A Sabedoria da Igreja e a Singularidade da Natividade de Nossa Senhora

O nascimento de Maria marcou o início de uma nova era na história da salvação

Hoje a Igreja celebra com júbilo a Natividade da Bem-Aventurada Virgem Maria. Entre as festas marianas, esta ocupa um lugar especial, pois marca o início de uma nova era na história da salvação.

O nascimento de Maria foi a aurora da Redenção, o prenúncio da vitória de Jesus Cristo sobre o pecado e a morte.

A hierarquia do culto cristão

Para compreender melhor essa grandeza, convém lembrar que a Igreja, em sua sabedoria milenar, sempre soube distinguir os diversos níveis de honra que devemos tributar:

  • Latria – a adoração devida somente a Deus e a Nosso Senhor Jesus Cristo, o Verbo Encarnado.
  • Dulia – a veneração prestada aos santos, reconhecendo neles a obra da graça.
  • Hiperdulia – um culto singular reservado unicamente à Virgem Santíssima, tão elevada acima de todos os anjos e santos que a própria Igreja precisou criar uma categoria especial para exprimir essa veneração única.

Assim, essa distinção revela não apenas precisão doutrinária, mas também a percepção do lugar incomparável que Nossa Senhora ocupa em toda a criação.

Se os santos são espelhos da graça, Maria é a sua plenitude visível, a criatura “cheia de graça” desde o primeiro instante de sua existência.

O sentido da Natividade de Nossa Senhora

Partindo dessa realidade, entende-se por que a festa do Nascimento da Virgem ocupa um lugar privilegiado entre todas as festas marianas. Sua vinda ao mundo marca uma nova etapa na história da salvação.

O Antigo Testamento, que narra a longa espera pelo Messias, pode ser dividido em duas fases: antes e depois da vinda de Maria.

Sem ela, os clamores da humanidade permaneceriam estéreis; com ela, a esperança floresceu. Sua presença na terra inaugurou uma nova corrente de graças.

Assim, Maria foi a “Porta do Céu” pela qual o Salvador entrou na história. Sua própria existência já era um anúncio da Encarnação, antecipando a vitória de Cristo sobre o pecado.

Desde o seu nascimento, a Mãe de Deus manifesta também sua maternidade espiritual sobre a Igreja, exercendo a missão única de medianeira universal de todas as graças.

O reflexo dessa festa hoje

Do mesmo modo, celebrar a Natividade de Nossa Senhora não é apenas recordar um fato histórico, mas também compreender seu significado para a nossa época.

Assim como no Antigo Testamento o nascimento de Maria foi a aurora da Redenção, também hoje sua festa é um chamado à esperança diante das trevas espirituais que se espalham pelo mundo.

De fato, a Providência, em cada tempo, suscita filhos e devotos de Maria que, movidos pela graça, mantêm viva a chama da fé.

Esses fiéis, muitas vezes simples e escondidos aos olhos do mundo, dedicam-se à oração, à penitência e à difusão da devoção mariana.

São eles que, como pequenas tochas, iluminam a noite de pecado e preparam os caminhos para a vitória prometida por Nossa Senhora em Fátima: “Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará.”

Esse reinado espiritual, chamado de Reinado do Imaculado Coração de Maria, não é apenas uma esperança piedosa, mas uma promessa profética.

Por isso, quando se diz que a Providência suscita filhos de Maria em nossos dias, entende-se que Deus levanta almas generosas — leigos, religiosos e sacerdotes — que, sustentados pela graça, difundem a devoção ao Imaculado Coração, enfrentam o neopaganismo atual e preparam o terreno para o triunfo de Maria.

Uma repetição simbólica

Portanto, de certo modo, cada vez que celebramos o nascimento da Virgem, repetimos espiritualmente aquele momento bendito em que uma nova aurora despontou na história.

Assim como seu nascimento prenunciava a vitória de Cristo sobre o paganismo antigo, também hoje prenuncia a derrota do neopaganismo contemporâneo.

Aqueles que lutam pela causa de Nossa Senhora são como faróis que anunciam a vitória vindoura. Sua oração, sacrifício e apostolado apressam a realização da promessa: “Por fim, o Meu Imaculado Coração triunfará.”

Um chamado à oração e confiança

Enfim, o nascimento da Virgem é mais que uma recordação: é um convite à confiança.

Quem deseja ver a vitória da Igreja e a derrota das forças do mal deve unir-se a Maria e rezar pela vinda de seu Reino.

Assim como a aurora anuncia o sol, a Natividade de Nossa Senhora anuncia o triunfo que transformará a face da terra.

Celebrar esta festa é pedir a Deus, com insistência filial: “Apresse-se, Senhor, o dia do triunfo de Vossa Mãe, para que a longa noite de pecado seja vencida pela luz de Maria.”

Nota: O texto acima foi adaptado para publicação editorial com base em uma conferência informal proferida pelo Professor Plinio Corrêa de Oliveira (1908–1995) em 8 de setembro de 1966.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?