentel, 745, Fazenda Morumbi
CEP 05657-010 - Sáo Paulo/SP

Política de Privacidade