DOMINGO DE RAMOS

semanasanta22A Real Confraria da Entrada de Jesus em Jerusalém e Maria Santíssima do Amor faz a sua procissão no entardecer do domingo.

Os confrades portam túnica verde, capa dourada, capirote (chapéu cônico), cíngulo e luvas brancas. O andor da frente representa Nosso Senhor entrando na Cidade Santa, sentado num jumento. No andor seguinte, a Mãe de Deus contempla a tragédia que se avoluma.

“A entrada de Jesus em Jerusalém, no Domingo de Ramos, patenteia quanto o povo O apreciava incompletamente. Aclamavam-No, é verdade, mas Ele merecia aclamações incomensuravelmente superiores, e uma adoração bem diversa!

Humildemente sentado num burrico, Ele atravessava aquele povo, impulsionando todos ao amor de Deus. Em geral, as pinturas e gravuras O apresentam olhando pesaroso e quase severo para a multidão.

semanasanta1Para Ele, o interior das almas não oferecia segredo. Ele percebia a insuficiência e a precariedade daquela ovação.

Nossa Senhora percebia tudo o que acontecia, e oferecia a Nosso Senhor a reparação do seu amor puríssimo. Que requinte de glória para Nosso Senhor!

Porque Nossa Senhora vale incomparavelmente mais do que todo o resto da Criação. Este é o lado misterioso da trama dos acontecimentos da Semana Santa.

Maria representava todas as almas piedosas que, meditando a Paixão, haveriam de ter pena d’Ele e lamentariam não terem vivido naquele tempo para tomar posição a seu lado”.

* Cfr. Prof. José Sánchez Herrero, catedrático de História Medieval da Universidade de Sevilla, La evolución de las Hermandades y Cofradías desde sus momentos jundacionales a nuestros días, http://www.hermandades-de-sevilla.org/hermandades/historiahermandades.htm.


Fonte: Revista Catolicismo

Se você NÃO tem Facebook, comente abaixo a:
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. Nenhum trackback ainda.

 

Receba diariamente:
Mensagens de Fé e de áudio, Novenas, Orações e muito mais no seu e-mail.

Pesquisar no site

Veja o que acabamos de publicar

  • Leia Mais +
  • O Santo Padre Pio, devoto de Fátima, deixou pra você uma mensagem pra você! Veja Leia Mais +
Topo ↑

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima. Basta ligar para: (11) 4368-2253

Rua: David Pimentel, 745, Fazenda Morumbi
CEP 05657-010 - Sáo Paulo/SP

Política de Privacidade