Big Brother – o retrato do que há de pior em nossa sociedade

Aristóteles (384 – 422 a. C) havia proposto que a felicidade é o bem sempre desejado pelo homem e que a prática das virtudes, capitaneadas pelas virtudes cardiais – Prudência, Temperança, Fortaleza e Justiça –, é o único meio de construir uma sociedade onde seja possível a felicidade. Ensinou também que as virtudes deviam ser a primeira preocupação da sociedade na educação das crianças. A Tradição católica, especialmente através de Santo Tomás de Aquino, assumiu preciosos elementos da ética Aristotélica, percebendo que as doutrinas de Aristóteles, com as devidas correções, ajudavam entender, por via racional, a revelação cristã.

Tendo como horizonte de vida as virtudes cardiais, a tradição cristã procurou sistematizar também a compreensão do mal moral, mostrando que os pecados todos têm como raiz os chamados vícios(pecados) capitais: Soberba ( orgulho, desejo de poder, vaidade, sucesso…), Inveja, Cólera (ira, raiva…), Preguiça, Avareza (cobiça…), Gula e Luxúria.

Segundo notícias e comentários de pessoas conhecidas, no Big Brother Brasil há suspeita inclusive de estrupo em cena de sexo, regada a cerveja. E, segundo o Google, na Inglaterra, “depois de umas grades de cerveja e de umas caixas de vinhos, os 14 concorrentes ficaram tão desinibidos que resolveram promover uma festa desnudos na piscina.” Mais: “Os produtores do Big Brother não acreditaram quando viram que triângulos amorosos começaram a surgir em cada quarto da casa, segundo o jornal Daily Star”.

Eis aí como o que há de pior em nossa sociedade (a droga do álcool e a luxúria, juntos, pecados contra a virtude da temperança) se torna meio de ganhar dinheiro (avareza). A Soberba se encarrega de transformar em degradação até mesmo aquilo que há de mais elevado no ser humano.

Nossa Senhora, tende piedade de nós!

A Soberba, segundo a doutrina católica, está presente toda a vez que a pessoa mente para si mesmo, fazendo soar como verdadeira a negação da verdade. Assume-se o lugar de Deus, que nos deu os mandamentos para indicar-nos o caminho que conduz a pessoa e a sociedade ao verdadeiro bem (a Paz).

Santo Tomás, ao falar dos pecados capitais, afirma que estes “são sumamente atraentes, tanto que por eles o ser humano comete muitos outros pecados”. Santo Agostinho experimentou esta verdade até à exaustão: “…mas eu caminhava em meio às trevas, por um caminho escorregadio, procurando a Ti fora de mim, e não achava, pois tu és o Deus do coração. E então cheguei ao fundo, desprovido de esperança, já perdida em mim a fé de ver a verdade face a face” (As Confissões,Liv. 6).

A Soberba está presente na luxúria e na gula (a voracidade do prazer da comida e da bebida) quando se promove a degradação humana e ofende a divina sabedoria. Toda tentativa de justificar o pecado é violência à verdade e ao testemunho da própria consciência. É assim que a miséria moral, apelidada de amor, se torna linda, conforme soube que afirmou Pedro Bial comentando cena recente do BB brasileiro. Ora, uma afirmação como esta no contexto do BB – “o amor é lindo” – traduz exatamente o esforço em transformar em beleza o mau gosto e o vazio de valores de ânsia do sucesso e do dinheiro fácil.

Big Brother é um escárnio – uma espécie de vômito – contra tudo o que ainda existe de resto de moral sadia na sociedade. É atentado violento ao pudor colocado na vitrine midiática, ao alcance de todos.

Fala-se que o Big Brother retrata a sociedade. Aqui é necessária uma correção: “retrata o que de pior há em nossa sociedade” para satisfazer a gula doentia que, estimulada, salta para fora e passa a fazer parte da “normalidade” da vida. O Big Brother estimula esse tipo de comportamento ao conseguir empolgar telespectadores e envolvê-los nesse jogo sujo. É uma forma de exaltar a realidade doentia na sociedade e ao mesmo tempo produzir rejeição ao que é bom e honesto.

Fonte: Com base neste texto do Blog do prof. Felipe Aquino

Se você NÃO tem Facebook, comente abaixo a:
  1. maria
    18, fevereiro, 2012 em 17:38 | #1

    a televisao nao tem nada de bom se vemos um notisiario e so tragedia sem falar nos progamas tipo ese tal de bb. carnisa pura nao sei como tem gente que se presta a isso ficar o dia e noite na frente de uma televisao vendo porcaria o dia todo que JESUS E NOSSA SENHORA passe na vida dessas pessoas.deranmando o seu amor agape na vida deles.AMEM

  2. 17, fevereiro, 2012 em 19:41 | #2

    É uma indescencia ver q/ a televisão só apresenta imoralidades através desse BBB, q/ fica sendo a maior aberração , principalmente a um lar cristão q/ ñ ker assistir , mas se kiser assistir algo depois dele acaba assistindo e participando em kem sai ou fica. Hj em dia ninguem mais se volta ao lado cristão, q/ a vida insiste em fazer c/ q/ tds vejam e perseverem por ele. Ñ.! é mto dificil seguir as leis cristãs, pois prá serem perdoados precisam confessarem-se e confissões já é ultrapassados por mtos e por ai vai, só Deus sabe cm o mundo se encontra totalmente desprotegidos, frios até mornos, pois viraram mtoa ateus p/ seguir uma religião mais livre , poendo serem perdoados sem sacrificios nenhum.

  3. Neusa Araujo
    16, fevereiro, 2012 em 00:15 | #3

    “Big Brother” o que há de mais podre e sujo,colocado no ar pela Televisão .Tanto gasto para que as mentes das pessoas se lixo e dos piores.A degradação do nosso povo está tão cheia de imoralidade ,que não percebe, e dizem ser este”programa”, instrui pois mostra a realidade da vida atual,a vida real dos nossos dias ,mostrando àqueles que o assistem a ver toda aquela imundície, como coisa “natural, normal ” paros dias de hoje.Desprezível e triste realidade,onde os valores morais desapareceram em todo o seu âmago.,disfarçados pelas festas e futilidades.Que o Senhor tenha piedade dessa gente!Maria Santíssima peça a Jesus pelo nosso povo tão carente do Amor de Deus ,e não sabe discernir o que é bom para suas famílias,seus filhos,suas vidas.Não há mais noção sobre a realidade da família,formada com amor,respeito,princípios morais e religiosos.Como chegamos a essa triste realidade? Clamemos para que se derrame sobre nosso País,nossas casas ,nosso povo a Misericórdia e Bondade do Senhor venha sobre todos nós trazendo-nos a Fé, o Amor e a Confiança em dias mlhore…

  4. Maria Angelica Ferreira
    15, fevereiro, 2012 em 22:12 | #4

    MÃEZINHA DO CÉU, ROGO PELA FÉ QUE HOJE EM DIA ESTÁ FORA DO PENSAMENTO DOS SERES HUMANOS .
    ROGO TAMBÉM PELA MORALIDADE… PUDOR…DIGNIDADE…PAZ…SAÚDE…HUMILDADE…SABEDORIA PARA SEMPRE ENTENDER AS VONTADES DE SEU FILHO JESUS.
    MÃEZINHA DO CÉU, ROGO PELA CURA ESPIRITUAL DE MINHA FILHA QUE POR HORA ESTÁ SEM MOTIVOS, SEM SONHOS DE UMA VIDA MELHOR. QUE ELA SEJA CONTEMPLADA COM DISCERNIMENTO E SABEDORIA PARA SABER O QUE ESTÁ ACONTECEDO.AMÉM

Página de comentários
1 2 12838
  1. Nenhum trackback ainda.

Receba diariamente:
Mensagens de Fé e de áudio, Novenas, Orações e muito mais no seu e-mail.

Pesquisar no site

Veja o que acabamos de publicar

  • Vídeo: Ele entrou na Igreja como judeu e saiu como Católico! Saiba como Leia Mais +
  • Vídeo: Os Milagres da Medalha Milagrosa Leia Mais +
Topo ↑

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima. Basta ligar para: 0800 608 2128

Rua: David Pimentel, 745, Fazenda Morumbi
CEP 05657-010 - São Paulo/SP

Política de Privacidade