Página Inicial > Boletim > A oração mais cheia de esperança que se conhece na Igreja Católica

A oração mais cheia de esperança que se conhece na Igreja Católica

22, setembro, 2011

O Memorare: contrição e confiança ilimitada

Composto pelo admirável Doutor da Igreja São Bernardo, o memorare é talvez a oração mais cheia de esperança que se conhece na Igreja Católica, porque a afirmação que está nessa prece é a mais categórica que pode haver:

“Lembrai-Vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que alguém,

tendo recorrido à vossa proteção, fosse por Vós desamparado”.

Nossa Senhora da Misericórdia

Se nunca se ouviu dizer que alguém fosse desamparado, eu sou alguém e, portanto, pedindo a proteção dEla, não serei desamparado.

E, portanto, tenho o direito, mas também tenho a obrigação, de não desanimar nunca. Por mais que a minha situação seja difícil, por mais que eu esteja aborrecido comigo e me faça censuras justas, se eu pedir Ela que me ajude, Ela me ajudará.

Pode demorar mais tempo ou menos tempo, mas a ajuda d’Ela vem. (Acenda uma vela aqui e faça seus pedidos a Nossa Senhora). Nós estamos muito habituados aos sistemas modernos, por exemplo com a luz.

Eu preciso de luz, aperto um botão, inundo a sala de luz; se quero trevas para descansar, aperto o botão, a sala toda fica nas trevas. Há assim uma espécie de automatismo, por onde a vontade de cada um se faz inteiramente.

Então ficamos com a idéia de que uma oração é assim também: eu aperto aqui o botão, peço a Nossa Senhora para me ajudar, ela imediatamente fica obrigada a me ajudar na hora em que eu pedi, ou em que estou esperando socorro dEla; se não ajudar nessa hora está tudo perdido, eu desanimei. É errado. Nossa Senhora é Rainha, Ela é Senhora.

Não tratemos uma senhora como se trata uma empregada. A uma empregada podemos querer dizer: “Sirva-me um café”, e ela tem que ir para cozinha, preparar o café e trazê-lo.

É o papel dela, de fazer a vontade do patrão. Mas Nossa Senhora não, nós é que esperamos a honra de vir a ser servos dEla. É muito diferente, é profundamente diferente.

Quanto maior a demora, maior será a graçaEla pode, para o bem de nossa alma, tardar em conceder-nos a graça que estamos esperando.

Mas quanto maior for a demora, maior será a graça.Portanto, a pessoa nunca pode fazer um raciocínio assim: “Nossa Senhora está demorando muito a atender o meu desejo. Isto quer dizer que Ela não está com vontade de atender, então eu vou desanimar”.

É o contrário, isso quer dizer que Ela está querendo me provar, para dar uma graça muito grande.

O sentido das palavras do Memorare

Acho indispensável encorajar a todos, de todo modo e a todo preço, a não desanimarem nunca, nunca, nunca. Peçam a Nossa Senhora que ajude, que ajude, que ajude, e rezem o Memorare, que é tão bonito.

Não se deve rezar apressadamente, mas dizer a oração palavra por palavra.

“Lembrai-Vos, ó piíssima Virgem Maria”

Chama, logo de uma vez, de misericordiosíssima Virgem Maria.

“que nunca se ouviu dizer que tenha alguém recorrido à vossa proteção, implorado a vossa assistência, reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado. Animado eu, pois, com igual confiança”

Quer dizer, com a confiança daqueles que estavam no extremo do comprometimento com o pecado, mas que rezaram a Ela, que foram atendidos.

“a Vós, Virgem singular”

Quer dizer, Virgem como ninguém foi virgem, Ela é a Santa Virgem das Virgens. É a alusão ao pecado contra a pureza, Ela é a Virgem das Virgens.

“a Vós recorro e de Vós me valho”

Recorrer é pedir com instância: ajudai-me. Mas me valho de Vós, quer dizer o seguinte: eu alego perante Deus a Vós, dizendo a Ele: “Vós sois meu Pai, tendes o direito de estar zangado comigo, eu bato no peito. Mas Vossa Mãe é minha mãe, e Ela tem para comigo as inclinações, as bondades, as paciências que todas as verdadeiras mães têm para com os seus filhos. Eu espero, portanto, na paciência de Vossa Mãe. Sede paciente para comigo, porque Vossa Mãe o é”.

“e gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro a Vossos pés”

Fiquem vendo bem que é um pecador tão pecador, que geme pelos pecados que cometeu. Põe-se ajoelhado diante dos pés dEla.

“não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado”

Quer dizer, não desprezeis as súplicas deste miserável pecador.

“mas dignai-Vos de as ouvir propícia e alcançar o que Vos rogo. Assim seja”.

É uma oração lindíssima

Fonte: Páginas Marianas (extraído da Revista Catolicismo, Plinio Corrêa de Oliveira)

Conheça nossas campanhas de Apostolado:
Medalha Milagrosa
Livro e Medalha Padre Pio
Medalha dos Corações de Jesus e Maria

Receba diariamente as mensagens
dos devotos de Fátima em seu e-mail.
Cadastre-se aqui!

  1. Francisco Tiófilo Walter
    3, agosto, 2014 em 20:26 | #1

    Nossa Senhora amparai-me nas minhas necessidades, materiais mas principalmente nas espirituais livrando do mal, na hora da minha morte. também amparai minha família e que o inimigo jamais tenha o poder de destruí-la.

  2. gabriel
    28, abril, 2013 em 09:23 | #2

    adorei este site ele dá muita esperança

  3. Jéssica Belfort
    26, setembro, 2011 em 10:58 | #3

    Oh Minha Senhora e também Minha Mãe eu te ofereço enteiramente toda voz e em prova da minha devoção eu hoje vos dou meu coraçao,consagra meus olhos,meus ouvidos e minha boca tudo o que sou desejos e vos pertenço.Amém Maria abençoe todos que amo….Assim Seja.

  4. 25, setembro, 2011 em 18:10 | #4

    Nossa Senhora De Fatima ajude-me nas orações que te faço tds os dias.
    Sei que tds pode e eu confio em vós.
    Esta oração é sim muito linda,linda demais adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

Página de comentários
1 2 10687
  1. Nenhum trackback ainda.

Please insert the signs in the image: