Virgem Maria, consoladora dos aflitos

Diante das cruzes da vida, devemos procurar ajuda da Mãe.

(Acenda aqui sua vela no Oratório da Medalha Milagrosa)

 

Nossa Senhora Mãe dos Homens

Toda mãe tem um jeito especial para consolar seu filho. É comum vermos a cena da criancinha chorando nos braços  dos parentes e amigos. Só a mãe é capaz de fazer a criança parar de chorar e até dormir com aquela sensação de segurança. Imagino tenha sido essa a situação de São João ao pé da cruz (cf. João 19, 25). Seu divino Mestre pendia naquela cruz. Pouco antes da morte ele escutara aquelas palavras de confiança e dor: “Filho, eis aí a tua mãe; mãe eis aí o teu filho”.

Normalmente imaginamos que com aquele gesto, Nosso Senhor Jesus Cristo pedira a São João que cuidasse de sua Mãe. De fato, foi o que aconteceu. São João A levou para sua casa e dela cuidou até o final de sua vida. Mas podemos também inverter a consideração.

Naquele momento, São João precisava muito mais de ajuda do que Maria Santíssima. Então é provável que ela o tenha fortalecido e o tenha encorajado em todas as suas aflições. E foi assim durante muitos anos. Quando os apóstolos se dispersaram para exercerem seu ministério nos vários lugares, Nossa Senhora os consolava, como fez com São Tiago, na Espanha.

Quando estavam no Cenáculo, antes de Pentecostes, Nossa Senhora estava lá. Certamente ela os sustentava na esperança da vinda do Consolador. Ela já estava “cheia de graça”. Por isso o céu já vivia plenamente no seu coração. Quem vive assim, pode consolar os filhos que vivem “gemendo e chorando neste vale de lágrimas”.

Maria Santíssima consola também cada um de nós em nossas aflições. Quando estamos diante das cruzes da vida, devemos recorrer a Ela. Ali conseguiremos o sono tranqüilo de crianças que sabem que estão seguras.

Recorra a Nossa Senhora agora mesmo, acendendo uma vela aqui por suas intenções.

Todo o Apostolado estará rezando por você

Mas qual seria o consolo da Virgem Maria? Seria uma palavra, um olhar de ternura, uma prece confiante, um conselho de paz, um afago, uma resposta de solução?

Tudo isso ela faz, como tem feito nas diversas aparições aprovadas pela Igreja, como as de Lourdes e de Fátima. Mas o principal consolo é “mostrar-nos seu Filho, Jesus”! Certamente foi isso que ela disse a São João:

– Filho, Ele voltará… Ele ressuscitará… a morte não pode vencer o amor!

Normalmente nossas aflições têm alguma coisa a ver com a morte. Quem não tem medo de morrer?

Rezamos, na Ave-maria, que Mãe Santíssima esteja nos consolando “agora e na hora de nossa morte”. As pequenas dificuldades de todos os dias costumam nos afligir.  Procuremos nossa Mãe de toda consolação. Ela apontará para a cruz e dirá:

– Com meu Filho vencerás este momento de aflição. Creia, ame, espere!

Maria Santíssima, nossa Mãe, aprendeu essa lição quando Jesus se perdeu no meio da multidão, aos doze anos. Foram encontrá-Lo em Jerusalém, no Templo, conversando com os doutores da lei.

Ela disse:

– Teu pai e eu te procurávamos aflitos.

Nessa ocasião o Menino os consolou:

– Não sabíeis que devia estar na casa de meu Pai?

Esta é a forma de buscar o consolo. Temos que procurar Nosso Senhor Jesus Cristo na casa do Pai. Se estivermos  muito aflitos com alguma situação, procuremos uma igreja ou um lugar recolhido; fiquemos um tempo em silêncio, orando, e façamos nossa consagração  ao Imaculado Coração de Maria Virgem.

Ela nos acolherá e nos colocará junto a seu Filho, Jesus. Alí não temos mais razão para permanecer com medo ou aflitos. Exatamente isso diz-nos o Salmo 22: “A vossa bondade e misericórdia hão de seguir-me por todos os dias de minha vida. E habitarei na casa do Senhor por longos dias” (Salmo 22, 6).

Consoladora dos aflitos, rogai por nós!

Fonte: Vocacionados Menores

  1. 10, março, 2011 em 10:59 | #1

    que Nossa Senhora passe na frente afaste este teus filhos de mal companhia:Fábio,Thaís,Cristiane,Fancisca,Miguel,Danielle,Leúri,Felipe,Laura,Lucas,Danielle,Roger,Felipe,Marcelo

  2. Maria Clea Estanislau dos Anjos
    16, novembro, 2010 em 14:54 | #2

    Nossa Senhora peçolhe que recorreis a teu Filho Jesus o médico dos médicos para que cuides de minha saude fisica e espiritual, e estirpai todo mal de meu corpo fisico porque sou feita a imagem e semelhança de Deus Pai. Senhora obrigado por ter tirado todas as pedras dos caminhos de minha familia principalmente de minha filha Viviane filho Bruno. orientaI-os em suas profissões, dai sabedoria a eles, paz alegria e felicidade, abri casa , abri portas e dcorações para eles, mãe Tu indo na frente os filhos estão protegidos

  3. 16, novembro, 2010 em 13:32 | #3

    nossa senhora das graças obrigado por tudo amem

  4. 16, novembro, 2010 em 09:13 | #4

    minha mãe muito obrigado por tudo preciso da sua ajuda novamente mais ja tenho pedido muito. para a senhora ter misericordia de todos nos que somos pecadores. e sim pedindo para que DEUS ouça nosso clamor por intenceção da nossa senhora de fatima que e muito abençoada e que ja mais deixa um filho sem ser atendido muito obrigado mesmo de coração…. nossa senhora rogai por nos que recoremos a vos…

  5. IONE MARIA DUARTE
    16, novembro, 2010 em 09:00 | #5

    OBRIGADA NOSSA SENHORA POR ESSE FERIADÃO MARAVILHOSO COM MINHA FAMILIA E AMIGOS. AMÉM!

  6. cleo
    15, novembro, 2010 em 21:37 | #6

    Obrigada nossa senhora das graças, minha filha passou para segunda fase do vestibular,nos abençoe para ela passe agora pela segunda,AMÈM…
    MUITO OBRIGADA MAÊZINHA….

  7. 15, novembro, 2010 em 18:06 | #7

    Nossa Senhora rogai por nós que recoremos a vós.

  8. Avelino Gouveia
    15, novembro, 2010 em 02:30 | #8

    Pai Celeste acolhei-me

  1. Nenhum trackback ainda.

Receba diariamente:
Mensagens de Fé e de áudio, Novenas, Orações e muito mais no seu e-mail.

Pesquisar no site

Veja o que acabamos de publicar

  • “Tudo por Jesus, mas nada sem Maria!” Leia Mais +
  • O Horto das Oliveiras dos Pastorinhos de Fátima Leia Mais +
Topo ↑

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima. Basta ligar para: 0800 608 2128

Rua: David Pimentel, 745, Fazenda Morumbi
CEP 05657-010 - São Paulo/SP

Política de Privacidade