Página Inicial > Boletim > Capela de São Miguel Arcanjo – Igreja mais antiga de São Paulo completa 390 anos

Capela de São Miguel Arcanjo – Igreja mais antiga de São Paulo completa 390 anos

18, julho, 2012

A Igreja mais antiga de São Paulo completa 390 anos nesta quarta-feira (18).

Localizada na zona leste, a Capela de São Miguel Arcanjo foi fundada em 1622.

O responsável por instalar a igrejinha de bambu e sapé, foi o padre José de Anchieta.

Décadas depois, a rudimentar construção religiosa deu lugar a uma nova capela.

É esta, de 1622, que vence o tempo e resiste até hoje.

Após passar por um longo processo de restauração, a Igreja tornou-se um ponto de parada obrigatória para os católicos de São Paulo.

Durante a reforma, descobriu-se que atrás de dois altares, pinturas murais (imagem abaixo) estavam ocultas e protegidas ao mesmo tempo.

.

.

Essas pinturas estão sendo cuidadosamente restauradas e devem ficar prontas em novembro, deixando a visita ainda mais interessante, já que devem estar lá desde o século 17.

Quem quiser conferir essas obras, entretanto, precisa se apressar.

Concluído o processo de restauro, elas deverão ser novamente “escondidas” pelos altares, por determinação dos órgãos de proteção do patrimônio.

Mas haverá reprodução fotográfica delas no museu da Capela, que está aberto desde 2010 e atrai cerca de 400 pessoas por mês.

Por que São Miguel Arcanjo?

Para responder essa pergunta, é preciso voltar aos primeiros anos da cidade.

Em 1560, índios guaianás se desentenderam com os colonos da então Vila de São Paulo de Piratininga.

Comandados por Piquerobi, irmão do conhecido cacique Tibiriçá – aliado dos padres jesuítas –, eles caminharam 20 quilômetros ao leste e criaram uma nova aldeia, batizada de Ururaí.

Receosa de perder esses índios, a Companhia de Jesus delegou ao padre José de Anchieta a missão de reencontrá-los. Um percurso difícil à época.

Quando chegou ao local, o religioso tratou de renomear o povoado como São Miguel de Ururaí. Nascia o bairro de São Miguel Paulista.

São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo, o  guerreiro celestial

O nome pode ter sido atribuído pelo fato de os nativos chefiados por Piquerobi se identificarem com a figura de São Miguel por seu espírito guerreiro.

O Arcanjo também representa a vitória do bem sobre o mal, e este era o caso da missão dos jesuítas com respeito aos indígenas dissidentes do Pátio do Colégio e encontrados em Ururaí.

São Miguel Arcanjo lutou contra o demônio e o precipitou no inferno, conforme a própria Bíblia nos narra:

“Travou-se um combate no Céu: Miguel e os seus Anjos lutaram contra o Dragão. O Dragão e os seus anjos lutaram também, mas foram derrotados e perderam o seu lugar no Céu para sempre. Foi expulso o enorme Dragão, a antiga serpente, aquele que chamam Diabo e Satanás, que seduz o universo inteiro foi precipitado sobre a terra e os seus anjos foram precipitados com ele…”. (Apocalipse 12, 7-12ª)

Por ser um grande guerreiro na luta contra o mal, São Miguel Arcanjo tornou-se um símbolo na guerra contra o demônio.

Serviço:

Capela de São Miguel Arcanjo

Endereço: Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, s/nº, São Miguel Paulista.

Visitação: de quinta a sábado, das 10h às 12h e das 13h às 16. Às quintas e sextas, é preciso agendar visita pelo telefone (11) 2032-3921 ou pelo e-mail capela.visitacao @hotmail.com.

(Post produzido com informações do Jornal O Estado de S. Paulo)

Conheça nossas campanhas de Apostolado:
Terço de Fátima
CD Via Sacra
Chaveiro Nossa Senhora das Graças

Receba diariamente as mensagens
dos devotos de Fátima em seu e-mail.
Cadastre-se aqui!

  1. SONIA REGINA DE ASSIS
    24, fevereiro, 2014 em 13:41 | #1

    glorioso arcanjo miguel agradeço por tudo que fazes na minha vida e na do meu marido,pela tua proteçao,pela benção que tu fazes nas vidas de minha família,agradeço por tudo continue nos abençõando a todos,muito obrigado arcanjo miguel,autorizo se for necessario publicar até meu email,tenho muita fé no arcanjo miguel,obrigado.

  2. 16, novembro, 2013 em 12:37 | #2

    Que São Miguel Arcanjo ajude eu,minha sobrinha Isabela,seu marido e meu sobrinho Guilherme e sua esposa.O pedido é espiritual. Meu cunhado também.

  3. Lourdes
    3, agosto, 2013 em 17:25 | #3

    Glorioso São Miguel Arcanjo, valei-me com sua justiça pois estou aflita e sinto-me só, nessa hora de tribulação que estou passando. Devolva-me o que o gafanhoto tirou de mim: minha casa. Obrigada e amém.

  4. AFONSO MORAIS SAMPAIO
    19, julho, 2012 em 17:27 | #4

    QUE SÃO MIGUEL ARCANJO… NESTE MOMENTO ME ABENÇOE.?? PRECISO DA VOSSA AJUDA AFASTE TODOS OS INIMIGOS, DOS MEUS CAMINHOS…. AMEM

  5. 19, julho, 2012 em 13:42 | #5

    São Miguel Arcanjo proteje meu esposo Jorge de tentaçãoes,de pessoas ruins,e td proteje meu filho Carlos de td que é ruim,livra ele de acidentes de asaltos e protejei ele td os dias de sua vida. amém.

  1. Nenhum trackback ainda.

Please insert the signs in the image: