Neste 13 de maio: que nossa resposta não seja a indiferença

Se Nossa Senhora repetisse hoje Suas advertências feitas em Fátima: como reagiria a humanidade?

Há 108 anos, no dia 13 de maio de 1917, três crianças portuguesas — Lúcia, Francisco e Jacinta — testemunharam um acontecimento que marcaria para sempre a história da humanidade: a primeira aparição de Nossa Senhora em Fátima, cuja festa hoje comemoramos.

Com palavras simples, mas de peso eterno, a Mãe de Deus alertou o mundo sobre o pecado, os castigos que viriam e a necessidade urgente de conversão.

Mais de um século depois, cabe uma pergunta decisiva:

— Se Nossa Senhora voltasse hoje e repetisse os mesmos apelos, o que aconteceria? O mundo ouviria ou a rejeitaria mais uma vez?

A pergunta que não quer calar

Foi justamente essa a pergunta que animou uma reflexão do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira em uma conferência proferida em 1983: 

“Se Nossa Senhora repetisse hoje Suas advertências feitas em Fátima, que faria a humanidade?”

De fato, não há pergunta mais pertinente. E, ao mesmo tempo, mais difícil.

Tentar responder a essa questão é quase como tentar adivinhar os desígnios da própria Rainha do Céu, aquela que governa o universo sob a vontade de Deus. 

O que Ela fará? Como intervirá? Quando virá a hora da misericórdia ou a hora do castigo?

A imprevisibilidade do coração humano

Para entender o drama dessa pergunta, o Prof. Corrêa de Oliveira nos leva a um mergulho profundo na alma humana.

Ele recorda passagens da história sagrada — verdadeiros milagres — diante dos quais os homens, em vez de se converterem, se endureceram ainda mais.

Os israelitas caminharam por quarenta anos no deserto, graças à providência divina. E mesmo assim, murmuravam, duvidavam, traíam. Milagre após milagre, e seus corações continuavam frios.

Os pastores que ouviram os anjos na noite de Natal, os apóstolos que presenciaram a Transfiguração no Tabor, os discípulos que viram Lázaro sair do túmulo ao som da voz do Cristo

Todos esses testemunharam o sobrenatural. Mas nem todos permaneceram fiéis. A emoção passou, a graça foi rejeitada, a tibieza venceu.

E o que dizer da multidão que, vendo o milagre da ressurreição de Lázaro, concluiu que era preciso matar Aquele que fizera tal prodígio?

A dureza do mundo contemporâneo

Diante dessas considerações, voltemos nossos olhos para o mundo atual.

Se no passado os homens reagiram com indiferença — ou até com ódio — às maiores manifestações de Deus, o que esperar de uma sociedade que legisla contra a moral cristã, que se esquece de Deus, que zomba dos ensinamentos da Igreja?

Será que corações tão endurecidos se converteriam ao ouvir novamente a voz materna de Nossa Senhora?

A resposta é dura, mas realista: provavelmente, não.

Mesmo diante de um novo milagre, mesmo que a Virgem Santíssima se manifestasse com ainda mais esplendor do que em Fátima, o mundo de hoje, entregue ao egoísmo e ao pecado, arranjaria desculpas, criaria sofismas, zombaria ou simplesmente ignoraria.

13 de maio: a advertência esquecida

Em 13 de maio, Nossa Senhora, em Fátima, não veio apenas para consolar.

Ela veio para advertir. Anunciou castigos — guerras, perseguições à Igreja, erros espalhados pelo mundo —, mas também prometeu a vitória: “Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará.”

O que se vê hoje é claro: os homens fecharam os olhos aos sinais do Céu, rejeitaram os apelos da Mãe de Deus e esqueceram que suas almas correm risco eterno.

A pergunta de Fátima permanece pois viva e urgente. Querem se converter? Ou preferem seguir o caminho largo que leva à perdição?

Se o seu coração sente que é hora de reagir, então comece hoje: apoie o grupo Apóstolos de Fátima e responda com fé ao apelo da Mãe de Deus.

Clique para saber mais.

A resposta que cabe a cada um de nós

Todas estas considerações nos convidam a fazer um exame profundo da consciência: será que, se estivéssemos lá, na noite de Natal, aos pés do Tabor, junto ao túmulo de Lázaro, teríamos sido fiéis?

E hoje, com tudo o que sabemos, com tudo o que a história nos ensinou, estamos preparados para ouvir, acolher e obedecer a Nossa Senhora de Fátima?

Ou seremos mais uma geração que a despreza, como fizeram muitos no passado?

A advertência continua ecoando. E a resposta que o mundo dará depende, em parte, da resposta que nós mesmos damos, todos os dias.

Neste 13 de maio, festa da primeira aparição de Fátima, que a nossa resposta não seja de indiferença. Que seja de Fé, de oração, de reparação e de confiança no Imaculado Coração de Maria.

Convite final: escutemos o apelo do Céu

Nossa Senhora veio a Fátima para nos oferecer um caminho de salvação. Esse caminho continua aberto a cada um de nós.

Por isso, recitemos todos os dias o Santo Rosário, como Ela mesma pediu.

Ofereçamos sacrifícios e penitências pela conversão dos pecadores.

Busquemos os Sacramentos com frequência e consagremo-nos ao seu Imaculado Coração.

É tempo de atender ao chamado. É tempo de agir. 

Se a sua resposta também for de Fé, oração e reparação, então aceite hoje um convite especial: apoie o grupo Apóstolos de Fátima e ajude a espalhar essa mensagem que salva almas.

Como retribuição a sua contribuição:

  • seu nome estará em Missas mensais com suas intenções incluídas no altar; 
  • você receberá em casa materiais abençoados que fortalecem a vida espiritual de toda a família; 
  • faz parte de um exército silencioso que reza, repara, consola o Coração Imaculado de Maria e leva o Rosário a quem mais precisa.

Clique aqui para fazer parte

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?