Os 12 Emblemas de Nossa Senhora – Parte 6 (Final)

Nossa Senhora das Graças 6

.

XII – O trono de Salomão (ou jardim fechado)

.

Fez mais o rei Salomão um grande trono de marfim, e guarneceu-o de ouro muito amarelo, o qual tinha seis degraus; e o alto do trono era redondo pelo espaldar; e dois braços, um de um lado e outro de outro, sustinham o assento; e havia dois leões junto de cada braço.

.

E doze leõezinhos postos sobre os seis degraus, de uma parte e de outra; não se fez obra semelhante em nenhum outro reino do mundo”

.

A Santíssima Virgem foi o trono vivo, temporal, quando o Verbo desceu do trono eterno; foi também quando, ao nascer, o Menino Jesus repousou nos braços d’Ela; foi nesse trono que Nossa Senhora O apresentou para adoração a São José, aos Reis Magos, aos pastores e aos animais que O foram ver; foi ainda depois da crucifixão, ao ser preparado para o sepulcro.

.

1. O trono de Salomão era de marfim. Ou seja, de substância óssea, alva, consistente e preciosa. Nossa Senhora foi o que a Terra teve de mais precioso, puro e consistente.

.

2. O marfim do trono era recoberto de uma camada de ouro finíssimo. Nossa Senhora possuía uma ardentíssima caridade para com Deus, simbolizada pelo ouro, para com o próximo, representada pelo marfim.

.

3. Os degraus do trono estavam circundados por doze leõezinhos, simbolizando a fortaleza e a proteção. Maria Santíssima era circundada por uma proteção divina inteiramente particular. Segundo abalizados autores, Ela dispunha constantemente de mil anjos, de todos os coros angélicos.

.

O jardim fechado

.

Após o pecado, Deus expulsou Adão e Eva do Paraíso, o jardim de delícias. E diante dele colocou um anjo brandindo uma espada de fogo.

.

Maria Santíssima, a antítese de Eva, é também poeticamente chamada de “Jardim fechado”. De fato, em seu seio, por obra do Espírito Santo, germinou a semente divina. E o anúncio desse milagre, de sua maternidade virginal, foi-lhe dado por um anjo.

Agora é um anjo que, como mensageiro do Altíssimo, se curva diante da mulher bendita entre todas, da predestinada a ser Mãe do Salvador. Abre-se o mais belo dos “jardins fechados” e um novo Paraíso desponta para a humanidade.

.

Ricardo de São Lourenço comenta (no De laud. B.V.): “Jardim onde a serpente sedutora não pode se introduzir, como outrora no paraíso terrestre”. E São Jerônimo observa (na Epist. ad Paul.): “Jardim tão cuidadosamente fechado, que jamais receará ser profanado”.

.

O penúltimo versículo do livro Cântico dos Cânticos, do Antigo Testamento, termina com a seguinte exclamação, muito cheia de significado: “Faze-me ouvir a tua voz” (Fac me audire vocem tuam).

.

Maria Santíssima, nossa advogada e nossa mãe

.

Nossa Senhora conhece individualmente cada um de nós. De maneira tal que, na multidão de pessoas ao longo dos séculos, Ela acompanha solícita cada uma em particular.

.

Foi por causa do pedido d’Ela que cada um de nós pôde ser batizado, conhecer a Igreja Católica, receber os sacramentos, obter a devoção a Ela e ser fiel em meio a essa tormenta pela qual a Igreja Católica passa de modo dramático em nossos dias. Pelo favor d’Ela, se o desejarmos de fato, alcançaremos o Céu.

.

Esta é uma importante missão da Virgem Santíssima como nossa mãe e nossa advogada. Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, Ela é também mãe de todos aqueles que nasceram para a graça de seu Divino Filho.

É igualmente enquanto advogada que Ela se tornou mãe inclusive dos pecadores. É sabido que a mãe não tem o papel de julgar, ela é naturalmente advogada do filho.

.

E por mais miserável que este seja, mais imundo, mais asqueroso, a mãe o perdoa e pede a Deus que o indulte também. A mãe será solidária com o filho até quando o pai o abomine completamente.

.

A Sagrada Escritura afirma: “A bênção de um pai constrói uma casa, e a maldição de uma mãe a arrasa até os alicerces!” (Ecl. 3, 11). Ou seja, quando um homem chega a ser amaldiçoado por sua mãe, acabou-se! Mas Nossa Senhora é a Mãe supremamente boa.

.

Perante as chagas de Nosso Senhor, ocasionadas em parte pelos pecados de cada um de nós, Ela intercedeu junto a Deus por nós.

.

E assim cada um de nós foi perdoado. Por meio de Nossa Senhora, Deus veio a nós no nascimento; foi por meio d’Ela que Deus veio a nós por ocasião da Paixão, no momento da Redenção!

.

Isso explica que, após a morte de Nosso Senhor, sua Mãe Santíssima tenha continuado a ser a grande intermediária entre Deus e os homens. São Pedro cometeu um pecado horroroso, quando abandonou Nosso Senhor no Horto das Oliveiras.

.

Depois O negou três vezes!… O galo cantou, Nosso Senhor olhou-o, ele começou a chorar e fugiu. Dizem alguns estudiosos que ele foi então procurar Nossa Senhora. Ela apiedou-se do chefe do Colégio Apostólico e obteve-lhe o perdão.

.

Ele não se desesperou, e se salvou. A tal ponto chega a misericórdia d’Ela, que teólogos afirmam que até Judas –– o mercador péssimo, o traidor por antonomásia ––, caso se tivesse refugiado junto a Nossa Senhora, Ela o teria recebido com toda a bondade, e obtido o perdão para seu pecado imenso.

.

Mas ele recusou todas as graças e se enforcou, precipitando-se assim no Inferno: “Ai daquele homem por quem o Filho do Homem é traído! Seria melhor para esse homem que jamais tivesse nascido!” (Mt 26, 24).

.

Aqueles que se voltam para a Virgem Santíssima recebem tudo. Quem não procede assim, arrisca-se seriamente a não receber nada. Nossa Senhora é a “Porta do Céu”, pela qual as pessoas conseguem as graças. Através d’Ela nossas orações chegam a Deus.

.

Quanto mais estivermos unidos a Ela, mais facilidade teremos para praticar a virtude e nos tornarmos agradáveis a Deus.

.

Segundo São Luís Grignion de Montfort, magníficas transformações operam-se nas pessoas que praticam a verdadeira devoção à Santíssima Virgem.

.

Adquirem capacidade de compreensão das coisas sobrenaturais, força extraordinária de vontade para lutar, potência de ação e fé valorosa, tornando-se capazes de derrotar a grande apostasia dos inimigos de Deus.

.

Quando Nossa Senhora profetizou em Fátima os castigos para a humanidade –– revelando até que várias nações irão desaparecer ––, anunciou ao mesmo tempo seu triunfo final.

.

Peçamos-lhe que, em relação a cada um de nós, conceda a graça que obteve para São Pedro, vencendo nossas dificuldades e aniquilando nossas maldades. Enfim, que o coração d’Ela triunfe em nós, e que se realize logo sua promessa em relação ao mundo contemporâneo!

.

Fonte: Os doze emblemas da Santíssima Virgem por Marcos Aurélio Vieira extraído da Revista Catolicismo

.


Missa de Nossa Senhora do Carmo!

A Missa vai ser celebrada nesta sábado, 09/11, e você pode colocar seus pedidos.

Clique aqui para incluir suas intenções. 

Aproveite para deixar o nome de familiares e amigos para esta celebração.


Boletim Devotos de Fátima

Seja o primeiro a receber conteúdos, orações, notícias, TUDO sobre Nossa Senhora de Fátima!

Clique aqui ou na imagem abaixo:

ADF - Botão Feedburner


Medalha Milagrosa - Post CTA
.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

3 Comentários

  • GOSTARIA DE AGRADECER A DEUS E A NOSSA MÃE MARIA SANTISIMA.
    QUE VOCES ME ENVIASSE UM LIVRO DE ORAÇÃO DO ROSARIO DE FATIMA

    Resposta
  • GOSTARIA DE AGRADECER A DEUS E NOSSA MAE MARIA SANTISSIMA PELAS GRAÇAS ALCANÇADAS E MESMO A QUE AINDA NÃO FORAM.
    PEDIR PARA VOCES ME ENVIA UM LIVRO PARA FAZER O ROZARIO DE FATIMA QUE EU TENHO UM MIÁIS EST ESTRAGADO

    Resposta
    • Bom dia Sra Egenivaldo,
      Salve Maria, Mãe de Misericórdia!

      Para solicitar artigos religiosos, ligue na Central de Atendimento no 0800 608 2128 e fale com uma de nossas colaboradoras. A ligação não tem custos!

      Atenciosamente,
      Associação Devotos de Fátima

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?