Solenidade do Sagrado Coração de Jesus: Uma reflexão imperdível para este dia tão especial

Imaculado Coração de Maria e Sagrado Coração de Jesus

.

O Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria possuem muitas semelhanças como: as nove primeiras sextas-feiras e os cinco primeiros sábados; o espírito reparador que anima as duas devoções; o movimento de Consagração da Humanidade ao Sagrado Coração de Jesus feito por Leão XIII e o pedido de Consagração da Rússia ao Imaculado Coração feito por Nossa Senhora em Fátima; e por fim a promessa do triunfo final:

.
“Eu reinarei”
, repetia continuamente o Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria, e “Por fim o meu Imaculado Coração triunfará”, disse Nossa Senhora em Fátima.

.

Tudo isso demonstra um íntimo e especial elo entre as duas devoções. E para celebrarmos o Dia do Sagrado Coração de Jesus, confira uma reflexão imperdível para entender mais profundamente sobre a devoção do Coração Misericordioso de Nosso Senhor. 

.

É nesse Sagrado Coração que o homem combalido de nossos dias encontrará sempre os recursos mais inesperados para as situações mais desesperadoras.

.

Assim como a aurora precede o meio-dia, analogamente, no ciclo litúrgico da Igreja Católica, o mês de maio é o mês de Maria, que é a aurora.

E junho é o mês de Jesus, do Sagrado Coração de Jesus, que é o meio-dia.

.

Sagrado-Coração-de-Jesus_4Que é o Coração de Jesus?

É, naturalmente, um coração vivo que palpita no peito Sagrado do Divino Salvador;

Um coração formado pela operação onipotente e sapientíssima do Divino Espírito Santo;

No claustro virginal da Santíssima Virgem e, em conseqüência, tendo toda a perfeição física que ele pode comportar;

Um coração vivificado pela maior alma, a mais pura, a mais santa, a mais divina que jamais tenha existido;

Um coração que da chaga nele aberta pela lança de Longino deixou correr água e sangue;

Fonte fecunda de nossa vida espiritual e de nossa salvação.

Ter-se-ão realçado aqui todas as belezas desse Sagrado Coração? Não!

.

O Coração de Jesus não é, como os nossos, um coração de simples criatura.

É o Coração de Deus, digno, por isso mesmo, de todas as homenagens e de toda a adoração que não devemos e não prestamos senão a Deus.

.

Eis aí privilégios do Sagrado Coração que o elevam acima de todos os outros corações;

E também de todos os objetos que, como a Cruz, a manjedoura, os cravos e a coroa de espinhos;

Foram santificados pelo contato direto que tiveram com o Homem-Deus.

Com efeito, por mais caros e veneráveis que todos eles sejam para a piedade dos fiéis;

Sua existência não se confunde com a própria pessoa do Redentor, como é o caso do Sagrado Coração.

Esse Coração vivo de Nosso Senhor é o emblema, o símbolo, não de um amor indeterminado;

Mas do próprio amor de Jesus, inteiramente conforme à sua natureza humana como à sua
natureza divina.

.

Jamais se verá em alguém um coração tão sensível à influência de todos os afetos da alma.

Nosso Senhor é o homem perfeito e, portanto, n’Ele há uma perfeita harmonia entre os seus afetos e os sentimentos de seu Coração.

.

Em cada um de nós, os movimentos da vontade podem não ter senão uma repercussão imperceptível no coração;

Porque nossa parte sensível o submete, não raro, a impressões contrárias e mais vivas.
Em Nosso Senhor, não.
N’Ele tudo é ordem, e essas oposições deploráveis, entre o sentir e o querer não existem.

E um coração reto, puro, imaculado, divino, e todos os sentimentos que aí têm lugar são santos
e santificadores:

“Eu te farei ler no livro do amor de meu Coração”, disse um dia o Divino Mestre à confidente de seu Sagrado Coração, Santa Margarida Maria Alacoque.

E nunca – talvez no Céu – conseguiremos ler tudo quanto está escrito nesse divino livro.

.

A representação do Sagrado Coração de Jesus

.

Sagrado Coração de Jesus 11

.

.
O Sagrado Coração é normalmente representado com a cruz, as chamas, a coroa de espinhos, acrescentada a chaga nele aberta por Longino.

Recordemos o que Santa Margarida Maria conta, ela mesma, em carta dirigida ao Padre Rolin, seu confessor, em 1674:

.

“No dia de São João Evangelista, após ter recebido de meu Divino Salvador;

Uma graça mais ou menos parecida à que recebeu na noite da Ceia este discípulo bem-amado;

O Divino Coração me foi representado como um trono de fogo e de chamas;

Radiante de todos os lados, mais brilhante que o sol e transparente como um cristal.”

.
A chaga que ele recebeu sobre a cruz aparecia aí visivelmente.

Uma coroa de espinhos envolvia esse Sagrado Coração, e uma cruz o encimava.

.

“Meu Divino Salvador fez-me conhecer que esses instrumentos de sua Paixão significavam que o amor imenso dele para com os homens;

Tinha sido a fonte de todos os sofrimentos e de todas as humilhações que Ele quis sofrer por nós,

Que, desde o primeiro instante de sua Encarnação;

Todos esses tormentos e desprezos Lhe estavam presentes;

E que desde esse primeiro momento, por assim dizer, essa cruz lhe foi plantada no Coração;

Que Ele aceitou, desde então, para nos testemunhar seu amor;
Todas as humilhações, a pobreza, as dores que sua sagrada humanidade deveria sofrer durante toda sua vida mortal”.

.
Fontes:
Associação Apostólica Sagrado Coração de Jesus catolicismo.com.br / Encíclica Aurietis Aquas

.


Missa do Imaculado Coração de Maria

.

Imaculado Coração de Maria

.

Amanhã (29), faremos celebrar uma Santa Missa em honra a Memória do Imaculado Coração de Maria.

.

Por isso, convidamos você a participar espiritualmente deste momento único.

.

Ligue gratuitamente de qualquer região do Brasil para:

0800 608 2128
Dica: Se estiver no celular, somente tecle no número para discar automaticamente.

.

E inscreva seu nome e suas intenções no Livro de Missas desta celebração.*

.

Rogue ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria, pois certamente uma chuva de bênçãos será derramada em você e em sua família.

.

*Horário de Atendimento: Das 08h às 18h. 

 

.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?