As diversas invocações da Santíssima Virgem, Mãe de Deus

Nossa Senhora Mãe


Entre todos os títulos dedicados a Maria Santíssima, o mais sugestivo é o de Mãe. Na verdade, poderíamos acrescentar MÃE a todos os títulos existentes. Assim, muitos já se desdobram em: Mãe de Deus, Mãe das Almas, Mãe da Divina Providência, Mãe e Nossa Senhora do “Magnificat”, do Divino Pastor, Mãe das Escutas, Mãe de Fátima, Mãe da Graça, Mãe dos Homens, Mãe da Igreja, Mãe de Misericórdia, Mãe dos Pobres, e tantos outros, como rezamos na Ladainha de Laretana.

O Papa Pio VII coroou a imagem de Nossa Senhora com uma coroa de ouro, dando-lhe o título “Mãe da Misericórdia”.

Quanto ao título “Mãe da Igreja”, é bem mais recente. Foi o papa Paulo VI quem o proclamou em 1964, no discurso que proferiu no encerramento da terceira sessão do Concílio Ecumênico Vaticano II, com estas palavras: “Portanto, para glória da Virgem, e para nosso conforto, proclamamos Maria Santíssima, Mãe da Igreja, como de todo o Povo de Deus, tanto dos fiéis como dos pastores que lhe chamam Mãe Formosíssima. E querem que, com tal título suavíssimo, de agora em diante, a Virgem seja ainda mais honrada e invocada, por todo o povo cristão”.

E você? Tem proclamado a Virgem Santíssima como Mãe e Senhora de sua vida? Saiba como receber em sua casa uma medalhinha de Nossa Senhora das Graças e mostre para todos que você a carrega no peito para onde quer que você ande. Clique aqui para mais detalhes.

Paulo VI, depois de anunciar solenemente que iria oferecer a Rosa de Ouro ao Santuário de Fátima, termina seu discurso fazendo a primeira oração com a nova invocação a Nossa Senhora: “Ó Virgem Maria, Mãe da Igreja, recomendamos-te toda a Igreja, dá ao mundo inteiro a paz na Verdade, na Justiça, na Liberdade e no Amor”.

Em diversos lugares, esse título já aparece como padroeira, por exemplo, “de Atalaia”, no Concelho de Gavião, no distrito e diocese de Portalegre, em Portugal. O poeta de Xabregas, Lisboa, Portugal, frei João de Nossa Senhora, no Brasil-colônia, fez larga propaganda de Nossa Senhora Mãe dos Homens, cuja imagem, em 1742, foi esculpida por José de Almeida (o romano Bolseiro de D. João V, em Roma).

ORAÇÃO
Ó Deus, que por intercessão da Imaculada Mãe do vosso Unigênito, colocando-nos sob o amparo de Nossa Senhora, sob todos os títulos carinhosos de Maria Santíssima, dispensais generosamente a vossos servos os dons de vossa graça, concedei propício aos que celebramos na terra os louvores desta mesma Virgem, graças às suas preces maternais, mereçamos alcançar a recompensa eterna no céu.

Amém.

  1. Maria Clea Estanislau dos Anjos
    11, novembro, 2010 em 20:48 | #1

    Nossa Senhora de Fáti,a agradeço a Ti pela proteção que tens dado aos meus filhos Viviane e Bruno. abençoainos sempre e a meus parentes e todaws as pessoas necessitadas

  2. monica souza da silva
    3, novembro, 2010 em 21:08 | #2

    senhor esto na sua mao preciso de muita oraçao para cura um mioma esta muito dificil fazer a cirugia ja fui mim estena duas veis e nao comceguim com eu queria cura esse mioma cei precisa fazer essa cirugia preciso de muita oraçao eu sou vence ele nao é mais do que deus eu estou com ele a minha fé vai cura.

  3. 3, novembro, 2010 em 07:31 | #3

    virgem maria proteja e livra meu filho definitivamente do odio raiva desprezo por mim sua mae dai a meu filho responsabilidade amor pelos estudo e livrai do vicio mas compania cura mae e abençoe meu filho marci antnio

  4. 3, novembro, 2010 em 07:28 | #4

    mae precizo vender minha casa qui nossa senhora interceda pela vanda e a compra de uma outra casa em minas para qui eu possa recomeçar a minha vida ao lado do meu amigo e companheiro e meu filho em paz mi ajudi a recomeçar e so assim poder ajudar outras pessoas amem

  5. 1, novembro, 2010 em 13:15 | #5

    Nossa Senhora de Fatima rogai por nós.

  1. Nenhum trackback ainda.

Receba diariamente:
Mensagens de Fé e de áudio, Novenas, Orações e muito mais no seu e-mail.

Pesquisar no site

Veja o que acabamos de publicar

  • Quando o assunto é “Proteger a Família” este Santo estará com você! Leia Mais +
  • Domingo de Ramos: O que Maria percebeu ao ver Jesus diante da duvidosa saudação? Leia Mais +
Topo ↑

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima. Basta ligar para: 0800 608 2128

Rua: David Pimentel, 745, Fazenda Morumbi
CEP 05657-010 - São Paulo/SP

Política de Privacidade