São Luiz do Paraitinga: o que o povo diz nas ruas

sao-luiz-paraitinga-foto-enchente

O jornal Folha de São Paulo de 17/1/2010 publicou a matéria sobre o comentário de moradores de São Luiz do Paraitinga que reproduzimos abaixo. Deixamos para os leitores os comentários que poderão ser feitos no final deste post.

———————————-

Para morador, enchente foi um “castigo de Deus”

Religiosos dizem que cidade se perdeu em micaretas e outras festas pagãs

Imagens de santos achadas em pé reforçam as teorias de punição divina; rumores em Paraitinga citam “premonição” de padre

ROGÉRIO PAGNAN
ENVIADO ESPECIAL A SÃO LUIZ DO PARAITINGA

Os técnicos apontam entre as razões para a catástrofe de São Luiz do Paraitinga os altos índices pluviométricos, o sistema de escoamento problemático e a ocupação irregular do solo. Para grande parte dos moradores, porém, há apenas um único motivo para o que aconteceu: um castigo de Deus.
Ao andar pelas ruas da católica Paraitinga, cidade de cerca de 11 mil habitantes destruída pela força das águas na virada do ano, há sempre um morador para explicar que Deus decidiu punir a cidade porque ela teria se transformado numa espécie de Sodoma e Gomorra.

Assim como as cidades bíblicas perdidas no pecado e também destruídas por decisão divina, São Luiz do Paraitinga teria abandonado os ensinamentos de Deus e se perdido em festas mundanas. A queda da igreja matriz deixou, para eles, claro o recado. “Vai mais gente à Festa do Saci do que à Festa do Divino, que é a festa do padroeiro”, diz a cozinheira Bruna Aparecida da Silva, 23. “É um castigo. Deus tá vendo tudo isso”, emenda a colega de profissão, Benedita Arlete.

A Festa do Saci é uma espécie de micareta realizada na cidade no final de outubro. A grande atração de Paraitinga é, porém, seu Carnaval, que chega a reunir em suas apertadas ruas 60 mil pessoas por dia. “Tem que fazer festa para Deus, não para o outro lado. Saci é do outro lado, da esquerda, não é não?”, explica o agricultor João Rangel dos Santos, 67, que perdeu um filho em soterramento na noite da enchente. “Isso é para as pessoas acordarem e voltarem a pensar em Deus”, diz a dona de casa Rita de Cássia Cezar Ramalho, 45, vizinha da família dos Santos, no bairro Bom Retiro.
Para a aposentada Olga Pires Fontes, 85, há também a ingratidão de parte dos moradores da cidade com seus padres -assim como aconteceu com anjos enviados a Sodoma. “Aqui tem muita lágrima de padre. Isso contribui”, diz ela, também entre lágrimas. “Cada padre que vem aqui sai sentido com alguma coisa. Conheço uns oito que saíram chorando daqui feito criança”, afirmou ela.

O engenheiro Jairo Borriello, participante do grupo de reconstrução da cidade e que acredita na versão técnica para o desastre, diz que coincidências reforçam a versão religiosa. Uma delas é uma casa ter sido destruída pelas águas e apenas uma parede, a única com crucifixo pregado, ter resistido. “Que as imagens de santo estão sendo encontradas de pé, isso é fato, e ajuda a aumentar esse sentimento”, afirmou.

Por fim, ainda há o rumor, ouvido pela Folha dezenas de vezes, de uma “premonição”: o padre Osmar, de Lagoinha (cidade vizinha), teria previsto o desastre, afirmado que as águas chegariam à matriz e que não haveria Carnaval neste ano.

Procurado, o padre falou pouco. “Não gosto de reportagem. Não sei de nada. O povo pôs palavras na minha boca.”

—————————————

E você leitor? O que acha disso tudo? Qual a sua opinião?

Deixe abaixo seu comentário.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

2 Comentários

  • Acredito que seja a mão do Senhor pesando sobre eles. Não talvez como um castigo, mas como um alerta. Deus permita que se conscientizem e voltem a crescer na Graça do Pai.
    Mas estamos orando por todos. Fraternal carinho e nosso pedido a Deus que desça sobre todos sua infinita Misericordia.

    Resposta
  • Eu acredito realmente no que o povo desta cidade fala: é um castigo de Deus.
    Isto são alertas e advertências para que o povo volte ao verdadeiro caminho.
    Fazer festas satânicas e deixar Deus de lado, ‘da nisso mesmo.
    Com Deus não se brinca. Sim, as bocas das pessoas que disseram isto, foram inspiradas por Deus. Deus, ainda em toda a sua misericórdia, ainda alerta e adverte seus filhos, para que voltem ao bem e não partam para o mal.
    E com sacerdotes é muito certo. Sacerdotes são pessoas consagradas a Deus.Quem ofende a eles, está ofendendo a Deus.
    Minha vó sempre dizia, que cidade que humilha e escorraça seus sacerdotes não fica bem vista por Deus e serve de atraso para elas. Em vez de progredirem, atrasam seu crescimento.
    Não vou dizer o nome de minha cidade, é aqui em Goiás,divisa de Goiás com Minas, lá se tinha o costume de maltratar os sacerdotes, e hoje lá é uma cidade pacata, que nunca cresceu,vive na obscuridade. Eu nasci lá e vim para Goiânia,com 1ano de idade.E hoje tenho 66anos.
    Sou católica Apostolica Romana, sigo direito a minha fé catolica e nela vou morrer.
    Eu em minha opinião, acho que uma pessoa que tem seus princípios e suas raízes na Religião Católica ou outra religião cristã(porque os evangelicos também são cristãos) e vão para outras religiões ou seitas, é um covarde, não tem firmeza na fé.
    Sinto Feliz em ser Católica e Deus tem me beneficiado de muitas graças divinas.
    É muito ruim ser tocado e escorraçado de um lugar em que Deus o colocou para redimir o povo e este povo o recusa como representante de Deus.Sim, eles tem razão em chorar pois no fundo sabem que Deus não ficará contente com este ato desumando.
    Obrigado.Vera Lúcia(Vera)

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?