Santa Bernadette Soubirous: exemplo de desinteresse, alienação e holocausto

Extrato do jornal “La… de Messina” (Itália), de 6 de junho de 1965, que dá uma série de pensamentos à maneira de testamento de Santa Bernadette Soubirous. 

"Moinho Bolly" - Casa da família de Bernadette Soubirous

“Pela miséria de meu pai e pela ruína do moinho (no qual ela e sua família moravam e pelos vários fatos infelizes que se deram em conseqüência), pelo vinho do cansaço, pelas ovelhas doentes, graças vos dou, Senhor”.

  Eram vários infortúnios que tinham acontecido ao pai e que tinha reduzido a família do pai à miséria.

“Pelos meninos acudidos, pelas ovelhas que tomáveis conta, graças vos dou, Senhor. Graças, ó meu Deus, pelo comissário, pelas polícias, pelas duras palavras de Dom Peyramale”.

  Ela foi perseguida, foi levada à polícia, maltratada pelos comissários, e o padre vigário de lá lhe disse muito duras palavras. Então, por tudo isso, diz ela: “graças vos dou, Senhor”.

“Por aqueles dias em que Vós me aparecestes, ó Virgem Maria. Por aqueles dias em que Vós não aparecestes, eu não vos saberia agradecer de outra maneira a não ser agradecendo-vos no Paraíso. Mas pelos debiques recebidos, pelas injúrias e pelos ultrajes, por aqueles que me mandaram prender como doida, pela cólera que tiveram contra mim, por aqueles que me tomaram como interesseira, graças vos dou, Senhora”.

“Pela ortografia que eu jamais consegui aprender, pela memória que eu jamais tive, pela minha ignorância e por todo o meu… mental, graças vos dou, Senhora. Graças, graças porque se houvesse sobre a terra uma menina mais ignorante e mais estúpida do que eu, Vós a teríeis escolhido para aparecer. Por minha mãe, morta há muito tempo; pelo sofrimento que eu tive quando meu pai, em vez de abrir os braços à sua pequena Bernadette, me chamou soror Maria Bernard, graças ó Jesus”.

Ela era freira e o pai foi vê-la. E em vez de chamá-la Bernardette, chamou-a soror Maria Bernard, com cerimônia. Eu creio – não me lembro bem do episódio da vida – mas talvez também com má vontade. E ela teve um choque com isso.

“Graças por ter me dessedentado de amarguras a esse coração por demais tenro que Vós me destes. Por Madre Josefina que me proclamou ‘boa para nada’… “

Quer dizer, não prestava para nada: “muito obrigado”.

“Pelos sarcasmos da madre mestra de noviças, pela sua voz dura, pelas injustiças, pelas ironias, pelo pão da humilhação, muito obrigada. Graças por ter sido Bernadette ameaçada de prisão porque tinha visto a Virgem Maria, olhada pelas pessoas como um animal raro, aquela Bernadette tão mesquinha que, ao vê-la, se dizia…

  “Mesquinha” quer dizer tão “pouca coisa”, tão pequenina.

… É tudo isso?”

 Bernadette inclusive era muito baixotinha, extremamente baixinha. Então, quando iam ver Santa Bernadette pensavam numa santa que tinha visto Nossa Senhora… e entrava um toquinho de gente com cara de analfabeta. A pessoa dizia: “É isso? É exatamente só isso?!” Depois isso dito por francês…

“Por esse corpo miserável que Vós me destes, por essa doença de fogo e de fumo… pelas minhas carnes em putrefação, pelos meus ossos com cáries, pelos meus suores, pela minha febre, pelas minhas dores surdas e agudas, graças ó meu Deus. E por essa ânsia que Vós me destes para o deserto da aridez interior, pela vossa noite e pelos vossos relâmpagos, pelos vossos silêncios, mais uma vez, por tudo, por Vós ausente e presente, graças, ó Jesus”.

Única foto de Santa Bernadette na gruta de Lourdes - 1862

Oração heróica de quem foi escolhida para ser o arco por onde um raio de sol penetrou no mundo contemporâneo

  Eu compreendo que para muitos ouvidos, essa oração possa ter uma conotação de “heresia branca” [Nota: expressão aqui utilizada no sentido de uma atitude sentimental que se manifesta sobretudo em certo tipo de piedade adocicada e uma posição doutrinária relativista]. Entretanto ela não tem nada de “heresia branca”! É uma oração verdadeiramente heróica.

Qual é o heroísmo que está dentro disso? É o seguinte: ela teve uma graça incomparável: foi a ela que Nossa Senhora apareceu, foi a ela que Nossa Senhora indicou onde é que estava a fonte onde deveria arranhar para que saísse a água que brota até hoje com as curas milagrosas.

Foi, portanto, a partir das revelações feitas a ela que Nossa Senhora inaugurou uma série de maravilhas pelo mundo inteiro e que sob a invocação de Nossa Senhora de Lourdes a devoção a Nossa Senhora também se espalhou maravilhosamente.

Ela, pequena; ela, miserável; ela, mesquinha; ela, nula; ela, plebéia; ela, pobre… ela foi o arco por onde quis entrar esse raio de sol no mundo contemporâneo. Já no século dela, tão orgulhoso, tão cheio de incredulidade, tão revoltado, tão adiantado no processo da Revolução gnóstica igualitária. Para todas essas coisas sublimes foi escolhida essa pessoa tão insignificante.

Ela poderia fazer o seguinte raciocínio:

“Meu Deus, Vós me destes todas essas coisas. Mas Vós me destes em compensação esses ossos cariados, essa carne putrefata, me destes todas essas doenças, me destes toda essa miséria, me destes todas essas coisas contrárias, mas em compensação, em contrapartida, Vós me destes a grande vantagem de ser a Bernadette, a grande Bernadette escolhida por Vós para iluminar o mundo inteiro. Então, eu aceito de boa vontade tudo aquilo que me destes de triste, de ruim, eu aceito como ação de graças por aquilo que me destes de bom”.

Seria um pensamento que nós consideraríamos legítimo, e que seria legítimo. Mas como ela era uma santa, ela levou a atitude de alma dela diante da conduta da Providência em face dela até o limite da sublimidade.

E ela fez o balanço e viu que ela não era nada, que era um toquinho de gente, que tinha uma saúde péssima, pior do que isso: tinha uma cabeça que não valia dois tostões. Ela era apenas uma pessoa muito equilibrada, não tinha mais nada. Mas era ignorante, nunca tinha conseguido direito aprender a ler e escrever. Servia para os ofícios mais modestos dentro do convento.

Por outro lado, era de uma família das mais miseráveis, porque ninguém consegue ser mais miserável do que um moleiro que não consegue tocar para a frente seu moinho e vai viver dentro de uma casa que era quase uma ruína, numa cidadezinha “de lo último” como era Lourdes no tempo dela. E viveu sempre às portas da miséria negra, sempre dentro da indigência.

Santa Bernadette Soubirous, uma vítima expiatória pela glória da Igreja e salvação das almas  

Ela não foi, portanto, nada. Ela agradecia a Deus Nosso Senhor não uma coisa compensando a outra, mas agradecia uma coisa e outra. E ela agradecia que Deus lhe tivesse tirado tudo por causa do bem que ela podia fazer aos outros, Deus lhe tendo tirado tudo.

É vítima expiatória, que tomando em consideração os pecados do mundo, tomando em consideração que sem sangue não se faz remissão e que, portanto, se alguns não sofrerem, outros não serão resgatados; e que é preciso que haja algumas almas que sejam como pára-raios sobre as quais se descarregue a cólera de Deus para que não caia sobre outras almas, ela aceitou – ela, nula – ela aceitou tudo aquilo sobre si.

Para quê? Para que, precisamente, inúmeras almas fossem salvas e a Igreja Católica tivesse glória. Compreendeu bem que ela não teve apenas aparições, mas que teve também uma cruz, e que a cruz não era a contrapartida das aparições.

A cruz era um complemento das aparições e uma coisa mais preciosa do que as próprias aparições. E ela ter aceito bem a cruz, ter levado até o fim, com amor, com entusiasmo pelo sofrimento, por causa do que o sofrimento significa no plano sobrenatural, isso fez dela uma santa.

“O que faz a grandeza de uma pessoa não é a grandeza da aparição, mas a grandeza da cruz”  

Os senhores querem ver a prova? Houve na França, no mesmo século, uma grande aparição também. Uma aparição que foi ocasião de uma mensagem que, em última análise, é mais rica de conteúdo do que as aparições de Lourdes. Foi a mensagem de La Salette, inclusive o famoso segredo contado ao Papa Pio IX.

Melânia, a camponesa a quem Nossa Senhora apareceu junto com o camponesinho Maximino, não foi, segundo tudo indica, uma santa. Foi uma mulher que andou perambulando – uma religiosa correta – mas que andou perambulando muito de Ordem religiosa em Ordem religiosa, e que não deixou nenhum sinal de santidade, ao menos que eu saiba, nas biografias que eu tenho estudado dela.

Por que é que ela não é tão grande quanto Bernadette? Ela recebeu uma visão maior, talvez, do que Bernadette. É porque o que faz a grandeza da pessoa não é a grandeza da visão, mas a grandeza da cruz. Então, nós vemos uma pessoa que não é nada, que reconhece que não é nada, que toma esse nada que é e faz desse nada uma hóstia para oferecer a Nosso Senhor. E dizendo o seguinte:

“Meu Deus, enquanto todos perdem a alma para ser alguma coisa, enquanto aqueles que vós sobrecarregastes de dons, dilapidam esses dons de um modo miserável, eu a quem Vós fizestes nada, eu vos agradeço esse nada.

Peço-vos que aceiteis a minha conformidade com esse nada para glória vossa. Eu sei que eu sou o rebotalho do mundo, eu sei que eu sou o asco da terra, eu sei que ninguém quer saber de mim, mas eu sei que Vós, três vezes Santo, perfeito, eterno, imutável, onisciente, misericordioso, eu sei que para Vós, ó meu Deus, dentro de meu nada eu sou muito.

Eu sou tanto, que por mim Vós vos teríeis encarnado, e Vós teríeis sofrido o tormento da Cruz. Vós, sim Vós me amais. E se Vós amais esse nada, aceitai esse nada. Ele vale pelo amor que Vós lhe tendes. Aceitai esse nada e aceitai-o por aqueles a quem Vós destes tanto. Eles que receberam de Vós dons que eu não recebi, os utilizem segundo os vossos desígnios. Eu vos ofereço, meu Deus, eu vos agradeço os dons que eu não recebi”.

Isso é levar até o sublime o desinteresse. É o amor de Deus sem preocupação por si, é exatamente o puro amor de Deus. A tal ponto que ela, no que diz respeito mesmo às aparições, que deveriam ser para ela um título de glória ela põe…

“Eu sei que eu fui escolhida por ser um nada. Se houvesse alguém mais estúpido na terra, teria sido ele escolhido. Mas eu vos agradeço a estupidez que me valeu, que não foi a contrapartida da aparição, mas que foi a ocasião da aparição. Eu vos adoro, eu vos dou graças”. É um desinteresse completo, é o holocausto completo, é o himeneu completo. Aí os senhores têm um ato de culto perfeito.

Santa Bernadette: um exemplo de desinteresse, de alienação, de holocausto

O que dizer a respeito disso como aplicação a nós? Nós devemos nos lembrar que Santa Bernadette Soubirous e tantas outras, e tantos outros morreram para que fôssemos desinteressados. Para que tivéssemos uma vida espiritual em que procurássemos, mais do que o Céu para nós, a graça de amar desinteressadamente a Deus.

Não procurar o Céu para ser feliz no Céu, mas procurar o Céu porque Deus está lá e para amarmos desinteressadamente a Deus. Antes de tudo e acima de tudo, colocando a nossa felicidade no Céu como uma coisa enormemente preciosa, mas secundária em comparação com a idéia de que nós vamos ver a Deus e vamos adorá-Lo, vamos contemplar a glória dEle. Então, exclusivamente para Ele. Que sejamos tais que também nós atuemos em nossa família de almas pelo exclusivo interesse da Causa católica.

 Fonte: Plinio Corrêa de Oliveira.info

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

6 Comentários

  • SANTA BERNADETE, PEÇO EM NOME DE JESUS E EM NOME DA VIRGEM MARIA
    QUE MUDE O PENSAMENTO DE MINHA FILHA,POIS ELA ESTA ERRADA E EU JA NAO AGUENTO
    MAIS ESTA SITUAÇÃO.ENTAO PEÇO-LHE A JUDA A AJUDA E A SUA INTERCESSAO EM NOME DE JESUS E MARIA . E JA LHE AGRADEÇO E LHE PEÇO FORÇAS E PACIENCIA

    Resposta
  • Santa Bernadette,que soubeste carregar a sua cruz por amor a DEUS,intercede por mim e pelas familias que sofrem com desentendimento em casa com os filhos e marido,restaura as familias desajustadas.Amém!

    Resposta
  • muito obrigada Jesus e aVirgem Maria por Santa Bernadette
    muitas graças nos das querida rogai por nos, por minha familia, alunos e
    por mim que tanto precisamos Fé, minha irmã!

    Resposta
  • Santa Bernadete peço graças e oraçoes pela restauraçao do meu matrimonio com minha esposa. Estamos separados hé noventa dias e ela nao deseja nem me ver. Tira toda magoa do coraçao dela e restaura a nossa uniao. Amem

    Resposta
  • Santa Bernardette que foste escolhida por Maria Mãe de Jesus e nossa Mãe para mostrares ao Muno que mesmo depois de todos os tormentos que passaste sempre guardaste a tua Fé , intercede pela Humanidade que “vive” mergulhada nas trevas , no desânimo, na ganância, no desespero que por tua intercessão junto de Maria a Luz volte a brilhar no meio dos Homens..,consagro-te o Terço do Rosário Santinha Bernardette!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?